Desafios formativos para a prática em redes: atenção à saúde baseada em evidências
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v7i4.3733Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Capacitação Profissional, Prática Clínica Baseada em EvidênciasResumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre os desafios para a formação crítica dos profissionais em saúde para atuação em redes no Sistema Único de Saúde. Trata-se de ensaio reflexivo cujo arcabouço teórico-metodológico foi pautado na Epidemiologia Crítica Social realizado a partir de 2017. Como categorias discursivas apresenta: A organização de Redes de Atenção à Saúde pautadas em evidências e, A Revisão Realista como método de síntese de evidências para atuação em redes. Na contemporaneidade emerge como desafio a busca pelo compromisso com a cobertura universal de saúde, por meio do fortalecimento da qualificação profissional e valorização dos recursos humanos para a saúde. Torna-se essencial a formação em saúde direcionada a efetivação das redes em saúde, de forma a permitir uma aproximação precoce às estruturas do sistema de saúde que dialoguem tanto com a complexidade dos cenários, a diversidade dos modos de vida das comunidades e a prática baseada em evidências, de modo que a revisão realista se mostra como uma das estratégias metodológicas para incorporação das evidências no cenário complexo vivido pela Atenção Primária.
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