Desempenho motor em crianças pela Movement Assessment Battery for Children-2: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v8i1.4449

Palavras-chave:

Desempenho psicomotor, Destreza motora, Equilíbrio postural.

Resumo

Esta é uma revisão integrativa que tem como objetivo identificar e descrever o desempenho motor de crianças dos sete aos dez anos de idade, por meio da escala Movement Assessment Battery for Children- segunda edição (MABC-2). Considerou-se as bases de dados: BVS, Scielo, PubMed, Scopus, Science Direct e Web of Science, com descritores português e inglês: MABC-2, desempenho motor, destreza motora e equilíbrio. Como critério de inclusão, considerou-se uso da MABC-2; estudos transversais, sete a dez anos, artigos publicados de 2007 até 2018. A busca resultou em 22 artigos, das quais se apresentaram a partir de 2010 e considerando crianças de cinco a catorze anos. Para avaliar a qualidade metodológica dos artigos transversais utilizou-se a escala Loney adaptada e todos foram classificados com boa qualidade metodológica. Na descrição do desempenho motor as crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação, Transtorno do Espectro Autista e Síndrome de Noonan foram classificadas com dificuldade do movimento, e as crianças prematuras e com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor com risco de dificuldade do movimento.

Biografia do Autor

Maria Fernanda Sabongi Izeppi, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Fisioterapia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Caroline de Oliveira, UFTM

Graduada em Fisioterapia pela UFTM

Karina Pereira, UFTM

Docente no curso de Fisioterapia na UFTM e no Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia na UFTM

Referências

Haywood KM, Getchell N. Desenvolvimento motor ao longo da vida [Internet]. 6ed. Porto Alegre: Artmed; 2016 [citado em 20 set 2018]. Disponível em: https://www.saraiva.com.br/desenvolvimento-motor-ao-longo-da-vida-6-ed-2016-9280450.html

Rosa Neto F, Amaro KN, Prestes DB, Arab C. O esquema corporal de crianças com dificuldade de aprendizagem. Psicol Esc Educ. [Internet]. 2011 [citado em 12 nov 2018]; 15(1):15-22. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pee/v15n1/02.pdf

Gueze RH, Jongmans MJ, Schoemaker MM, Smits-Engelsman BC. Clinical and research diagnostic criteria for developmental coordination disorder: a review and discussion. Hum Mov Sci. [Internet]. 2001 [citado em 13 out 2018]; 20(1-2):7-47. Disponível em: https://ac-els-cdn.ez33.periodicos.capes.gov.br/S0167945701000276/1-s2.0-S0167945701000276-main.pdf?_tid=64f240c8-854a-4567-8436-bb0bb856e42a&acdnat=1552564806_b5d32e97e0c88a9fe187152f53fd3089

Ungerleider LG, Doyon J, Karni A. Imaging brain plasticity during motor skill learning. Neurobiol Learn Mem. [Internet]. 2002 [citado em 25 nov 2018]; 78(3):553-64. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1074742702940918?via%3Dihub

Morgado CFR. Motricidade fina de crianças em idade pré-escolar. [dissertação]. Almada, Portugal: Instituto Piaget Campus Universitário de Almada; 2017.

Wiener-Vacher SR. Vestibular disorders in children. Int J Audiol. 2008; 47(9):578-3.

Lourenço EA, Lopes KC, Pontes Jr A, Oliveira MH, Umemura A, Vargas AL. Distribution of neurotological findings in patients with cochleovestibular dysfunction. Rev Bras Otorrinolaringol. [Internet]. 2005 [citado em 23 out 2018]; 71(3):288-96. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rboto/v71n3/en_a05v71n3.pdf

Rocha D. Equilíbrio em crianças e jovens cegos e de baixa visão: efeito de preferência podal e da atividade física [Internet]. [dissertação]. Porto, Portugal: Faculdade de Desporto, Universidade do Porto; 2015 [citado em 24 nov 2018]. Disponível em: https://sigarra.up.pt/flup/pt/pub_geral.pub_view?pi_pub_base_id=36616

Longhi JR, Basei AP. A importância de trabalhar o equilíbrio das crianças com idade entre 4 e 6 anos da educação infantil. Efdeportes.com [Internet]. 2010 [citado em 11 jan 2019]; 15(143):[não paginado]. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd143/o-equilibrio-das-criancas-da-educacao-infantil.htm

Aertssen W, Bonney E, Ferguson G, Smits-Engelsman B. Subtyping children with developmental coordination disorder based on physical fitness outcomes. Hum Mov Sci. [Internet]. 2018 [citado em 10 out 2018]; 60:87–97. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0167945718300125?via%3Dihub

Dantas LEBPT, Manoel EJ. Crianças com dificuldades motoras: questões para a conceituação do transtorno do desenvolvimento da coordenação. Movimento (Porto Alegre) [Internet]. 2009 [citado em 11 set 2018]; 15(3):293–313. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/3908/5591

Valentini NC. Percepções de competência e desenvolvimento motor de meninos e meninas: um estudo transversal. Movimento (Porto Alegre) [Internet]. 2007 [citado em 10 nov 2018]; 8(2):51-62. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/2642

Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto Enferm. [Internet]. 2008 [citado em 5 ago 2018]; 17(4):758–64. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v17n4/18.pdf

Henderson S, Sugden DA, Barnett AL. Movement assessment battery for children. 2nd ed. London: Pearson; 2007.

