Conhecimento e satisfação dos usuários de uma unidade básica sobre os serviços de saúde
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v8i2.4334Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Sistema Único de Saúde, Atenção à Saúde, Estratégia de Saúde da FamíliaResumo
Este é um estudo quantitativo, realizado em 2015, com o objetivo de verificar o conhecimento e satisfação dos usuários de uma Unidade Básica de Saúde do Município de Uberaba, MG sobre os serviços do Sistema Único de Saúde. Foi aplicado um questionário semiestruturado a usuários que aguardavam atendimento na sala de espera. Participaram 370 usuários, sendo 273 (73,8%) mulheres, com idades idade entre 18 e 99 (45,19±16,47) anos. A média de satisfação com os serviços em uma escala de 0 a 10 foi de 7,26±2,21. A investigação do conhecimento dos participantes sobre a os serviços oferecidos pela Unidade Básica de Saúde indicou que a vacinação (88,4%), acompanhamento pré-natal (81,6%), tratamento dentário (81,4%), saúde bucal (75,4%) e exame preventivo para câncer de colo de útero (74,3%) foram os mais reconhecidos. A maioria desconhece o serviço de acompanhamento para cessação tabágica (53%). Na avaliação do conhecimento dos serviços da Rede de Atenção à saúde (55,1%) e que cuidados de baixa complexidade e gravidade poderiam ser resolvidas na Unidade Básica (60,8%) responderam adequadamente. Os usuários são esclarecidos quanto: à universalidade e a gratuidade, ações de prevenção de doenças e promoção da saúde, mas demonstraram dificuldade em associar a atenção básica como assistência integral à saúde.
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