O morrer para graduandos em Enfermagem: a contribuição da Psicologia

Autores

  • Gheysa Alves Mendonça Universidade de Uberaba
  • Valtuir Duarte Souza Júnior Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo. Centro Colaborador da OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem.
  • Nivea Lourenço Mendes Santos Universidade de Uberaba
  • Álvaro Silva Santos Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v1i1.492

Palavras-chave:

Psicologia, Enfermagem, Atitude frente a morte

Resumo

A morte para a enfermagem representa uma experiência calcada no saber científico com influência de determinações psicossociais, requerendo assim subsídios de natureza psicológica. O objetivo deste estudo é investigar a percepção de estudantes de enfermagem frente ao processo de morrer e a morte em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com análise de contribuição da psicologia. Pesquisa qualitativa com utilização de entrevista individual semiestruturada e método de Adaptação da Análise de Conteúdo. Os dados foram divididos em duas categorias: concepção prévia e contextualização da situação. A falta de preparo teórico prática e de apoio psicológico para lidar com a morte mostrou-se evidente. A psicologia deve proporcionar subsídios para o exercício da enfermagem através de ações para compreensão e enfrentamento do processo de morrer e da morte.

Biografia do Autor

  • Gheysa Alves Mendonça, Universidade de Uberaba

    Bacharel Psicologia. Pós-graduanda em Psicopatologia Clínica pelo CPG-Centro de Pós Graduação. Coordenadora do Centro de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Uberaba.

  • Valtuir Duarte Souza Júnior, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo. Centro Colaborador da OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem.

    Bacharel Enfermagem. Especialização em UTI com ênfase em urgência e emergência. Mestrando do Programa de Pós Graduação em  Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

  • Nivea Lourenço Mendes Santos, Universidade de Uberaba
    Bacharel Psicologia.
  • Álvaro Silva Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
    Bacharel Enfermagem. Doutorado em Ciências Sociais. Professor Adjunto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

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Publicado

2013-11-27

Edição

Seção

Artigos originais

Como Citar

O morrer para graduandos em Enfermagem: a contribuição da Psicologia. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, [S. l.], v. 1, n. 1, 2013. DOI: 10.18554/refacs.v1i1.492. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs/article/view/492. Acesso em: 16 maio. 2025.