Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • 1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários para o editor".
  • 2. Os arquivos contendo o corpo do artigo e página de identificação estão em extensão DOC, DOCX, ODT ou RTF.

  • 3. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • 4. O arquivo que contém o corpo do artigo está preparado em página formato A4, com todas as margens de 2,0 cm; o espaçamento entre linhas é de 1,5 linhas; usa uma fonte Times New Roman, tamanho 12; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as ilustrações (figuras, fotos, tabelas e quadros) estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

  • 5. O arquivo com o corpo do artigo, a ser encaminhado para avaliação, contém o título em português e inglês, resumo e palavras-chave, abstract e keywords, introdução, métodos, resultados, discussão, conclusões, agradecimentos e referências, seguindo as orientações específicas de acordo com a seção do artigo.

  • 6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas, sendo removida das propriedades do documento a identificação do autor.

  • 7. Na página de identificação, a ser transferida em documentos suplementares, foram descritas as informações de seção do artigo; título em português e inglês;título resumido; nome completo dos autores, suas afiliações institucionais indicando a cidade, estado e país; nome e endereço completo, incluindo e-mail, do autor correspondente; contagem eletrônica do total de palavras do corpo do artigo (excluindo-se títulos em português e inglês, resumo, abstract, ilustrações, agradecimentos e referências) e número de caracteres incluindo espaços do resumo; Comitê de Ética em Pesquisa em que o projeto de pesquisa foi aprovado e número do processo, se aplicável; agência financiadora, se aplicável; e contribuição dos autores.

  • 8. As declarações de transferência de direitos autorais, responsabilidade e conflito de interesse, a serem transferidas em documentos suplementares,  foram preparadas conforme instruções fornecidas pela revista, em arquivo único, com extensão PDF e assinada pelo autor principal.

     

Diretrizes para Autores

A forma abreviada de seu título é Arq Cien Esp, que deve ser utilizada para referências bibliográficas e nota de rodapé.

Arquivo com as diretrizes para autores pode ser acessado aqui.

SEÇÕES DE ARTIGOS PUBLICADOS

São aceitos artigos nas seguintes categorias: (1) Editoriais; (2) Artigos originais; (3) Comunicações breves; (4) Artigos de revisão; (5) Pontos de vista; e (6) Carta ao editor, desde que se enquadrem no objetivo e política editorial da ACES.

1) Editoriais: comentário crítico e aprofundado, preparado a convite dos Editores e/ou submetido por pessoa com notória vivência sobre o assunto abordado. Os editoriais podem conter até 900 palavras (excluindo-se referências) e 5 referências. Nesta seção não se deve incluir resumo.

2) Artigos originais: esta seção destina-se a divulgar pesquisas originais na área de Ciências do Esporte, que atingiram resultados relevantes e que possam ser reproduzidos e/ou generalizados. Os artigos devem conter até 3.000 palavras (excluindo-se resumo, abstract, ilustrações, agradecimentos e referências). A soma de ilustrações não deve ultrapassar o total de 6 e são permitidas até 30 referências. A sua estrutura formal deve apresentar obrigatoriamente os seguintes tópicos: Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões e Referências. Sugere-se, quando apropriado, o detalhamento do tópico "Métodos", informando o desenho do estudo, local onde foi realizado, participantes do estudo, desfechos de interesse, intervenção e aprovação pelo Comitê de Ética com o número do processo. Para esses artigos, deve-se apresentar um resumo estruturado conforme orientações descritas mais adiante.

3) Comunicações breves: trabalhos com as mesmas características de artigos originais, porém mais curtos, abordando áreas de interesse para as Ciências do Esporte, com resultados preliminares ou de relevância imediata. A sua estrutura formal deve apresentar os mesmos tópicos dos artigos originais, porém com até 1.200 palavras (excluindo-se resumo, abstract, ilustrações, agradecimentos e referências), no máximo 2 ilustrações e até 15 referências. Deve apresentar o resumo estruturado conforme orientações descritas mais adiante. 

