Cuidando de Quem Ensina: dificuldades e cuidados destinados aos professores de uma escola pública

Autores

  • Alice Faria Ferreira
  • Laís Cristina Souza
  • Helena de Ornellas Sivieri-Pereira

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v2i3.1217

Palavras-chave:

Psicologia educacional, Saúde escolar, Esgotamento profissional, Autoimagem

Resumo

Este artigo tem o objetivo de relatar a experiência de estágio em uma escola pública da cidade de Uberaba/MG, que teve como proposta contribuir para o autoconhecimento, identidade docente e promoção da saúde da equipe, além de promover um melhor desenvolvimento de suas atividades profissionais e melhoria no processo educacional. Foram realizados onze encontros, entre reuniões, grupos com os professores, observações e devolutiva, ao longo de um semestre. Os temas discutidos abordavam as dificuldades do trabalho docente, os outros “eus” presentes na vida dos profissionais, a dinâmica de funcionamento de uma sala de aula, as dificuldades da equipe e a possibilidade de construção e transformação do ambiente escolar e da comunidade. Foi possível trabalhar a capacidade dos vários “Eus” que uma única pessoa pode vivenciar, permitindo aos participantes falarem de si, cuidarem de si e muitas vezes enxergarem a si mesmo. Foram enfrentadas dificuldades, mas ficou clara a necessidade de continuidade do trabalho na escola.

Edição

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Artigos originais

Como Citar

Cuidando de Quem Ensina: dificuldades e cuidados destinados aos professores de uma escola pública. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, [S. l.], v. 2, n. 3, 2015. DOI: 10.18554/refacs.v2i3.1217. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs/article/view/1217. Acesso em: 17 maio. 2025.