Expressão corporal e linguagem: os mistérios da comunicação de deficientes auditivos.
Palabras clave:
perda auditiva, atividade motora, linguagem.Resumen
O processo de inclusão da pessoa com deficiência na sociedade tem buscado formas de integrar o indivíduo em seu meio, o uso de linguagens artísticas como a música, a dança, a pintura dentre outras têm sido mostrada como importante estratégia metodológica a serem utilizadas na formação e inclusão do aluno com deficiência na escola. O presente estudo teve como objetivo analisar as relações existentes entre corpo, movimento e expressão corporal na comunicação e linguagem de deficientes auditivos, na percepção de educadores. A amostra do estudo foi composta por oito profissionais de educação, destes, quatro com formação em Educação Física e três em Pedagogia. O instrumento metodológico utilizado na coleta dos dados foi entrevista semiestruturada, realizado face a face. As principais temáticas abordadas nas questões versaram sobre a expressão corporal e o desenvolvimento da linguagem e comunicação entre surdos. Os resultados do estudo identificaram a expressão corporal como importante instrumento de comunicação, linguagem e inclusão de alunos com deficiência auditiva no ensino regular, na visão de educadores.Citas
escola regular: vivências de professores. Rev Bras Educ Espec 2009; 15(1): 81-98.
Nobrega JD, Andrade AB, Pontes RJS, Bosi MLM, Machado MMT. Identidade surda e intervenções em saúde na perspectiva de uma comunidade usuária de língua de sinais. Ciên saúde coletiva 2012; 17(3): 671-679.
Delgado Pinheiro EMC, Omote S. Conhecimentos de professores sobre perda auditiva frente à inclusão. Rev CEFAC 2010; 12: 633-640.
Almeida ACPG. Atividade física e deficiência auditiva. In: GORGATTI MG, COSTA RF (Org.). Atividade física Adaptada: qualidade de vida para pessoas com necessidades especiais. Barueri: Manole, 2008: 96-128.
Novaes BCAC, Versolatto-Cavanaugh MC, Figueiredo RSL, Mendes BCA. Determinants of communication skills development in children with hearing impairment. J Soc Bras Fonoaudiol 2012; 24(4): 327- 335.
Bisol C, Sperb TM. Discursos sobre a surdez: deficiência diferença, singularidade e construção de sentido. Psicol Teor Pesqui 2010; 26 (1): 7-17.
Guarinello AC, Berberian AP, Eyng DB, Festa PSV, Marques JM, Bortolozzi KB. Libras discipline in speech language therapy academic contexto. Rev CEFAC 2013; 15(2): 334-340.
Porto E, Simões R, Moreira WW. Corporeidade e ação profissional na reabilitação: (des)encontros. Rev. Bras. Cienc. Esporte 2004; 25(3): 101-116.
Jeandot NA. Musicoterapia e expressão corporal na educação infantil. Rev Bras Musicot 1996; 1(2): 37-42.
Lopes KF, Araújo PF. Proposta de ensino de sapateado para crianças surdas. Rev Bras Ciên Mov 2009; 17(1): 1-22.
Vygotsky LS. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes; 2003.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Deverá ser encaminhado, no momento da submissão, em documentos suplementares, as declarações de transferência de direitos autorais, responsabilidade e conflito de interesse. As declarações deverão ser elaboradas em documento único, conforme modelo disponibilizado aqui, e assinada pelo autor principal do manuscrito representando cada um dos autores.