Motivos de Manutenção e Abandono no Voleibol Universitário

Autores/as

  • Marco Túlio Silva Batista Universidade Federal de Minas Gerais
  • Leandro Rafael Leite Centro Mineiro de Ensino Superior
  • Mariane Faria Braga Bacelar Auburn University
  • Marcelo de Castro Teixeira Universidade Federal de Lavras
  • Alessandro Teodoro Bruzi Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.17648/aces.v6n3.2932

Palabras clave:

esporte, universidade, motivação

Resumen

Objetivo: Analisar os motivosque influenciam as fases de uma carreira esportiva em função do sexo, idade e tempo de prática (TP).Métodos: A amostra foi composta por atletas de Voleibol, universitários, de ambos os sexos. Foram utilizadas as subescalas de Manutenção e Abandono do Questionário MIMCA-BR. Resultados: Os atletas continuaram a praticar Voleibol na universidadedevido à sua capacidade física (U=0,623; p=0,027); provavelmente abandonariam a prática por não concretizarem de sonhos (U=0,713; p=0,019). Já atletas do sexo feminino abandonariam por falta de apoio familia r(U=932; p=0,001). Observou-se também diversos motivos que se alteraram em relação à idade e ao TP. Conclusão: os motivos se alteram em função do sexo, idade e TP.

Citas

Azevedo MF de, Santos WD, Costa FR da, Soares AJG. Formação escolar e formação esportiva: caminhos apresentados pela produção acadêmica. Movimento. 2017;23(1):185–200.

Campos LT da S, Vigário P dos S, Lürdof SMA. Fatores motivacionais de jovens atletas de vôlei. Rev Bras Ciênc Esporte Impresso. 2011;33(2):303–17.

Berleze A, Vieira LF, Krebs RJ. Motivos que levam crianças à prática de atividades motoras na escola. J Phys Educ. 2002;13(1):99–107.

Weimberg RS, Gould D. Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício. 4° ed. Rio Grande do Sul: Artmed; 2008.

Marques MP, Samulski DM. Análise da carreira esportiva de jovens atletas de futebol na transição da fase amadora para a fase profissional: escolaridade, iniciação, contexto sócio-familiar e planejamento da carreira. Rev Bras Educ Física E Esporte. 2009;23(2):103–19.

Heinerichs S, Curtis N, Gardiner-Shires A. Perceived levels of frustration during clinical situations in athletic training students. J AthlTrain. 2014;49(1):68–74.

Carmo JV de M, Mattos F de O, Bara Filho M, Miranda R, Ribas PR, Nunes JL, et al. Validação preliminar de questionário de início, manutenção, mudança e abandono (mimca) no esporte para a língua portuguesa. Conexões. 2008;6 (ed. especial):533–44.

Carmo JV de M, Matos F de O, Ribas PR, Miranda R, Filho MB. Motivos de início e abandono da prática esportiva em atletas brasileiros. HU Rev. 2009;35(4):257–64.

Afonso GH, Freitas DL, Carmo JM, Lefevre JA, Almeida MJ, Lopes VP, et al. Desempenho motor: um estudo normativo e criterial em crianças da Região Autónoma da Madeira, Portugal. Rev Port Ciênc Desporto. 2009;9(2–3):160–74.

Lopes P, Nunomura M. Motivação para a prática e permanência na ginástica artística de alto nível. Rev Bras Educ Física E Esporte. 2007;21(3):177–87.

Lopes P, Oliveira MS, FáTima CR de, Nunomura M. Motivos de abandono na prática de ginástica artística no contexto extracurricular. Rev Bras Educ Física E Esporte. 2016;30(4):1043–9.

Teixeira MDC, Batista MTS, Leite LR, Da Silva SF. Síndrome de burnout em atletas infanto-juvenís e juvenís de voleibol feminino participantes do campeonato brasileiro de seleções. J Phys Educ. 2016;27(e2717).

Alfermann D, Stambulova N. Career transitions and career termination. In: Tenenbaum G, Eklund RC, editors. Handbook of Sport Psychology. Hoboken, NJ, USA: John Wiley& Sons, Inc.; 2012. p. 712–33.

Tani G, Meira Junior CM de, Oliveira JA de, Côrrea UC. O dayafter olímpico e a universidade. J Phys Educ. 2009;20(4):485–97.

