Validação do questionário de motivação para escolares do sexo masculino
DOI:
https://doi.org/10.17648/aces.v6n2.3069Keywords:
estudantes, adolescentes, motivaçãoAbstract
Objetivo: Validar o questionário de motivação para escolares do sexo masculino. Métodos: A amostra foi composta por 54 (cinquenta e quatro) estudantes do sexo masculino com faixa etária entre 15 e 18 anos de idade, matriculados na Escola Estadual Joaquim Corrêa no município de Juatuba-MG, que tinham regularmente aulas de Educação Física. Para validação, o questionário de Gaya e Cardoso foi analisado por três grupos focais, formados por professores e estudantes da área, para uma atualização do mesmo e após isso foi aplicado e reaplicado ao mesmo grupo de estudantes, para avaliação da validade, fidedignidade, objetividade e confiabilidade. Os dados foram analisados por uma análise estatística descritiva e através da análise fatorial. Foi verificada ainda a normalidade através do test de Shapiro-Wilk Test e comparação das médias através do Wilcoxon com p ? 0,05. Resultados: O Questionário foi válido, fidedigno e objetivo, pois não apresenta diferença significativa nas duas aplicações. Na análise da confiabilidade, percebeu-se que é necessário um novo estudo para analisar, se o novo questionário proposto neste trabalho possa ser considerado validado. Conclusões: Os resultados suportam que o instrumento esteja validado para novas pesquisas sobre o nível de motivação de estudantes.
References
Gaya A, Cardoso F. Os fatores motivacionais para a prática desportiva e suas relações com o sexo, idade e níveis de desempenho esportivo. Revista Perfil. v.2, n.2, p.40-51, 1998.
Pedersen BK, Saltin B. Exercise as medicine–evidence for prescribing exercise as therapy in 26 different chronic diseases. Scand J Med Sci Sports, 2015, 25(S3):1-72.
Silva DA. A importância da psicomotricidade na educação infantil. [monografia]. Brasília: Faculdade de Ciências da Educação e Saúde do Centro Universitário de Brasília, 2013.
Anjos JA. A importância das atividades lúdicas nas aulas de educação física no processo ensino aprendizagem. [monografia]. Brasília: Universidade de Brasília –UNB, 2013.
Lütz C, Canes R, Beuron TA, Grohmann, MZ. Fatores motivacionais extrínsecos para a profissão militar. DOI: 10.15600/1679-5350/rau. v10n1p164-188. RAU, 2012, 10(1):164-188.
Rufini SE, Bzuneck JA, Oliveira KL. Estudo da validação de uma medida de avaliação da motivação para alunos do ensino fundamental. Psico-USP, 2011, 16(1):1-9.
da Silva Campos LT, dos Santos Vigário P, Lüdorf SMA. Fatores motivacionais de jovens de atletas de vôlei. Rev Bras Ciênc Esporte. 2011, 33(2):303-317.
Hair JF, Black WC, Babin BJ, Anderson RE, Tatham RL. Analise multivariada de dados. 5ed. Bookman. 2005.
Barroso MLC. Validação do Participation Motivation questionnaire adaptado para determinar motivos de prática esportiva de adultos jovens brasileiro. [dissertação]. Florianópolis: Centro Ciências da saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina, 2007.
Legnani E, Legnani RFS, Morgenroth A. Reprodutibilidade e objetividade de um questionário sobre comportamentos de risco à saúde em adolescentes. Coleç Pesqui Educ Fís. 2008, 7(3):351-356.
Figueiredo Filho DB, Silva Junior JA. Desvendando os Mistérios do Coeficiente de Correlação de Pearson (r). Revista Política Hoje. 2009;18(1):115-146.
Streiner DL, Norman GR, Cairney J. Health measurement scales: a practical guide to their development and use: Oxford University Press, USA; 2014.
Wilson CB, Jones PW, O'LEARY CJ, Cole PJ, Wilson R. Validation of the St. George's Respiratory Questionnaire in bronchiectasis. Am J Respir Crit Care Med. 1997;156(2):536-41.
Dancey CP, Reidy J. Estatística sem matemática para psicologia: Penso Editora; 2013.
Oliveira AGM. Elaboração, validação de conteúdo e da confiabilidade do instrumento para avaliação higiênico-sanitária de serviços de alimentação. Rev. Vig Sanit Debate. 2014, 2(3):86-93.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Deverá ser encaminhado, no momento da submissão, em documentos suplementares, as declarações de transferência de direitos autorais, responsabilidade e conflito de interesse. As declarações deverão ser elaboradas em documento único, conforme modelo disponibilizado aqui, e assinada pelo autor principal do manuscrito representando cada um dos autores.