Loney PL, Chambers LW, Bennett KJ, Roberts JG, Stratford PW. Critical appraisal of the health research literature: prevalence or incidence of a health problem. Chronic Dis Can. [Internet]. 1998 [citado em 3 jan 2019]; 19(4):170-6. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Larry_Chambers/publication/13259110_Critical_Appraisal_of_the_Health_Research_Literature_Prevalence_or_Incidence_of_a_Health_Problem/links/02e7e51af8a9d37f70000000.pdf

Dornelas LF, Magalhães LC. Functional performance of school children diagnosed with developmental delay up to two years of age. Rev Paul Pediatr. [Internet]. 2016 [citado em 11 nov 2018]; 34(1):78-85. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rpp/v34n1/0103-0582-rpp-34-01-0078.pdf

Wilson PH. Practitioner review: approaches to assessment and treatment of children with DCD: an evaluative review. J Child Psychol Psychiatr. [Internet]. 2005 [citado em 13 nov 2018]; 46(8):806-23. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/j.1469-7610.2005.01409.x

Van Waelvelde H, De Weerdt W, De Cock P, Smits-Engelsman BCM. Aspects of the validity of the Movement Assessment Battery for Children. Hum Mov Sci. [Internet]. 2004 [citado em 8 set 2018]; 23(1):49-60. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0167945704000247?via%3Dihub

Tseng Y-T, Tsai C-L, Chen F-C, Konczak J. Wrist position sense acuity and its relation to motor dysfunction in children with developmental coordination disorder. Neurosci Lett. [Internet]. 2018 [citado em 23 out 2018]; 674:106-11. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0304394018302088?via%3Dihub

Raz-Silbiger S, Lifshitz N, Katz N, Steinhart S, Cermak SA, Weintraub N. Relationship between motor skills, participation in leisure activities and quality of life of children with Developmental Coordination Disorder: Temporal aspects. Res Dev Disabil. [Internet]. 2015 [citado em 21 set 2018]; 38:171-80. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0891422214005174?via%3Dihub

Prunty M, Barnett AL, Wilmut K, Plumb M. Visual perceptual and handwriting skills in children with Developmental Coordination Disorder. Hum Mov Sci. [Internet]. 2016 [citado em 13 out 2018]; 49:54-65. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0167945716300793?via%3Dihub

Li K, Su W, Fu H, Pickett KA. Kinesthetic deficit in children with developmental coordination disorder. Res Dev Disabil. [Internet]. 2015 [citado em 26 out 2018]; 38:125-33. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0891422214005186?via%3Dihub

Ferguson GD, Wilson PH, Smits-Engelsman BCM. The influence of task paradigm on motor imagery ability in children with Developmental Coordination Disorder. Hum Mov Sci. [Internet]. 2015 [citado em 28 nov 2018]; 44:81-90. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0167945715300269?via%3Dihub

Cheng C-H, Ju Y-Y, Chang H-W, Chen C-L, Pei Y-C, Tseng KC, et al. Motor impairments screened by the Movement Assessment Battery for Children-2 are related to the visual-perceptual deficits in children with Developmental Coordination Disorder. Res Dev Disabil. [Internet]. 2014 [citado em 30 set 2018]; 35(9):2172–9. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0891422214002157?via%3Dihub

Blanchard CCV, McGlashan HL, French B, Sperring RJ, Petrocochino B, Holmes NP. Online control of prehension predicts performance on a standardized Motor Assessment Test in 8- to 12-year-old children. Front Psychol. [Internet]. 2017 [citado em 18 ago 2018]; 8:374. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5352659/pdf/fpsyg-08-00374.pdf

Tsang WWN, Guo X, Fong SSM, Mak K-K, Pang MYC. Activity participation intensity is associated with skeletal development in pre-pubertal children with developmental coordination disorder. Res Dev Disabil. [Internet]. 2012 [citado em 15 out 2018]; 33(6):1898-904. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S089142221200131X?via%3Dihub

Fong SSM, Lee VYL, Chan NNC, Chan RSH, Chak W-K, Pang MYC. Motor ability and weight status are determinants of out-of-school activity participation for children with developmental coordination disorder. Res Dev Disabil. [Internet]. 2011 [citado em 12 set 2018]; 32(6):2614-23. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0891422211002496?via%3Dihub

