Papéis Ocupacionais e Rede de Apoio Social de Idosas em Institucionalização Permanente e Residentes na Comunidade

Autores

  • Fernanda Laís Ribeiro
  • Grasielle Silveira Tavares Paulim

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v2i3.1214

Palavras-chave:

Apoio social, Idoso, Terapia Ocupacional

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar os papéis exercidos por idosas de uma Instituição de Longa Permanência (ILPI) e idosas residentes na comunidade, verificando a rede de apoio social e a importância na manutenção e criação desses papéis. Utilizou-se metodologia quantitativa descritiva, com a aplicação da Lista de Identificação de Papéis Ocupacionais e do Diagrama da Escolta em seis idosas, sendo três de uma ILPI e três da comunidade. Verificou-se predomínio de apoio formal para a ILPI, em que as idosas recebem mais apoio do que fornecem, diferente do encontrado para as idosas da comunidade, em que o total apresenta apoio informal, em que estas oferecem mais cuidado do que recebem, portanto, desempenham papéis mais complexos. Quanto à distribuição dos papéis ao longo do tempo, em papéis contínuos na ILPI houve predomínio de passatempo/amador e amigo, já na comunidade, de cuidador e religioso. Notou-se a diminuição do papel de membro da família em ambos os grupos. Em desempenho de papéis futuros, foi observada congruência na escolha dos papéis de: amigo, estudante, trabalhador, voluntário, serviço doméstico, familiar, religioso, hobby/amador. A pesquisa sugere ações de promoção da saúde, prevenção de agravos e reabilitação do indivíduo idoso em seus aspectos biopsicossociais no contexto de papéis ocupacionais que possam ser reassumidos ou mantidos. 

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Papéis Ocupacionais e Rede de Apoio Social de Idosas em Institucionalização Permanente e Residentes na Comunidade. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, [S. l.], v. 2, n. 3, 2015. DOI: 10.18554/refacs.v2i3.1214. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs/article/view/1214. Acesso em: 16 maio. 2025.