4) Artigos de revisão: artigos de avaliações sistemáticas, críticas, das fontes da literatura e dos dados, destinando-se a sintetizar e avaliar os conhecimentos disponíveis sobre determinado tema relevante em Ciências do Esporte. Os artigos devem conter até 3.000 palavras (excluindo-se resumo, abstract, ilustrações, agradecimentos e referências). A soma de ilustrações não deve ultrapassar o total de 6 e são permitidas até 100 referências. A sua estrutura formal deve apresentar os seguintes tópicos: Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão e Referências. A estratégia de busca e o processo de seleção devem ser descritos em detalhes no artigo, inclusive uma descrição dos critérios de inclusão/exclusão. Esses artigos devem apresentar um resumo estruturado conforme orientações descritas mais adiante. 

5) Pontos de vista: destinados a expressar opinião sobre assuntos pertinentes à Ciências do Esporte, que ilustrem situações pouco frequentes ou contraditórias, as quais mereçam maior compreensão e atenção por parte dos profissionais da Educação Física e Esportes. Devem conter no máximo 1.200 palavras (excluindo-se ilustrações e referências), 2 ilustrações e até 15 referências. A sua estrutura deve apresentar introdução, tópicos de discussão, considerações finais e referências. Nesta seção não se deve incluir resumo.

6) Carta ao editor: relatos de casos peculiares, opiniões e comentários sobre o conteúdo da revista, sua linha editorial ou sobre temas de relevância científica. Podem ser comentários sobre material publicado na revista ou trazer dados novos e observações de intervenções no campo de Ciências do Esporte. Os textos devem ser breves com, no máximo, 500 palavras (excluindo-se ilustração e referências), incluindo no máximo 5 referências e até uma ilustração. Nesta seção não se deve incluir resumo.

 

FORMA DE APRESENTAÇÃO DOS ARTIGOS

 Os artigos devem ter a seguinte formatação: folhas de tamanho A4 (210 x 297 mm), em uma coluna, com margens 2,0 cm, com espaçamento 1,5 entre as linhas, em fonte Times New Roman, tamanho 12. Todas as páginas devem ser numeradas na borda superior direita. Os arquivos deverão ser gravados em editor de texto em extensão DOC, DOCX, ODT ou RTF, exceto as declarações que deverão estar em PDF. 

Arquivos a serem submetidos

 Todas as submissões devem conter: a) página de identificação; b) corpo do artigo; e c) declarações de transferência de direitos autorais, responsabilidade e conflito de interesse. Os arquivos com a página de identificação e declarações deverão ser anexados em documentos suplementares. 

 

a) Página de identificação

A página de identificação deve incluir, nesta ordem, as seguintes informações:

1. Seção do artigo.

2. Título em Português e Inglês: deverá ser conciso e evitar palavras desnecessárias e/ou redundantes. O título do artigo deve ser informativo, evitando termos supérfluos e abreviaturas. Recomenda-se começar pelo termo mais representativo do trabalho, evitar a indicação do local e da cidade onde o estudo foi realizado. O título deve apresentar, no máximo, 100 caracteres incluindo espaços.

3. Título resumido em português, não excedendo 50 caracteres incluindo espaços.

4. Nome completo dos autores. É limitado o número de 8 autores, caso contrário, deve-se justificar em “Comentários para o editor”.

5. Afiliações dos autores, incluindo instituição, cidade, estado e país.

6. Nome e endereço completo, incluindo e-mail, do autor correspondente.

7. Contagem eletrônica do total de palavras do corpo do artigo (excluindo-se títulos em português e inglês, resumo, abstract, ilustrações, agradecimentos e referências) e número de caracteres incluindo espaços do resumo.

8. Comitê de Ética em Pesquisa em que o projeto de pesquisa foi aprovado e número do processo, se aplicável.

9. Financiamento, indicando o nome da agência financiadora, se aplicável.

10. Contribuição dos autores, sendo indicada pelas iniciais de cada autor.

 

b) Corpo do artigo 

O arquivo com o corpo do artigo, a ser encaminhado para avaliação, deve ser digitado respeitando o número de palavras da seção correspondente, bem como as normas da ACES. Deve-se assegurar a avaliação cega, sendo removida das propriedades do documento a identificação do autor. O texto deve apresentar o título em português e inglês (centralizados e em negrito), resumo e palavras-chave, abstract e keywords, introdução, métodos, resultados, discussão, conclusões, agradecimentos e referências, seguindo as orientações específicas de acordo com a seção do artigo. Deve ser realizada a quebra de link entre o texto e aplicativos de gerenciamento de citações e referências, por exemplo, Zotero e EndNote, para artigos produzidos com o auxílio destas ferramentas.

