Monitoria de pesquisa em saúde: ferramenta para formação do acadêmico em enfermagem

Autores

  • Lucas Fernando Antunes Gomes Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Nayara Paula Fernandes Martins Molina Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Bethania Ferreira Goulart Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v10i1.5355

Palavras-chave:

Pesquisa, Pesquisa em enfermagem, Educação em enfermagem.

Resumo

Este é um relato de experiência realizado em 2019, numa cidade do interior mineiro, com objetivo de descrever as percepções do discente-monitor a respeito da disciplina de Pesquisa em Saúde. Houve a participação de 12 horas semanais, num total de mais de 100 horas, considerando então uma atividade além da sala de aula (disciplina de 45 horas). Houveram quatro atividades de treinamento e a construção de uma plataforma de trabalho junto aos discentes que o monitor apoiaria. A monitoria acadêmica proporcionou ao monitor o crescimento individual e profissional, possibilitando expandir seus conhecimentos na área de pesquisa científica, bem como o aperfeiçoamento do binômio ensino-aprendizado. Participar do programa de monitoria para um discente que almeja seguir a trajetória acadêmica propiciou o começo da construção profissional e, com a ajuda das docentes, foi possível trilhar um caminho e familiarizar-se com diversas metodologias de ensino.

Biografia do Autor

Lucas Fernando Antunes Gomes, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduando do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Nayara Paula Fernandes Martins Molina, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Atenção à Saúde. Professora Substituta do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Bethania Ferreira Goulart, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Ciências. Professora Adjunta do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

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Publicado

2021-12-19

Edição

Seção

Relato de Experiência