Acompanhando famílias em processo de reconfiguração: representações atribuídas pelos genitores egressos das “oficinas de parentalidade”
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v8i0.4746Palavras-chave:
Família, Poder familiar, Divórcio.Resumo
Este estudo teve por objetivo relatar as representações atribuídas pelos genitores às intervenções realizadas no projeto de extensão “Oficinas de Parentalidade” após dois meses da participação. Trata-se de um estudo empírico amparado na abordagem qualitativa de pesquisa, no qual foram realizadas entrevistas estruturadas entre 2016 a 2017. As respostas emitidas pelos 126 genitores que participaram do estudo foram analisadas via técnica de análise de conteúdo de Bardin, resultando em três categorias: : Impactos das “oficinas de parentalidade” para a vida dos participantes e seus filhos; Reavaliando os conceitos a respeito de ex-cônjuges e família reconstituída; e Aprendendo com o Grupo. A maioria dos entrevistados relatou ser positiva a participação nas oficinas e que refletiu sobre a forma de agir com os filhos menores e com o ex-cônjuge após a dissolução conjugal, o que indica a possibilidade de crescimento e aprendizagem com a experiência em grupo, bem como a efetivação de reavaliações importantes na esfera dos relacionamentos interpessoais e familiares. Isto pode gerar proteção as crianças e adolescentes de possíveis danos psicossociais decorrentes dos conflitos vivenciados após o divórcio.
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