Influência do nível de atividade física no lazer na qualidade de vida de idosos

Autores

Resumo

Objetivo: Avaliar a influência do nível de atividade física realizado no lazer na qualidade de vida de idosos. Métodos: Estudo observacional de corte transversal. Participaram 32 idosos de ambos os sexos: idade: 65,59 ± 6,11 anos, massa corporal: 66,46 ± 13,39 kg e estatura 150,25 ± 6,35 cm, integrantes do programa de extensão para a terceira idade da Faculdade Estácio de São Luís. Os idosos foram divididos em três grupos com base em quartis, sendo: (G1) 180 min/semanais; (G2) >180 – 720 min/semanais e; (G3) >720 min/semanais. Para avaliação da qualidade de vida, foi aplicado o questionário Medical Outcomesstudy - Short Form Health Survey (SF-36). Para comparar as diferenças entre os domínios do SF-36, foi utilizado teste de Kruskal-Wallis com correção de Bonferroni. Para as comparações entre o grupo ativo (150 a 299 min/sem) e muito ativo (? 300 min/sem) utilizou-se o teste U de Mann-Whitney. Foi utilizada correlação de Spearman entre o nível de atividade física e os domínios de qualidade de vida. Resultados: Idosos classificados como Muito Ativo apresentaram maior domínio na capacidade funcional em comparação aos Ativos. O G3 apresentou maior escore na capacidade funcional em comparação com o G1 e G2. Houve uma correlação positiva moderada (r = 0,415) no nível de atividade física e capacidade funcional. Conclusão: O nível de atividade física no lazer influencia positivamente na capacidade funcional de idosos.

Biografia do Autor

  • Carlos Brendo Ferreira Reis, Universidade Federal do Espírito Santo

    Profissional de Educação Física (CREF: 002408 G/MA). Mestre em Educação Física e doutorado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF/CEFD/UFES) da Universidade Federal do Espírito Santo, na subárea de concentração em Biodinâmica do Movimento Humano, com ênfase em fisiologia, bioquímica e exercício em modelos experimentais. Especialista (Pós-Graduação Lato Sensu) em Ciências do Treinamento de Força pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e em Ciências da Saúde e do Esporte pela Universidade CEUMA. Graduação em Educação Física Licenciatura/Bacharelado (Estácio/CEUCLAR). Membro do Laboratório de Fisiologia do Exercício (LAFEX/UFES), do Laboratório de Força e Condicionamento (LAFEC/UFES), e do Núcleo de Pesquisa em Adaptações Neuroimunoendócrinas ao Exercício (NANO/UFMA). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Exercício Físico, Treinamento de Força, Sistemas de treinamento de força, Envelhecimento, Fisiologia Humana e do Exercício, Pressão Arterial e Controle do Sistema Nervoso Autônomo em normotenso e hipertenso.

Downloads

Publicado

2024-08-12

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

CARLOS BRENDO FERREIRA REIS et al. Influência do nível de atividade física no lazer na qualidade de vida de idosos. Arquivos de Ciências do Esporte, [S. l.], v. 12, p. 1–11, 2024. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/aces/article/view/7626. Acesso em: 13 maio. 2025.