Exercícios físicos e estudantes universitários: qualidade de vida, ansiedade e outras perspectivas
quality of life, anxiety and other perspectives
Resumen
A pesquisa investigou os efeitos da inclusão de um programa de exercício físico individualizado sobre aspectos físicos, sociais, emocionais, qualidade de vida (QV) e ansiedade de estudantes universitários. Utilizou-se abordagem quanti-qualitativa e empregou-se tanto ferramentas quantitativas quanto qualitativas na coleta e análise dos dados. Participaram onze estudantes de graduação com idade entre 19 e 36 anos, os quais foram avaliados quanto à QV (SF-36) e ansiedade (inventário de ansiedade traço-estado – IDATE) em dois momentos: antes e após participação no programa de exercícios individualizado. No momento pós foi realizado um grupo focal (GF) para levantar percepções dos sujeitos sobre efeitos percebidos como resultado dos exercícios. Os resultados não revelaram diferenças significativas nos domínios de QV e escores de ansiedade traço e estado, na comparação entre os momentos pré e pós-treinamento. Já nas análises do tamanho do efeito observou-se efeito moderado nos domínios saúde mental e aspectos emocionais. Os resultados também revelaram benefícios múltiplos e os mais frequentes foram: QV, disposição, controle de estresse e ansiedade, ampliação dos contatos sociais/ novos amigos, aptidão física, redução de dores e lesões, melhor manejo das preocupações diárias/tranquilidade e qualidade do sono. O conjunto desses componentes reunidos evidenciam a importância de programas de exercícios físicos para universitários.
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