Miranda TB, Beltrame TS, Cardoso FL. Desempenho motor e estado nutricional de escolares com e sem transtorno do desenvolvimento da coordenação. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum. [Internet]. 2010 [citado em 14 set 2018]; 13(1):59-66. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbcdh/v13n1/09.pdf

Reis MS, Lisboa T, Maestri Alexandre J, Capistrano R, Libardoni J, Beltrame T. Associação entre fatores antropométricos e desempenho de escolares em tarefas motoras de equilíbrio. Fisioter Bras. [Internet]. 2017 [citado em 10 out 2018]; 1818:580-8. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/321687122_Associacao_entre_fatores_antropometricos_e_desempenho_de_escolares_em_tarefas_motoras_de_equilibrio_Association_between_anthropometric_factors_and_the_performance_of_schoolchildren_in_balance_motor_ta

Wilson MR, Miles CAL, Vine SJ, Vickers JN. Quiet eye distinguishes children of high and low motor coordination abilities. Med Sci Sports Exerc. [Internet]. 2013 [citado em 11 nov 2018]; 45(6):1144-51. Disponível em: https://insights.ovid.com/crossref?an=00005768-201306000-00018

Santos MMA, Ribeiro SML, Pellegrini AM, Rocha PRH, Hiraga CY. Crianças com dificuldades motoras apresentam baixos níveis de aptidão física? Motriz Rev Educ Fis. [Internet]. 2012 [citado em 14 set 2018]; 18(4):748-56. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/motriz/v18n4/a13v18n4.pdf

Dirksen T, De Lussanet MHE, Zentgraf K, Slupinski L, Wagner H. Increased throwing accuracy improves children’s catching performance in a ball-catching task from the Movement Assessment Battery (MABC-2). Front Psychol. [Internet]. 2016 [citado em 10 set 2018]; 7:1122. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4963397/pdf/fpsyg-07-01122.pdf

Liu T. Sensory processing and motor skill performance in elementary school children with autism spectrum disorder. Percept Mot Skills [Internet]. 2013 [citado em 9 out 2018]; 116(1):197-209. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.2466/10.25.PMS.116.1.197-209

Ament K, Mejia A, Buhlman R, Erklin S, Caffo B, Mostofsky S, et al. Evidence for specificity of motor impairments in catching and balance in children with autism. J Autism Dev Disord. [Internet]. 2015 [citado em 8 out 2018]; 45(3):742-51. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4342267/

Higashionna T, Iwanaga R, Tokunaga A, Nakai A, Tanaka K, Nakane H, et al. Relationship between motor coordination, cognitive abilities, and academic achievement in Japanese children with neurodevelopmental disorders. Hong Kong J Occup Ther. [Internet]. 2017 [citado em 17 set 2018]; 30:49-55. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1569186117300530

Papadopoulos N, Rinehart N, Bradshaw JL, McGinley JL. Brief report: children with ADHD without co-morbid autism do not have impaired motor proficiency on the movement assessment battery for children. J Autism Dev Disord. [Internet]. 2013 [citado em 7 set 2018]; 43(6):1477-82. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs10803-012-1687-5

American Psychiatric Association. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais [Internet]. 5ed. Porto Alegre: Artmed; 2014 [citado em 12 nov 2018]. Disponível em: https://aempreendedora.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Manual-Diagn%C3%B3stico-e-Estat%C3%ADstico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5.pdf

Ansuini C, Podda J, Battaglia FM, Veneselli E, Becchio C. One hand, two hands, two people: Prospective sensorimotor control in children with autism. Dev Cogn Neurosci. [Internet]. 2018 [citado em 22 nov 2018]; 29:86-96. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1878929316301694?via%3Dihub

Croonen EA, Essink M, Van der Burgt I, Draaisma JM, Noordam C, Nijhuis-van der Sanden MWG. Motor performance in children with Noonan syndrome. Am J Med Genet. [Internet]. 2017 [citado em 21 nov 2018]; 173(9):2335-45. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/ajmg.a.38322

Moreira RS, Magalhães LC, Dourado JS, Lemos SM, Alves CR. Factors influencing the motor development of prematurely born school-aged children in Brazil. Res Dev Disabil. [Internet]. 2014 [citado em 28 nov 2018]; 35(9):1941-51. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24858787

Publicado

2020-03-01

Como Citar

Izeppi, M. F. S., Oliveira, C. de, & Pereira, K. (2020). Desempenho motor em crianças pela Movement Assessment Battery for Children-2: revisão integrativa. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 8(1), 126–136. https://doi.org/10.18554/refacs.v8i1.4449

Edição

Seção

Revisão