Saúde mental infantojuvenil: avaliação de formação continuada junto a professores de sala de recursos multifuncionais
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v9i0.5654Palavras-chave:
Educação especial, Educação, Educação continuada, Saúde mental.Resumo
Este é um estudo transversal exploratório, descritivo e quantiqualitativo realizado em 2016, em dois municípios do interior paulista, com objetivo de avaliar uma proposta de formação continuada para professores de salas de recursos multifuncionais, com foco na temática da saúde mental infanto-juvenil no contexto escolar. Para a coleta de dados foram utilizados dois questionários que buscaram caracterizar os participantes e avaliar a proposta de formação continuada. Participaram de 51 professoras e a formação foi desenvolvida em encontros presenciais e atividades à distância, durante seis meses, totalizando 30 horas. Os resultados revelaram que 98% dos participantes avaliaram positivamente a oportunidade e indicaram contribuições para a prática escolar na atuação junto ao aluno e a família, indicando também a importância da participação de professores de salas de aula regulares. A formação continuada mostrou-se fornecer ferramentas para maximizar oportunidades de permanência e aprendizado de crianças em sofrimento psíquico na escola.
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