A inserção das Práticas Corporais de Aventura em aulas de Educação Física escolar

Autores/as

  • Maria Luíza Azevedo Nunes
  • Lívia de Paula Trondoli
  • Alexander Klein Tahara Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Ilhéus, Bahia

Resumen

Objetivo: Esta pesquisa de natureza qualitativa teve como objetivo traçar um diagnóstico junto aos professores de Educação Física do Ensino Fundamental II, de Itabuna-BA, referente a abordagem do conteúdo Práticas Corporais de Aventura (PCA), analisando suas opiniões sobre às questões que tangenciam o processo de inserção nas aulas. Métodos: Como instrumento para coleta de dados, foi utilizado uma entrevista semiestruturada, contendo quatro questões, aplicadas a 20 professores (14 homens e 6 mulheres), com faixa etária de 31 a 59 anos, todos com formação acadêmica em Educação Física. Os dados foram analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Resultados: Indicam que a inserção dessas práticas nas escolas ainda é incipiente, todavia, a maioria dos professores afirma que existe a viabilidade de promover essas práticas, por meio de estratégias que facilitem a sua execução. Conclusão: Espera-se que as práticas corporais de aventura possam figurar-se como um conteúdo nas aulas escolares a ser ministrado aos alunos.

Biografía del autor/a

Alexander Klein Tahara, Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Ilhéus, Bahia

Mestre em Ciências da Motricidade (UNESP/Rio Claro), Docente do Curso de Educação Física da UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz – Ilhéus/BA) e Membro do LEL – Laboratório de Estudos Lazer - UNESP/Rio Claro.

Publicado

2023-08-16

Número

Sección

Artigos originais