Estratégia para promoção do uso racional de medicamentos na Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v8i1.4456

Palavras-chave:

Promoção da saúde, Uso excessivo de medicamentos prescritos, Educação em saúde.

Resumo

Este estudo teve como objetivo descrever ações de educação em saúde e analisar o perfil farmacoterapêutico de alunos da modalidade de educação de jovens e adultos. Trata-se de um estudo que analisa as contribuições das ações educativas em saúde voltadas para uma turma do Ciclo I, composta por 24 alunos, com idade entre 21 a 62 anos, matriculados em instituição pública de ensino do município de João Pessoa, Paraíba, Brasil. Na caracterização do perfil farmacoterapêutico foram identificadas cinco interações medicamentosas entre os medicamentos por eles utilizados, principalmente aqueles isentos de prescrição, apontando a ocorrência da prática da automedicação. As classes de medicamentos mais utilizadas pelo grupo foram: anti-hipertensivos, benzodiazepínicos, analgésicos, anti-inflamatórios não esteroidais e inibidores da bomba de prótons. As atividades realizadas nas ações de educação em saúde foram centralizadas no autocuidado, com o foco no impacto da qualidade de vida desses alunos.

Biografia do Autor

Danielle da Nóbrega Alves, Universidade Federal da Paraíba

Odontóloga da Universidade Federal da Paraíba - setor de triagem do Centro de Ciências da Saúde. Campus I- João Pessoa- PB. Especialista em endodontia pelo Núcleo de Estudos e Aperfeiçoamentos Odontológicos. Mestre em ciências Odontológicas pelo programa de pós-graduação em Odontologia. Doutoranda em Farmacologia pelo  Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos.

David Henrique Xavier Barbosa, Universidade Federal da Paraíba

Graduando pela Universidade Federal da Paraíba

Maria Rejane Cruz de Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em ciências odontológicas pela Universidade Federal da Paraíba

Maria Laura Pimentel Andrade da Rocha, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Odontologia pela Universidade Federal da Paraíba

Paula Tayanne Pontes de Souto, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Odontologia pela Universidade Federal da Paraíba

Susana Thaís Pedroza Rodrigues da Cunha, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Odontologia pela Universidade Federal da Paraíba

Marcela Bandeira de Mello Almeida, Prefeitura Municipal de João Pessoa - PB

Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Gisely Maria Freire Abílio Abílio, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Farmacologia pelo Programa de Pós-graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba.

Ricardo Dias de Castro, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Odontologia (Odontologia Preventiva e Social) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutor em Farmacologia pelo Programa de Pós-graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

2020-03-01

Como Citar

Alves, D. da N., Barbosa, D. H. X., de Araújo, M. R. C., da Rocha, M. L. P. A., de Souto, P. T. P., Cunha, S. T. P. R. da, Almeida, M. B. de M., Abílio, G. M. F. A., & Castro, R. D. de. (2020). Estratégia para promoção do uso racional de medicamentos na Educação de Jovens e Adultos. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 8(1), 49–56. https://doi.org/10.18554/refacs.v8i1.4456

Edição

Seção

Artigos originais