Um olhar sobre a legislação dos estágios: na prática a teoria é outra?

Autores

  • Érico Lopes Pinheiro de Paula

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v2i3.1218

Palavras-chave:

Currículo, Prática Profissional, Legislação como Assunto.

Resumo

Esse artigo apresenta estudo sobre a legislação vigente no Brasil a respeito dos estágios supervisionados da educação profissional. São dois os objetivos dessa iniciativa: a) reunir referências para auxiliar no debate institucional sobre as políticas de estágio e b) destacar, para as comissões internas nos cursos, as principais orientações legais. O trabalho consistiu em revisão bibliográfica, da legislação e do material reunido no repositório "Pareceres e resoluções sobre estágio" do Ministério da Educação (MEC). Os resultados permitiram reconhecer heterogeneidade e ambiguidade no marco legal, o que foi constatado pelo volume e teor das consultas apresentadas ao Conselho Nacional de Educação (CNE) desde 1996. As políticas institucionais a respeito dos estágios em instituições de ensino superior (IES) merecem profundo debate político que não se encontra realizado até o momento.

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

Um olhar sobre a legislação dos estágios: na prática a teoria é outra?. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, [S. l.], v. 2, n. 3, 2015. DOI: 10.18554/refacs.v2i3.1218. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs/article/view/1218. Acesso em: 16 maio. 2025.