Estratégias para o ensino da prática baseada em evidências na formação de enfermeiros: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v6i0.2288

Palavras-chave:

Enfermagem baseada em evidências, Pesquisa em enfermagem, Docentes de enfermagem, Educação em enfermagem

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar estratégias para o ensino da Prática Baseada em Evidências nos diferentes níveis de formação dos enfermeiros. Trata-se de uma revisão integrativa, cuja busca ocorreu nas bases PubMed, CINAHL e LILACS. Foram incluídos estudos em inglês, português e espanhol, publicados em periódicos de enfermagem, no período de janeiro de 2007 a outubro de 2016. Foram identificadas 68 referências, e atenderam aos critérios de inclusão 13 estudos primários. Estratégias identificadas para o ensino foram a mediação do processo ensino-aprendizagem no cenário da prática e as estratégias propiciadas pelas tecnologias de informação e comunicação, além da reorientação da matriz educacional. O fortalecimento da integração ensino-serviço, a formação de enfermeiros Mestres e Doutores para atuarem como consultores para a implementação da PBE nas organizações de saúde, e a reflexão sobre a atuação docente apresentaram-se como eminentes contribuições para a formação do enfermeiro de práticas avançadas. As evidências identificadas podem apoiar alternativas de ensino para o fortalecimento da formação do enfermeiro ancorado em conhecimento científico consubstanciado; também, elas podem apoiar a discussão do tema no âmbito na América Latina e Caribe, onde os estudos sobre o tema são incipientes.

Biografia do Autor

  • Fernanda Carolina Camargo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
    Enfermeira. Doutora em Atenção à Saúde. Epidemiologista Clínica do Setor de Pesquisa e Inovação Tecnológica da Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba (MG), Brasil
  • Helena Hemiko Iwamoto, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
    Enfermeira. Doutora e Mestre em Enfermagem. Docente Associada do Curso de Enfermagem da UFTM), Uberaba (MG), Brasil
  • Gilberto de Araújo Pereira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
    Estatístico. Doutor em Estatística. Docente do Curso de Enfermagem e do Programa de Pós Graduação no Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica da UFTM, Uberaba (MG), Brasil.
  • Regiane Máximo de Souza, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
    Matemática. Doutora em Engenharia de Produção. Docente junto ao Departamento de Engenharia de Produção e ao Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Bauru (SP), Brasil
  • Luan Augusto Alves Garcia, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Enfermeiro. Especialista em Enfermagem do Trabalho, Saúde do Adulto na modalidade Residência Multiprofissional em Saúde pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.

    Mestrando em Atenção à Saúde pela UFTM.

  • Damiana Aparecida Trindade Monteiro, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
    Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Atenção à Saúde pela UFTM, Uberaba (MG), Brasil
  • Sabrina Karla de Souza Cubas, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
    Discente do curso de graduação em Enfermagem da UFTM, Uberaba (MG), Brasil
  • Gabriela França Rosinha, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
    Discente do curso de graduação em Enfermagem da UFTM, Uberaba (MG), Brasil.

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Publicado

2018-05-08

Como Citar

Estratégias para o ensino da prática baseada em evidências na formação de enfermeiros: revisão integrativa. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, [S. l.], v. 6, p. 363–374, 2018. DOI: 10.18554/refacs.v6i0.2288. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs/article/view/2288. Acesso em: 17 maio. 2025.