Relações sociais de adolescentes com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v8i0.4747

Palavras-chave:

Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, Participação social, Adolescente.

Resumo

Esta é uma pesquisa exploratória e descritiva, de natureza qualitativa, realizada em 2016, com o objetivo de analisar e descrever as relações sociais de adolescentes com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade em tratamento no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil. Participaram cinco adolescentes em tratamento, utilizando um roteiro de entrevista semiestruturado que abordou as relações sociais e aspectos sobre o entretenimento. Obtiveram-se três categorias: Entretenimento, Amizade e Família. Verificou-se boas relações sociais com amigos e familiares; e que o entretenimento se faz presente na vida diária dos adolescentes. Apesar da presença de transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, os adolescentes não são excluídos por seus amigos e familiares.

Biografia do Autor

  • Fernanda Bachur Resende
    Terapeuta Ocupacional. Equoterapeuta
  • Erika Renata Trevisan, Curso de Terapia Ocupacional da UFTM
    Terapeuta Ocupacional. Especialista em Saúde Pública e Saúde Mental. Mestre e Doutora em Ciências Médicas. Doutora em Atenção à Saúde. Pós Doutora em Psicologia. Professora Adjunta do Curso de Terapia Ocupacional da UFTM
  • Andrea Ruzzi Pereira, Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro
    Terapeuta Ocupacional. Especialista em Tecnologias em Saúde Mental. Mestre em Enfermagem Psiquiátrica. Doutora em Atenção à Saúde. Professora Adjunta do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro 

Referências

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Publicado

2020-08-11

Como Citar

Relações sociais de adolescentes com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, [S. l.], v. 8, p. 719–726, 2020. DOI: 10.18554/refacs.v8i0.4747. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs/article/view/4747. Acesso em: 17 maio. 2025.