Educação em saúde no ensino de graduação em enfermagem: percepção dos acadêmicos
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v9i4.4794Palavras-chave:
Educação em Saúde, Educação em Enfermagem, Estudantes de Enfermagem, Educação Superior, Ensino.Resumo
Trata-se de estudo qualitativo de caráter descritivo e exploratório, realizado entre novembro de 2018 e abril de 2019, em uma universidade pública federal com objetivo de identificar a percepção de graduandos em enfermagem acerca da disciplina Educação em Saúde. A coleta de dados foi realizada por meio de um instrumento semiestruturado e entrevista, e a análise pelo Discurso do Sujeito Coletivo. Participaram 35 acadêmicos do nono e décimo períodos, dos quais: 80% do sexo feminino e 20% do sexo masculino; com média de idade de 24 anos; 54,28% do décimo período e 45,72% do nono período; 77,14% solteiros. Emergiram quatro ideias centrais: Importância da disciplina de Educação em Saúde para o desenvolvimento acadêmico; Práticas da disciplina de Educação em Saúde pelo olhar dos discentes; Disciplina de Educação em Saúde como estratégia de ensino para população; e Visão crítica do aprender educação em saúde. Verificou-se que a disciplina Educação em Saúde no contexto de formação do acadêmico de enfermagem pode qualificar sua atuação, mostrando-se como ferramenta de trabalho e estratégia de promoção da saúde e prevenção de agravos.
Referências
Vieira SL, Silva GTR, Silva RMO, Amestoy SC. Diálogo e ensino-aprendizagem na formação técnica em saúde. Trab. Educ. Saúde [Internet]. 2020 [citado em 20 mar. 2021]; 18(s1):1-25. doi: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00253
Paulino VCP, Silva LA, Prado MA, Barbosa MA, Porto CC. Training and skills for teaching in nursing undergraduate courses. J. Health NPEPS [Internet]. 2017 [citado em 27 Abr 2020]; 2(1):272-84. doi: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n1.1954
Camila APLA, Fernandes DR, Amorim FCM, Veras JMMF, Oliveira ADS, Carvalho HEF, et al. O enfermeiro docente e o diabetes mellitus gestacional: o olhar sobre a formação. Enferm. Foco (Brasília) [Internet]. 2019 [citado em 26 abr. 2020]; 10(1):111-16. doi: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2019.v10.n1.1954
Falkenberg MB, Benites MTPL, Moraes EP, Souza EM. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciênc. Saúde Colet. [Internet]. 2014 [citado em 26 abr. 2020]; 19(3):847-52. doi http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232014193.01572013
Azevedo PRA, Sousa MM, Sousa NF, Oliveira SHS. Health education shares in the context of chronic diseases: integrative review. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J. Online) [Internet]. 2018 [citado em 20 Abr 2020]; 10(1):260-67. doi: http://dx.doi.org/ 10.9789/2175-5361.2018.v10i1.260-267
Mello AL, Brito LJS, Terra MG, Camelo SH. Estratégia organizacional para o desenvolvimento de competências de enfermeiros: possibilidades de Educação Permanente em Saúde. Esc. Anna Nery Rev. Enferm [Internet]. 2018 [citado em 02 mar. 2020]; 22(1):1-10. doi: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2017-0192
Mallmann DG, Galindo NNM, Sousa JC, Vasconcelos EMR. Educação em saúde como principal alternativa para promover a saúde do idoso. Ciênc. Saúde Coletiva [Internet]. 2015 [citado em 25 abr. 2020]; 20(6):1763-72. doi: https://doi.org/10.1590/1413-81232015206.02382014
Figueira AB, Amestoy SC, Cecagno D, Tristão FS, Trindade LL, Correa VA. Visão do enfermeiro frente à prática da educação em saúde no ambiente hospitalar. Cogitare Enferm [Internet]. 2013 [citado em 30 abr. 2020]; 18(2):3010-6. doi: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v18i2.32580
Pennafort VPS, Silva ANS, Queiroz MVO. Percepções de enfermeiras acerca da prática educativa no cuidado hospitalar a crianças com diabetes. Rev. Gaúch Enferm [Internet]. 2014 [citado em 30 Abr. 2020]; 35(3):130-6. doi: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2014.03.43313
