Representações sociais dos impactos da violência escolar no trabalho docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v10i3.5639

Palavras-chave:

Violência, Educação, Local de trabalho, Professores escolares

Resumo

Objetivo: compreender as representações sociais que os professores do ensino médio de uma escola pública têm sobre os impactos da violência escolar em suas práticas. Método: estudo descritivo-exploratório qualitativo, realizado por meio de entrevista semiestruturada de fevereiro a maio de 2019, com professores de uma escola pública do interior paulista, com interpretação pela análise de conteúdo. Resultados: participaram 10 professores, cinco homens e cinco mulheres, com idades entre 30 e 56 anos, e média de 16,5 anos de atuação como docentes, com escolaridade superior e sete deles tinham pós-graduação (cinco especialização e dois mestrado). Emergiram três categorias temáticas: “Política educacional: não está na hora de mudar?”; “Famílias desestruturadas: reflexos na violência escolar”; e “Crenças e dificuldades no manejo da violência escolar: estratégias disponíveis”. Conclusão: propõe-se intervenções legislativas para implementar programas de saúde no local de trabalho, formação e capacitação dos profissionais na temática da violência, a articulação intersetorial das escolas para suporte aos estudantes, famílias e comunidade.

Biografia do Autor

Natalia Alves de Camargo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo -EERP/USP

Psicóloga. Mestranda na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação Enfermagem Psiquiátrica.

Igor de Oliveira Reis, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Programa de Pós Graduação em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Zeyne Alves Pires Scherer, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo -EERP/USP

Enfermeira. Doutora em Enfermagem Psiquiátrica. Professora Associada do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

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Publicado

2022-09-30

Como Citar

Camargo, N. A. de, Reis, I. de O., Baquião, L. S. M., Scherer, E. A., & Scherer, Z. A. P. (2022). Representações sociais dos impactos da violência escolar no trabalho docente. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 10(3), 554–565. https://doi.org/10.18554/refacs.v10i3.5639

Edição

Seção

Artigos originais