Efeito da prática do basquetebol sobre aptidão física de crianças e adolescentes escolares
Keywords:
basquete, aptidão física, saúde, educação físicaAbstract
Introdução: A prática de basquetebol se apresenta como um estímulo multifatorial, influenciando a aptidão física de seus praticantes. Por outro lado, crianças, e adolescentes, que praticam, única e exclusivamente esportes ofertados nas aulas de educação física regular, apenas uma vez por semana possivelmente não experimentam melhoria em sua aptidão física. Objetivo: O presente trabalho visa verificar se a prática regular de basquetebol (duas vezes por semana) em escolinha. para este fim, influencia de forma positiva a aptidão física de seus praticantes. Métodos: Verificado através da bateria de testes PROESP-BR. Resultados: Os resultados demonstram que os alunos que participavam regularmente as aulas de educação física escolar e ainda praticavam o basquetebol duas vezes por semana apresentaram melhor aptidão física que seus pares que participavam exclusivamente da educação física escolar. Conclusão: Desta forma entende-se que a prática regular de basquetebol afeta de forma positiva a aptidão física de escolares.
References
Vieira, S; Freitas, A. O que é basquete? Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2006.
Tani, G. Abordagem desenvolvimentista: 20 anos depois. Revista da Educação Física/UEM. Maringá, ano 19, n. 3. 2008.
Guarizi, MR; Shigunov, V. Basquetebol: novos procedimentos metodológicos para a iniciação — uma proposta de ensino. Revista Motrivivência. Florianópolis, ano 13, n. 18, março. 2002.
Silva, CMM. Diferenças motoras entre crianças desportistas e crianças somente praticantes de Educação Física escolar. Revista Espaço Acadêmico. Maringá, ano 9, n.105, fevereiro. 2010.
Isayama, HF; Gallardo, JSP. Desenvolvimento Motor: Análise Dos Estudos Brasileiros Sobre Habilidades Motoras Fundamentais. Revista da Educação Física/UEM. Maringá, ano 9, n.1. 1998.
Gallahue, DL. Conceitos para maximizar o desenvolvimento da habilidade de movimento especializado. Revista da Educação Física/UEM. Maringá, ano 16, n. 2. 2005.
Vieira, LF; Teixeira, CA; Silveira, JM; Teixeira, CL; Oliveira filho, A; Rorato, WR. Crianças e desempenho motor: um estudo associativo. Motriz- Revista de Educação Física. Rio Claro, ano 15, n. 4, outubro/dezembro. 2009.
Ladewig, I. A importância da atenção na aprendizagem de habilidades motoras. Revista Paulista de Educação Física. São Paulo, ano 14, n. 3. 2000.
Galatti, LR; Serrano, P; Seoane, AM; Paes, RR. Pedagogia do esporte e basquetebol: aspectos metodológicos para o desenvolvimento motor e técnico do atleta em formação. Arquivos em Movimento. Rio de Janeiro, ano 8, n. 2, julho/dezembro. 2012.
Fonseca, HAR; Dellagrana, RA; Lima, LRA; Kaminagakura, EI. Aptidão física relacionada à saúde de escolares de escola pública de tempo integral. Acta Scientiarum. Maringá, ano 32, n. 2. 2010.
Costa, CLA; Bandeira, PFR; Nobre, GC; Nobre, FSS. Aptidão física relacionada à saúde em escolares de Juazeiro do Norte. Movimento e Percepção. Espírito Santo do Pinhal, ano 11, n. 17. 2010.
Cobayashi, F; Oliveira, FLC; Escrivão, MAMS; Silveira, D; Taddei, JAAC. Obesidade e Fatores de Risco Cardiovascular em Adolescentes de Escolas Públicas. Arquivo Brasileiro de Cardiologia. São Paulo, ano95, n. 2. 2010.
Thomas, JR.; Nelson, JK.; Silverman, SJ. Métodos de pesquisa em atividade física. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
Gaya, A; Silva, G. Projeto Esporte Brasil: Manual de aplicação de medidas e testes, normas e critérios de avaliação. Porto Alegre: PROES-BR, 2007.
Conde, WL.; Monteiro, CA. Valores críticos do índice de massa corporal para classificação do estado nutricional de crianças e adolescentes brasileiros. Jornal de Pediatria. Porto Alegre, ano 82, n. 4. 2006.
Morales, PD; Goldschmit Filho, F; Carmona, EK. Aspectos fisiológicos acerca do treinamento de basquete. EFDeportes, Revista digital, 18, 2014.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Deverá ser encaminhado, no momento da submissão, em documentos suplementares, as declarações de transferência de direitos autorais, responsabilidade e conflito de interesse. As declarações deverão ser elaboradas em documento único, conforme modelo disponibilizado aqui, e assinada pelo autor principal do manuscrito representando cada um dos autores.