Formação continuada de professores: espaço de ação-reflexão-ação da literacia para a saúde

Autores

  • Roselita Sebold
  • Darclé Cardoso
  • Daniela Lemos Carcereri
  • Rita Buzzi Rausch

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v5i0.2260

Palavras-chave:

Educação em saúde, Promoção da saúde, Formação continuada

Resumo

Este artigo tem como objetivo abordar a literacia para a saúde na formação continuada de professores e o processo de educação em saúde nos projetos pilotos com alunos. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, realizada entre 2010 a 2013 em Rio do Sul/SC, com 33 alunos e 20 professoras. Foram aplicados métodos de ensinar e aprender o conceito de saúde ampliado em projetos pilotos com estudantes para subsidiar a formação continuada, com base na literacia para a saúde. A análise dos dados demonstrou que os alunos apreenderam esta abordagem ampliada, sugerindo saúde na perspectiva de promoção da saúde ao associarem o conceito em diversos ambientes do convívio e de enfrentamento das vulnerabilidades. Considera-se que o professor é um agente de literacia para a saúde e o articulador entre os interesses dos alunos e da comunidade com flexibilidade para agir de acordo com o contexto escolar. 

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Publicado

2017-08-03

Como Citar

Sebold, R., Cardoso, D., Carcereri, D. L., & Rausch, R. B. (2017). Formação continuada de professores: espaço de ação-reflexão-ação da literacia para a saúde. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 5, 274–281. https://doi.org/10.18554/refacs.v5i0.2260