A formação universitária e a escuta da violência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v8i0.4745

Palavras-chave:

Violência, Psicanálise, Universidades, Saúde Pública.

Resumo

Esta é uma pesquisa qualitativa ancorada no método psicanalítico, realizada em 2016 e que teve como objetivo apreender os desafios e as possibilidades do profissional em formação frente à escuta da violência. O estudo se configurou com base em 18 encontros de 2013 a 2015 do Projeto de Extensão (Re)significando a dor e superando o silêncio: a assistência à vítima de violência sexual”, formado por 13 graduandos dos cursos de Enfermagem, Medicina e Psicologia de uma universidade pública federal. Apresenta-se falas dos alunos sobre a compreensão da violência após a participação no grupo com uso do grupo operativo e grupo de discussão e, como registro para análise, utilizou-se o diário clínico. A pesquisa permitiu identificar desafios na formação universitária em relação à escuta do sofrimento e demonstrou a importância de reconhecer e dar lugar às mobilizações que a escuta da violência produz nos sujeitos que se abrem, ética e politicamente, para tal escuta.

Biografia do Autor

Bruna Afonso Gibim

Psicóloga. Psicanalista. Especialista em Programas e Projetos Sociais. Mestre em Psicologia

Anamaria Silva Neves, Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Psicóloga. Mestre, Doutora e Pós-Doutora em Psicologia. Professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia

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Publicado

2020-08-11

Como Citar

Gibim, B. A., & Neves, A. S. (2020). A formação universitária e a escuta da violência. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 8, 702–710. https://doi.org/10.18554/refacs.v8i0.4745