METODOLOGIAS E VIVÊNCIAS DO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR INCLUSIVA

Autores

  • Sabrina Ferreira de Oliveira
  • Natália Martinez de Araújo

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v3i3.1239

Palavras-chave:

Educação superior, Docentes, Inclusão educacional.

Resumo

O objetivo desse estudo foi conhecer a experiência dos docentes de uma instituição pública acerca da educação superior inclusiva. Trata-se de uma pesquisa quantiqualitativa, realizadacom 24 docentes em 2013. Verificou-se que a minoria dos professores teve algum tipo decapacitação para lidar com alunos que possuem necessidades educacionais especiais, mas amaior parte já teve a experiência de lidar com esse discente em sala de aula e apresentametodologias de ensino adequadas à diversidade. Essa experiência prévia mostrou-sefundamental para gerar disponibilidade no docente em pensar as estratégias de ensino eaprendizagem adequadas para qualquer aluno. O estudo aponta a necessidade de incluir nasgrades curriculares das graduações e pós-graduações a discussão acerca das estratégiasmetodológicas para o ensino inclusivo.

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

METODOLOGIAS E VIVÊNCIAS DO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR INCLUSIVA. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, [S. l.], v. 3, n. 3, 2015. DOI: 10.18554/refacs.v3i3.1239. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs/article/view/1239. Acesso em: 16 maio. 2025.