Qual a influência da atividade física de baixo a moderado impacto na força de contração do assoalho pélvico em mulheres incontinentes? Uma revisão sistemática de ensaios clínicos
Resumo
Objetivo: Analisar a influência da atividade física de baixo a moderado impacto na força de contração dos músculos do assoalho pélvico (MAP) em mulheres incontinentes. Métodos: Essa revisão sistemática (CRD42022299709) foi realizada utilizando as bases de dados MEDLINE, EMBASE, Cochrane, Web of Science, SPORTDiscus e Biblioteca Virtual em Saúde. Foram incluídos ensaios clínicos que analisaram os efeitos de atividades físicas sobre a força de contração dos MAP de mulheres incontinentes a partir da perineometria e palpação. As escalas PEDro e Methodological Index for Non-Randomized Studies determinaram o risco de viés dos estudos. Resultados: Foram incluídos três ensaios clínicos. Houve uma melhora na força de contração dos MAP em atividades de baixo a moderado impacto, como dança do ventre, Pilates e fortalecimento do quadril. Conclusão: Atividades físicas de baixo a moderado impacto resultaram em uma melhora na força de contração dos MAP em mulheres incontinentes com 45 anos ou mais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Deverá ser encaminhado, no momento da submissão, em documentos suplementares, as declarações de transferência de direitos autorais, responsabilidade e conflito de interesse. As declarações deverão ser elaboradas em documento único, conforme modelo disponibilizado aqui, e assinada pelo autor principal do manuscrito representando cada um dos autores.