Estratégia para promoção do uso racional de medicamentos na Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v8i1.4456Palavras-chave:
Promoção da saúde, Uso excessivo de medicamentos prescritos, Educação em saúde.Resumo
Este estudo teve como objetivo descrever ações de educação em saúde e analisar o perfil farmacoterapêutico de alunos da modalidade de educação de jovens e adultos. Trata-se de um estudo que analisa as contribuições das ações educativas em saúde voltadas para uma turma do Ciclo I, composta por 24 alunos, com idade entre 21 a 62 anos, matriculados em instituição pública de ensino do município de João Pessoa, Paraíba, Brasil. Na caracterização do perfil farmacoterapêutico foram identificadas cinco interações medicamentosas entre os medicamentos por eles utilizados, principalmente aqueles isentos de prescrição, apontando a ocorrência da prática da automedicação. As classes de medicamentos mais utilizadas pelo grupo foram: anti-hipertensivos, benzodiazepínicos, analgésicos, anti-inflamatórios não esteroidais e inibidores da bomba de prótons. As atividades realizadas nas ações de educação em saúde foram centralizadas no autocuidado, com o foco no impacto da qualidade de vida desses alunos.
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