Parâmetros antropométricos em crianças praticantes de natação escolar na fase de adaptação ao meio aquático

Autores

  • Alison Vieira Gonçalves Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Câmpus de Santiago-RS
  • Marcos Franken Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Câmpus de Santiago-RS

Resumo

Objetivo: correlacionar o índice de massa corporal (IMC) e circunferências de abdominal e cintura em crianças praticantes de natação.  Métodos: A amostra foi composta por 38 crianças, de ambos os sexos, com idade média de 9,94 ± 0,81 anos, participantes do projeto de extensão natação escolar. Foram realizadas as mensurações das variáveis antropométricas (massa corporal, estatura e circunferências de abdominal e da cintura) de acordo com o manual de testes e avaliação do Proesp. O IMC foi obtido pela razão entre a medida de massa corporal em quilogramas pela estatura em metros elevada ao quadrado. Para análise dos dados, foram utilizadas as estatísticas descritiva e inferencial. Resultados: Os principais resultados demonstraram que houve correlações significativas entre as variáveis de IMC e circunferências de abdominal e cintura. Entre as medidas que foram avaliadas que são um dos indicadores de aptidão física relacionado à saúde, as crianças participantes do projeto de natação escolar apresentaram a média classificada dentro dos valores desejáveis para a saúde. Conclusões: As crianças praticantes de natação escolar apresentaram valores de parâmetros antropométricos que estão classificados como recomendáveis e desejáveis para a saúde.

Referências

Da Silva KS, Nahas MV, Hoefelmann LP, Lopes AS, Oliveira ES. Associações entre atividade física, índice de massa corporal e comportamentos sedentários em adolescentes. Rev Bras Epidemiol 2008;11(1):159-68.

Damasceno MMC, Lopes MVO, Oliveira DD, Nogueira NP, Siqueira IA, Macêdo SF. Sobrepeso em adolescentes de escolas públicas: desempenho de três critérios diagnósticos. Acta Paul Enferm 2009;22(2):198-204.

Guedes DP, Guedes JERP. Esforços físicos nos programas de educação física escolar. Rev Paul Educ Fís 2001;15(1):33-44.

Guedes DP. Implicações associadas ao acompanhamento do desempenho motor de crianças e adolescentes. Rev Bras Educ Fís Esp 2007;21:37-60.

Boreham C, Riddoch C. The physical activity, fitness and health of children. J Sports Sci 2001;19:915-29.

Tammelin T, Nayha S, Laitinen J, Rintamaki H, Javerlin MR. Physical activity and social status in adolescence as predictors of physical inactivity in adulthood. Prev Med 2003;37:375-81.

PROJETO ESPORTE BRASIL. Manual de aplicações de medidas e teste, normas e critérios de avaliação. 2007.

Ricardo GD, Caldera GV, Corso ACT. Prevalência de sobrepeso e obesidade e indicadores de adiposidade central em escolares de Santa Catarina, Brasil. Rev Bras Epidemiol 2009;12(3):424-35.

Downloads

Publicado

2021-12-20

Edição

Seção

Artigos originais