Damiance PRM, Tonete VLP, Daibem DML, Ferreira MLSM, Bastos JRM. Formação para o SUS: uma análise sobre as concepções e práticas pedagógicas em saúde coletiva. Trab. Educ. Saúde [Internet]. 2016 [citado em 30 Abr 2020]; 14(3)699-721. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sol00014
Ministério da Saúde (Brasil). Parecer nº 1.133 de 7 de outubro de 2001. Dispõe as Diretrizes Curriculares para os cursos de graduação de Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição e Odontologia. Brasília, DF, 07 ago 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/ces1133.pdf
Magnago C, Pierantoni CR. A formação de enfermeiros e sua aproximação com os pressupostos das Diretrizes Curriculares Nacionais e da Atenção Básica. Ciênc. Saúde Coletiva [Internet]. 2020 [citado em 30 abr 2020]; 25(1):15-24. doi: https://doi.org/I: 10.1590/1413-81232020251.28372019
Moraes BA, Costa NMSC. Understanding the curriculum the light of training guiding health in Brazil. Rev. Esc. Enferm. USP [Internet]. 2016 [citado em 26 Abr 2020]; 50(spe)9-16. doi: https://doi.org/10.1590/S0080-623420160000300002
Lefevre, F, Lefevre AMC. Discourse of the collective subject: social representations and communication interventions. Texto & Contexto Enferm [Internet]. 2014 [citado em 09 Abr 2020]; 23(2):502-7. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072014000000014
Mota MS, Gomes GC, Petuco VM. Repercussions in the living process of people with stomas. Texto & Contexto Enferm [Internet]. 2016 [citado em 30 Abr 2020]; 25(1):e1260014. doi: https://doi.org/10.1590/0104-070720160001260014
Halse KME, Fonn M. Health education and the pedagogical role of the nurse: Nursing students learning in the clinical setting. J Nurs Educ Pract. 2014 [citado em 20 mar. 2021]; 4(3):30-37. doi: https://doi.org/10.5430/jnep.v4n3p30
Smith EMT. Junior baccalaureate nursing students: Factors that predict success. J Nurs Educ Pract. [citado em 20 mar 2021]; 10(12). doi: https://doi.org/10.5430/jnep.v10n12p1
Jesus MEF, Silva ABBF, Ramos JLC, Porcino C, Evangelista RP. Educação em saúde: concepções de discentes da graduação em enfermagem. Braz. Ap. Sci. Rev. [Internet]. 2019 [citado em 30 abr. 2020]; 3(5):2263-75. doi: https://doi.org/10.34115/basrv3n5-028
Silva PLN, Almeida SG, Martins AG, Gamba MA, Alves ECS, Silva JRF. Práticas educativas sobre violência contra a mulher na formação de universitários. Rev. Bioét [Internet]. 2016 [citado em 14 abr. 2020]; 24(2):276-85. doi: https://doi.org/10.1590/1983-80422016242128
Barbosa AS, Andrade GCL, Pereira CO, Falcão IV. A interdisciplinaridade vivenciada em um grupo de idosos de uma unidade de saúde da família do Recife. Rev. APS [Internet]. 2016 [citado em 30 abr. 2020]; 19(2):315-20. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/15414
Costa AMS, Reis DA, Rocha TDP, Gomes YS, Mata LM. Educação em saúde em uma escola infantil do interior do Amazonas: Relato de experiência. REVISA [Internet]. 2016 2020 [citado em 25 abr. 2020]; 9(1):125-32. doi: https://doi.org/10.36239/revisa.v9.n1.p125a132
Azevedo IC, Vale LD, Araújo M, Cassiano AN, Silva HS, Cavalcante RD. Compartilhando saberes através da educação em saúde na escola: interfaces do estágio supervisionado em enfermagem. Rev. Enferm. Cent.-Oeste Min [Internet] 2014 [citado em 30 abr. 2020]; 4(1):1048-56. doi: http://dx.doi.org/10.19175/recom.v0i0.565
Oliveira NB, Silva FVC, Assad LG. Competências do Enfermeiro Especialista em Nefrologia. Rev. Enferm. UERJ. [Internet] 2015 [citado em 25 abr. 2020]; 23(3):375–80. doi: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2015.9789
Mello AL, Brito LJS, Terra MG, Camelo SH. Organizational strategy for the development of nurses' competences: possibilities of Continuing Education in Health. Esc. Anna Nery Rev. Enferm [Internet]. 2018 [citado em 25 Abr 2020]; 22(1):20170192. doi: https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2017-0192.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.