Relação entre o comportamento sedentário em idosos e sua possível associação com quedas e mobilidade funcional: uma revisão sistemática
Resumo
Objetivo: analisar a relação de comportamento sedentário em idosos e a possível associação com quedas e mobilidade funcional. Método: O presente estudo foi registrado no PROSPERO e seguiu as orientações do PRISMA. A busca foi realizada a partir das bases de dados SciVerceScopus, National Library of Medicine (Pubmed) e Virtual Health Library (BVS). A qualidade metodológica foi avaliada pela escala PEDro.Para análise dos artigos, foi realizada a leitura dos títulos e resumos dos artigos, posteriormente os artigos selecionados foram analisados na integra e examinados e incluídos no estudo trabalhos publicados nos últimos 10 anos, com estratificação de idade ? 60 anos, com delineamento de base populacional, em inglês ou português. Após o processo de análise, foram incluídos um total de 8 estudos na revisão sistemática. Resultados: Os artigos foram publicados no período entre 2013 a 2018, com maior concentração de publicação no ano de 2015 (n= 2; 28,57%). Os estudos foram realizados em 5 países diferentes, sendo que o Reino Unido foi o país que se destacou com a realização de 3 estudos com esta temática. Tratavam-se de estudos transversais (n= 5; 71,43%), coorte n=1; 14,29%) e estudo clínico randomizado (n=1; 14,29%). No total, as investigações foram realizadas com 2.034 participantes com idade entre 60 a 91 anos (± 75,5 anos). A maioria dos estudos (n= 6; 85,71%) incluíram participantes de ambos os sexos. Constatou-se as que o principal instrumento para avaliação do comportamento sedentário foi o sensor de movimento (71,43%). Para investigação do fator queda foram CoF, FES-I e perguntas especificas 28,57% em cada um. Já no quesito mobilidade 57,14% dos estudos usaram o Teste TUG. Conclusão: Todos os estudos analisados, mostraram que o elevado tempo exposto em atividades sedentárias podem estar associados a quedas e a baixa mobilidade funcional, tanto para os idosos que já possuíam algum problema de saúde, quanto para aqueles que não possuíam problemas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Deverá ser encaminhado, no momento da submissão, em documentos suplementares, as declarações de transferência de direitos autorais, responsabilidade e conflito de interesse. As declarações deverão ser elaboradas em documento único, conforme modelo disponibilizado aqui, e assinada pelo autor principal do manuscrito representando cada um dos autores.