METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: POTENCIAL DOS GRUPOS REFLEXIVOS DA PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE TERAPEUTAS OCUPACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v3i3.1096Resumo
Este estudo teve por objetivo descrever e discutir a vivência curricular com “Grupos Reflexivos da Prática”na formação, a partir da perspectiva de docentes e alunos de um curso de graduação em TerapiaOcupacional. Esta é uma pesquisa qualitativa, realizada com 26 alunos e dois docentes numa universidadepública, em 2011. A análise temática categorial possibilitou três categorias: o Grupo Reflexivo como espaçode aprendizagem: construção coletiva e desenvolvimento profissional, O processo de aprender a aprendere, O papel do facilitador e o sentido do “Grupo de Reflexão da Prática. Verificou-se que a atividade educativaem questão indica potencial positivo da estratégia metodológica utilizada com pequenos grupos paradiscussão da prática. O grupo apresentou-se como um espaço dinâmico e significativo, em que impressões,vivências, dúvidas e angústias referentes à prática puderam ser relatadas, refletidas, discutidas ecompartilhadas entre os alunos e docentes, com os fundamentos teóricos pertinentes aos temas.
Descritores: Educação; Terapia ocupacional; Aprendizagem baseada em problemas.
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