Fontes ACD, Vianna RPT. Prevalência e fatores associados ao baixo nível de atividade física entre estudantes universitários de uma universidade pública da região Nordeste - Brasil. Rev Bras Epidemiol. 2009;12(1):20–9.

Velásquez MT, Torres-Neira D, Sánchez-Martínez H. Análisis psicológico de la actividad física en estudiantes de una universidad de Bogotá, Colombia. Rev Salud Pública. 2006;8(Sup. 2):1–12.

Rodriguez G, Lucas JMA, Alonso JLN. Motivos, Motivacion y Desporte. Salamanca: Tesitex; 1999.

Lucas JMA. Análisis de lasmotivaciones de inicio, mantenimiento, cambio y abandono deportivo. Un programa piloto de intervención. [Las Palmas]: Universidade de Las Palmas de Gran Canária; 1998.

Molinero O, Salguero A, Alvarez E, Marquez S. Dropout reasons in young spanish athletes: relationship to gender, lype of sport and level of competition. J Sport Behav. 2006;29(3):255–69.

Molinero O, Salguero A, Álvarez E, Márquez S. Reasons for dropout in youth soccer: a comparison with other team sports. Eur J Hum Mov. 2010;22:21–30.

Cervelló EM, Escartí A, Guzmán JF. Youth sport dropout from the achievement goal theory. Psicothema. 2007;19(1):65–71.

Fraser-Thomas J, Côté J, Deakin J. Examining adolescent sport dropout and prolonged engagement from a developmental perspective. J Appl Sport Psychol. 2008;20(3):318–33.

Calvo TG, Cervelló E, Jiménez R, Iglesias D, Murcia JAM. Using self-determination theory to explain sport persistence and dropout in adolescent athletes. Span J Psychol. 2010;13(02):677–84.

Delorme N, Chalabaev A, Raspaud M. Relative age is associated with sport dropout: evidence from youth categories of French basketball: Relative age effect and dropout. Scand J MedSci Sports. 2011;21(1):120–8.

Interdonato GC, Miarka B, Oliveira AR de, Gorgatti MG. Fatores motivacionais de atletas para a prática esportiva. Motriz. 2008;14(1):63–6.

Gilenstam K, Karp S, Henriksson-Larsén K. Gender in ice hockey: women in a male territory: gender in ice hockey. Scand J Med Sci Sports. 2007;18(2):235–49.

Hoiness AR, Weathington BL, Cotrell AL. Perceptions of female athletes based on observer characteristics. Athletic Insight. 2008;10(1):43–54.

Melo GF, Silva AA, Durães G, Cardoso FL, Formiga NS, Sampaio TMV. Estereótipos de gênero aplicados a homens atletas praticantes de esportes culturalmente femininos: a percepção de leigos, profissionais da educação física e atletas profissionais. Rev Bras Ciênc E Mov. 2015;23(3):30–7.

Mata VA da. Da força física à estética corporal: as mudanças nas relações sociais retratadas no corpo. J Phys Educ. 2008;9(1):35–43.

Goll JR, Rachadel-Da-Costa SL, Da-Cruz-Souza MA. Autoestima e autoimagem dos adolescentes praticantes e não praticantes de handebol. Ágora Para Educ Física El Deporte. 2014;16(2):170–87.

Brandão MRF, Akel MC. Causas e conseqüências da transição de carreira esportiva: uma revisão de literatura. Rev Bras Ciênc E Mov. 2000;8(1):49–58.

Barros KS de. Recortes da transição na carreira esportiva. Rev Bras Psicol Esporte. 2008;2(1):01–27.

Carlin M, Salguero A, Rosa SM. Análisis de los motivos de retirada de la práctica deportiva y su relación con la orientación motivacional en deportistas universitarios. Cuad Psicol Deporte. 2009;9(1):85–99.

Peres L, Lovisolo H. Formação esportiva: teoria e visões do atleta de elite no brasil. J Phys Educ. 2006;17(2):211–8.

Vieira LF, Junior JRA do N, Vieira JLL. O estado da arte da pesquisa em Psicologia do Esporte no Brasil. Rev Psicol Deporte. 2013;22(2):501–7.

Publicado

2019-04-26

Número

Sección

Artigos originais