O paradoxo do planejamento das ações para a prevenção do HIV/AIDS em uma escola pública
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v8i1.4453Palavras-chave:
Promoção da saúde, Doenças sexualmente transmissíveis, Estudantes.Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar o planejamento das práticas educativas para a prevenção do HIV/Aids realizadas com estudantes de uma escola pública da região sul do Brasil. Esta é uma pesquisa qualitativa desenvolvida com seis profissionais de uma equipe de Estratégia de Saúde da Família envolvidos com atividades educativas em escola pública, através de análise de conteúdo temático e diário de campo, no ano de 2016. Emergiram duas categorias: Organização do conteúdo e materiais educativos; e, Fluxo do planejamento. Evidenciou-se, que os materiais e conteúdos utilizados não dialogavam com a realidade dos estudantes, pois traziam valores distintos da comunidade e que o fluxo do planejamento era unidirecional. Assim, é necessário que os educadores planejem momentos de educação em saúde que dialoguem com a realidade e o contexto dos educandos e que as ações sejam construídas com a participação da comunidade escolar.
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