Hospital de Ensino promovendo a saúde no território
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v7i1.3543Palavras-chave:
Educação em saúde, Saúde pública, Hospitais de ensino, Serviços de integração docente-assistencialResumo
O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem integrantes do Programa de Educação Tutorial — Enfermagem em atividade educativa extramuros proposta por um Hospital Universitário Federal. A atividade de extensão proposta foi realizada em dois encontros entre os meses de outubro e dezembro de 2016 em duas comunidades na cidade de Uberaba. Como estratégia de aproximação e interação com a população foram utilizados aferição de pressão arterial e glicemia rápida e teste de hepatite C, além de confecção de materiais lúdicos, como cartazes, mostruários de remédios, dinâmicas, panfletos, gravuras, instrumentos de anotação das orientações e outros meios para interação com o público. Os temas abordados nessa experiência foram: diabetes; hipertensão arterial; hepatites; uso correto de medicamentos; interpretação de rótulos de produtos alimentares industrializados; eletricidade no domicílio; reciclagem de resíduo doméstico. A atividade permitiu aos discentes de enfermagem uma oportunidade de interagir com discentes e profissionais de outros cursos da área da saúde, e dessa forma, ter uma visão interdisciplinar sobre temas de grande relevância para a promoção da saúde da população, além de uma maior proximidade e interação dialógica com a comunidade.Referências
Trevisan DD, Minzon DT, Testi CV, Ramos NA, Carmona EV, Silva EM. Formação de enfermeiros: distanciamento entre a graduação e a prática profissional. Ciênc Cuid Saúde [Internet]. 2013 [citado em 13 set 2017]; 12(2):331-7. DOI: http://dx.doi.org/10.4025/cienccuidsaude.v12i2.19643
Carvalho KEG, Araújo EC. Educação em saúde para a promoção da saúde sexual de adolescentes: uma prática de enfermagem [Editorial]. Rev Enferm UFPE on line [Internet]. 2017. [citado em 16 set 2017]; 11(4). Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/15222
Melo RHV, Felipe MCP, Cunha ATR, Vilar RLA, Pereira EJS, Carneiro NEA, et al. Roda de conversa: uma articulação solidária entre ensino, serviço e comunidade. Rev Bras Educ Méd. [Internet]. 2016 [citado em 23 set 2017]; 40(2):301-9. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v40n2e01692014
Kovaleski DF, Zampieri MF, Zuco LP, Nitschke RG. Trajetória do Pró-PET - Saúde da família no cotidiano da promoção da saúde. Rev Bras Educ Méd. [Internet]. 2016 [citado em 25 set 2017]; 40(4):765-71. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v40n4e00422015
Silva MAM, Pinheiro AKB, Souza AMA, Moreira ACA. Promoção da saúde em ambientes hospitalares. Rev Bras Enferm. [Internet]. 2011 [citado em 12 fev 2018]; 64(3):596-9. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672011000300027
Martins VF. Hospitais universitários federais e a nova reestruturação organizacional: o primeiro olhar, uma análise de um hospital universitário. Rev Adm Contab. [Internet]. 2011 [citado em 10 out 2017]; 3(2):4-22. Disponível em: http://www.reacfat.com.br/index.php/reac/article/view/27
Cabral JR. Oficinas de educação em saúde com idosos: uma estratégia de promoção da qualidade de vida. Rev Enferm Digit Cuid Promoç Saúde [Internet]. 2015. [citado em 18 out 2017]; 1(2):71-5. DOI: http://www.dx.doi.org/10.5935/2446-5682.20150011
Ribeiro CRB, Sobóia VM. Popular education in health with fishermen: an experience outside the nurse´s “comfort zone”. Rev Pesqui Cuid Fundam. [Internet]. 2015 [citado em 13 mar 2018]; 7(3):2846-52. DOI: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i3.2846-2852
Silva KL, Araújo FL, Santos FBO, Andrade AM, Basílio NC, Sena RR. O que vem se falando por aí em competências no ensino da promoção da saúde na formação do enfermeiro? ABCS Health Sciences [Internet]. 2015[Citado em nov 2017]; 40(3):286-93. DOI: 10.7322/abcshs.v40i3.809
Saporetti GM, Miranda PSC, Belisário SA. O profissional de educação física e a promoção da saúde em núcleos de apoio à saúde da família. Trab Educ Saúde [Internet]. 2016 [citado em 11 set 2017]; 14(2):523-43. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sip00113
Rosin SM, Gonçalves ACA, Hidalgo MM. Programa de educação tutorial: lutas e conquistas. ComInG [Internet]. 2017 [citado em 20 nov 2017]; 2(1):70-9. DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2448190424495
Carvalho BC, Peduzzi M, Mandú ENT, Ayres JRCM. Trabalho e intersubjetividade: reflexão teórica sobre sua dialética no campo da saúde e enfermagem. Rev Latinoam Enferm. [Internet]. 2012 [citado em 22 set 2017]; 20(1):[8 telas]. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692012000100004
Coriolano-Marinus MWV, Queiroga BAM, Moreno LR, Lima LS. Comunicação nas práticas em saúde: revisão integrativa da literatura. Saúde Soc. [Internet]. 2014 [citado em 22 set 2017]; 23(4):1356-69. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902014000400019
Almeida TJ, Salvador PTCO, Alves KYA, Sousa ICA. Playful education in health: report of an experience of “luminescent nurses”. Rev Pesqui Cuid Fundam. [Internet]. 2013 [citado em 12 nov 2017]; 5(5):122-30. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/1642/pdf_1009
Pinto ACM, Oliveira IV, Santos ALS, Silva LES, Izidoro GSL, Mendonça RD et al. Percepção dos alunos de uma universidade pública sobre o Programa de Educação pelo Trabalho para a saúde. Ciência & Saúde Coletiva [Internet]. 2013 [citado em fev 2018]; 18(8):2201-10. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232013000800004
Pinto JMR. A teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas: conceitos básicos e possibilidades de aplicação à administração escolar. Paidéia (Ribeirão Preto) [Internet]. 1995 [citado em 12 set 2017]; 8-9:77-96. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X1995000100007
Ruiz MJF. A ação comunicativa na práxis pedagógica: um estudo a partir de Habermas. [dissertação]. Londrina: Universidade Estadual de Londrina; 2006. 106p.
Alves MA, Mello PL. Consciência social, comunidade ética e crítica da alienação em Habermas. Aufklärung, Rev Filos. [Internet]. 2016 [citado em 12 set 2017]; 3(2):101-12. DOI: https://doi.org/10.18012/arf.2016.30417
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.