Concepções sobre o curso de enfermagem de uma universidade pública: opinião dos docentes

Autores

  • Jurema Ribeiro Luiz Gonçalves Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Nara dos Santos Costa Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Álvaro da Silva Santos Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Leila Aparecida Kauchakje Pedrosa Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Camila Cristina Neves Romanato Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Maysa Alvarenga Ferreira Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Daniela Sarreta Ignacio Faculdade Dr. francisco Maesa
  • Mariana Mila Guimarães Prefeitura de Uberaba
  • Judete Silva Nunes Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Ryanne Agnes Souza Silva de Oliveira Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Fabiano Henrique Oliveira Sabino Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Fernanda Lemos Lazarini Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Bruna Claudia Pansani Ferreira Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Júlia Cristina Molina Silveira Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Ketry Kellen Prado Caetano Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v7i1.2789

Palavras-chave:

Docentes, Educação em enfermagem, Avaliação educacional, Estudantes

Resumo

A pesquisa teve como objetivo identificar e descrever a opinião dos docentes enfermeiros sobre a estrutura curricular de um curso de graduação em enfermagem, e sua relação com os serviços de saúde do município. Trata-se de pesquisa qualitativa, cuja coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas individuais, em reunião do Colegiado de Curso de Graduação em Enfermagem, no mês de outubro de 2017, motivada pela execução do PET-GraduaSUS do Ministério da Saúde, ocorrida entre 2015 e 2017. Foram entrevistados 15 docentes. Os dados foram analisados por meio do Discurso do Sujeito Coletivo. Emergiram quatro discursos, dos quais, entre vários aspectos, se destacou a necessidade de se romper o modelo tradicionalista de ensino, redução de burocracias, e maior interação com os serviços de saúde, sobretudo hospitalar, já que se o percebe mais na atenção primária. Verificou-se a necessidade de diálogo para a reestruturação dos modelos curriculares dos cursos de graduação em saúde, no geral, e em específico, do de Enfermagem, na busca de uma formação mais qualificada. 

Biografia do Autor

Jurema Ribeiro Luiz Gonçalves, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira. Doutora. Docente Adjunto IV da UFTM

 

Nara dos Santos Costa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira. Mestre. Professora Substituta da UFTM

 

Álvaro da Silva Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeiro. Doutor. Docente Adjunto da UFTM

Leila Aparecida Kauchakje Pedrosa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira. Doutora. Docente da UFTM

Camila Cristina Neves Romanato, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira. Mestre. Professora Substituta da UFTM

Maysa Alvarenga Ferreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira. Doutoranda. Professora Substituta da UFTM

Daniela Sarreta Ignacio, Faculdade Dr. francisco Maesa

Enfermeira. Mestre. Coordenadora e docente da Fafram

Mariana Mila Guimarães, Prefeitura de Uberaba

Enfermeira. Especialista. Enfermeira da Prefeitura de Uberaba

Judete Silva Nunes, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira. Mestranda. Enfermeira e mestranda da UFTM

Ryanne Agnes Souza Silva de Oliveira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Acadêmica de enfermagem da UFTM

Fabiano Henrique Oliveira Sabino, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Acadêmico de enfermagem da UFTM

Fernanda Lemos Lazarini, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Acadêmica de enfermagem da UFTM

Bruna Claudia Pansani Ferreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Acadêmica de enfermagem da UFTM

Júlia Cristina Molina Silveira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Acadêmica de enfermagem da UFTM

Ketry Kellen Prado Caetano, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Acadêmica de enfermagem da UFTM

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Publicado

2019-01-29

Como Citar

Gonçalves, J. R. L., Costa, N. dos S., Santos, Álvaro da S., Pedrosa, L. A. K., Romanato, C. C. N., Ferreira, M. A., Ignacio, D. S., Guimarães, M. M., Nunes, J. S., Oliveira, R. A. S. S. de, Sabino, F. H. O., Lazarini, F. L., Ferreira, B. C. P., Silveira, J. C. M., & Caetano, K. K. P. (2019). Concepções sobre o curso de enfermagem de uma universidade pública: opinião dos docentes. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 7(1), 64–71. https://doi.org/10.18554/refacs.v7i1.2789

Edição

Seção

Artigos originais