A educação permanente e a literacia para a saúde: contribuições para a formação profissional

Autores

  • Marta Regina Farinelli
  • Claudia Helena Julião
  • Priscila Maitara Avelino Ribeiro
  • Luís Ângelo Saboga-Nunes
  • Rosane Aparecida de Sousa Martins

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v5i0.2263

Palavras-chave:

Educação em saúde, Promoção da saúde, Educação continuada

Resumo

Trata-se de um relato de experiência e reflexão sobre um curso sobre Educação Permanente em Saúde e Literacia para a Saúde. O objetivo é socializar reflexões e estudos da temática desenvolvida no Curso: Comunicação, educação e literacia para a saúde: estratégias para a promoção da saúde. Para isto se utilizou revisão bibliográfica, pesquisa documental, abordagem dialógica e sistematização do conteúdo de um dos encontros do referido curso. Verificou-se a participação ativa, integrada, e interesse dos participantes, que compunham um grupo multidisciplinar. As discussões ampliaram os conceitos de educação permanente em saúde e de literacia para a saúde. A educação permanente em saúde desempenha papel significativo na construção de estratégias que qualifiquem a atenção, gestão em saúde e o controle social. Como uma medida estratégica para este desafio encontra-se a literacia para a saúde, que poderá contribuir com impactos na saúde individual e coletiva da população.

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Publicado

2017-08-03

Como Citar

Farinelli, M. R., Julião, C. H., Ribeiro, P. M. A., Saboga-Nunes, L. Ângelo, & Martins, R. A. de S. (2017). A educação permanente e a literacia para a saúde: contribuições para a formação profissional. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 5, 305–310. https://doi.org/10.18554/refacs.v5i0.2263

Edição

Seção

Relato de Experiência