Quero nadar mamãe! O que influencia a inserção de crianças de 8 a 12 anos a praticar natação

Autores

Resumo

O objetivo foi identificar e analisar os motivos que levam crianças de 8 a 12 anos a iniciarem e se manterem na natação, a participação dos pais/ responsáveis na escolha deste esporte e a contribuição dos professores para o engajamento delas. Foram entrevistadas 20 crianças de uma academia de natação da cidade de Itabirito (MG), seus responsáveis e os professores. As mães são as principias incentivadoras na inserção das crianças a natação, porém elas se mantêm pela identificação da metodologia lúdica das aulas. Um pequeno percentual de responsáveis não está completamente satisfeito com a estrutura do local e a organização das aulas, contudo, a maioria aprecia o comprometimento dos professores, que buscam estarem atentos ao interesse dos pais e das crianças, além de se manterem atualizados profissionalmente.

Biografia do Autor

  • Larissa Aparecida Almeida de Assis, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, MG

    Graduada na Universidade Federal de Ouro Preto. Membro do Laboratório de Atividades Aquáticas (LAQUA).

     

  • Estephany Florian, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, MG

    Graduada na Universidade Federal de Ouro Preto. Membro do Laboratório de Atividades Aquáticas (LAQUA).

  • Everton Rocha Soares, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, MG

    Professor da Escola de Educação Fìsica da Universidade Federal de Ouro Preto, membro do Laboratório de Atividades Aquáticas.

  • Bruno Ungheri Ocelli, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, MG

    Professor da Escola de Educação Fìsica da Universidade Federal de Ouro Preto, membro do Laboratório de Atividades Aquáticas e Coordenador do LAGEPE.

  • Gessyca Tolomeu de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG

    Doutoranda e Mestra em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Possui graduação em Educação Física - Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Ouro Preto (EEF-UFOP). Membro do Laboratório de Atividades Aquáticas (LAQUA) e do Grupo de Pesquisa em Fisiologia e Desempenho Humano (UFJF).

  • Renato Melo Ferreira, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, MG

    Professor da Universidade Federal de Ouro Preto e Coordenador do Laboratório de Atividades Aquáticas.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

APARECIDA ALMEIDA DE ASSIS, Larissa; FLORIAN, Estephany; ROCHA SOARES, Everton; UNGHERI OCELLI, Bruno; TOLOMEU DE OLIVEIRA, Gessyca; MELO FERREIRA, Renato. Quero nadar mamãe! O que influencia a inserção de crianças de 8 a 12 anos a praticar natação. Arquivos de Ciências do Esporte, [S. l.], v. 11, p. 1–12, 2023. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/aces/article/view/6767. Acesso em: 15 maio. 2025.