Resumo e abstract: devem ter no máximo 1450 caracteres com espaços de forma estruturada, destacando os seguintes itens, para artigos originais, comunicações breves e de revisão: objetivo (objective), métodos (methods), resultados (results) e conclusões (conclusion). Citações bibliográficas não devem ser incluídas. As palavras-chave e keywords (3 a 5) devem ser indicadas logo abaixo do resumo e abstract, extraídas do vocabulário “Descritores em Ciências da Saúde” (http://decs.bvs.br/).

Introdução: deve conter revisão da literatura atualizada e pertinente ao tema, adequada à apresentação do problema, e que destaque sua relevância. Não deve ser extensa, a não ser em manuscritos submetidos como Artigo de Revisão.

Métodos: deve conter descrição clara e sucinta do método empregado, acompanhada da correspondente citação bibliográfica, incluindo: procedimentos adotados; universo e amostra; instrumentos de medida e, se aplicável, método de validação; tratamento estatístico. Informar que a pesquisa foi aprovada por Comitê de Ética credenciado junto ao Conselho Nacional de Saúde e fornecer o número do processo.

Resultados: sempre que possível, os resultados devem ser apresentados em tabelas ou figuras, elaboradas de forma a serem autoexplicativas e com análise estatística. Evitar repetir dados no texto.

Ilustrações (tabelas, quadros, figuras e fotos): devem estar inseridas no texto em seu devido lugar e com a respectiva legenda, em formato monocromático (preto e branco). O título das figuras e fotos deverá ser colocado sob as mesmas e os títulos das tabelas e quadros sobre os mesmos. Incluir sempre que necessárias notas explicativas. Caso haja alguma sigla ou destaque específico (como o uso de negrito, asterisco, entre outros), este deve ter seu significado informado na nota de rodapé da ilustração. Caso haja utilização de ilustrações publicadas em outras fontes bibliográficas, é obrigatório anexar documento que ateste a permissão para seu uso, e ser citada a devida fonte. A quantidade total de ilustrações deve estar de acordo com a seção do artigo.

Discussão: deve explorar, adequada e objetivamente, os resultados, discutidos à luz de outras observações já registradas na literatura.

Conclusão: apresentar as conclusões relevantes, considerando os objetivos do trabalho, e indicar formas de continuidade do estudo. Não serão aceitas citações bibliográficas nesta seção.

Agradecimentos: podem ser registrados agradecimentos, em parágrafo não superior a três linhas, dirigidos a instituições ou indivíduos que prestaram efetiva colaboração para o trabalho, contanto que haja permissão das mesmas. Apoio econômico e material, e outros, também podem constar neste tópico. No caso de financiamento, o nome da agência financiadora deve ser apresentado na página de identificação.

Referências: devem ser numeradas e apresentadas seguindo a ordem de inclusão no texto, segundo o estilo Vancouver (http://www.icmje.org). As abreviações das revistas devem estar em conformidade com o Index Medicus/Medline – na publicação List of Journals Indexed in Index Medicus ou através do site http://www.nlm.nih.gov/. Somente utilizar revistas indexadas. Todas as referências devem ser digitadas, separadas por vírgula, sem espaço e sobrescritas (Ex.: Estudos2,8,26  indicam...). Se forem citadas mais de duas referências em sequência, apenas a primeira e a última devem ser digitadas, sendo separadas por um traço (Exemplo: 5-8). As citações de livros, resumos e home page, devem ser evitadas, e juntas não devem ultrapassar a 20% do total das referências. Os editores estimulam a citação de artigos publicados no ACES.

Seguem exemplos dos tipos mais comuns de referências:

Livro utilizado no todo

Moreira WW, Simões R, Martins IC. Aulas de Educação Física no Ensino Médio. Campinas: Papirus; 2011.

