Saúde mental infantojuvenil: avaliação de formação continuada junto a professores de sala de recursos multifuncionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v9i0.5654

Palavras-chave:

Educação especial, Educação, Educação continuada, Saúde mental.

Resumo

Este é um estudo transversal exploratório, descritivo e quantiqualitativo realizado em 2016, em dois municípios do interior paulista, com objetivo de avaliar uma proposta de formação continuada para professores de salas de recursos multifuncionais, com foco na temática da saúde mental infanto-juvenil no contexto escolar. Para a coleta de dados foram utilizados dois questionários que buscaram caracterizar os participantes e avaliar a proposta de formação continuada. Participaram de 51 professoras e a formação foi desenvolvida em encontros presenciais e atividades à distância, durante seis meses, totalizando 30 horas. Os resultados revelaram que 98% dos participantes avaliaram positivamente a oportunidade e indicaram contribuições para a prática escolar na atuação junto ao aluno e a família, indicando também a importância da participação de professores de salas de aula regulares. A formação continuada mostrou-se fornecer ferramentas para maximizar oportunidades de permanência e aprendizado de crianças em sofrimento psíquico na escola.

Biografia do Autor

Carolina Elisabeth Squassoni, Centro de Atenção Psicossocial II da Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos

Terapeuta Ocupacional. Mestre e Doutora em Educação Especial. Pós-Doutora em Terapia Ocupacional. Centro de Atenção Psicossocial II da Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos

Sarah Raquel Almeida Lins, Associação Renascer - Centro de Reabilitação e Integração

Terapeuta Ocupacional. Especialista em Docencia do Ensino Superior. Mestre em Terapia Ocupacional. Doutora em Educação Especial. Associação Renascer - Centro de Reabilitação e Integração

Thelma Simões Matsukura, Departamento de Terapia Ocupacional e do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos

Terapeuta Ocupacional. Especialista em Terapia Ocupacional em Psiquiatria. Mestre e Doutora em Saúde Mental. Pós Doutora em Saúde Pública. Professora Titular do Departamento de Terapia Ocupacional e do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos

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Publicado

2021-08-26

Como Citar

Squassoni, C. E., Lins, S. R. A., & Matsukura, T. S. (2021). Saúde mental infantojuvenil: avaliação de formação continuada junto a professores de sala de recursos multifuncionais. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 9, 714–723. https://doi.org/10.18554/refacs.v9i0.5654