Capítulo de Livro

Orsatti FL, Oliveira EP, Burini RC. Relationship between plasma hormones and anthropometric measures of muscle mass in postmenopausal women. In: Preedy V R (Org.). Handbook of anthropometry: physical measures of human form in health and disease. New York: Springer, 2012. p 1481-90.

Dissertação/Tese

de Paulo TRS. Atividade física e indicadores da função física e cognitiva em idosos residentes no município de Uberaba, MG. [Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Educação Física]. Uberaba (MG): Universidade Federal do Triângulo Mineiro; 2012.

Artigos de Revista (até seis autores)

Marocolo M, Nadal J, Barbosa PRB. The effect of an aerobic training program on the electrical remodeling of heart high-frequency components of the signal-averaged electrocardiogram is a predictors of the maximal aerobic power. Braz J Med Biol Res 2007;40(2):199-208.

Artigos de Revista (mais de seis autores)

Ide BN, Leme TC, Lopes CR, Moreira A, Dechechi CJ, Sarraipa MF, et al. Time course of strength and power recovery after resistance training with different movement velocities. J Strength Cond Res 2011;25(7):2025-33.

Artigos e Resumos em Anais

Carbinatto MV, Moreira WW, Nunomura M, Tsukamoto M, Nista-Piccolo VL. Paradigms Shift in Sport Science. International Conference on Physical Education and Sport Science. Paris: 2011, p.176-80.

 Documentos eletrônicos

Centers for Disease Control and Prevention and National Center for Health Statistics/CDC. CDC growth charts: United States. 2002; Available from: <http://www.cdc.gov.br/growthcharts> [2007 jul 03].

 

c) declarações de transferência de direitos autorais, responsabilidade e conflito de interesse.

Deverão ser encaminhadas, no momento da submissão, em documentos suplementares, as declarações de transferência de direitos autorais, responsabilidade e conflito de interesse. As declarações deverão ser elaboradas em documento único, conforme modelo disponibilizado pela ACES, e assinada pelo autor principal do manuscrito representando cada um dos autores.

 

JULGAMENTO DOS ARTIGOS

Avaliação pelos Pares (peer review)

Todos os trabalhos submetidos à ACES, que atenderem às “normas para publicação” assim como ao objetivo e política editorial, serão avaliados. O anonimato é garantido durante o processo de julgamento. Cada trabalho é avaliado por dois Revisores da área para análise do mérito científico da contribuição do estudo.

Somente serão encaminhados aos Revisores os artigos aprovados em uma análise prévia, na qual serão observados: a adequação aos objetivos e à política editorial da ACES; o formato de apresentação de artigos nas normas especificadas; e o potencial de publicação. A aceitação será feita na originalidade, significância e contribuição científica para a área.

Os Revisores farão comentários gerais sobre o trabalho e decidirão se o mesmo deve ser: (a) aprovado; (b) recusado; (c) correções requeridas. O artigo com as correções passará por novo processo de avaliação.

Os Revisores enviam seus pareceres ao Editor Científico, o qual encaminhará resposta ao autor responsável, via correio eletrônico. Trabalhos aceitos com reformulações serão devolvidos com os devidos pareceres para serem efetuadas as modificações. Trabalhos recusados, não serão devolvidos, porém o autor responsável poderá receber os pareceres com o referido julgamento.

Os Editores, de posse dos comentários dos Revisores, tomarão a decisão final. Em caso de discrepâncias entre os revisores, poderá ser solicitada uma nova opinião para melhor julgamento. Após a aprovação do trabalho o autor receberá uma carta de aceite.

 

PROCESSO DE SUBMISSÃO

Todos os artigos devem vir acompanhados pelos arquivos página de identificação e declarações.

A submissão de artigos é gratuita e deve ser efetuada exclusivamente via sistema eletrônico: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/aces. Para efetuar a submissão, o autor responsável deverá estar obrigatoriamente cadastrado no sistema eletrônico da revista ACES e incluir corretamente as informações do artigo e de todos os autores no PASSO 2 – Inclusão de metadados.

A ACES não cobra taxas para o processamento de artigos.

 

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.