Relações entre corpo, mídia e saúde mental: significações de corpos midiatizados no Instagram
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v9i0.5656Palavras-chave:
Aparência física, Meios de comunicação, Rede social, Saúde mental.Resumo
Este é um estudo qualitativo realizado numa cidade do interior mineiro, com objetivo de apresentar perspectivas de influenciadoras digitais sobre o corpo feminino e os significados transmitidos, abordando criticamente possíveis relações entre corpo, mídia e saúde. Foram consideradas imagens e legendas feitas no período de julho a dezembro de 2018 nas contas na rede social Instagram® de duas influenciadoras digitais: uma fitness e outra plus size. Os dados foram analisados pela análise de conteúdo. Três categorias emergiram: Diferenças entre os perfis; Semelhanças entre os perfis; e Postagens e suas influências na vida cotidiana: saúde versus doença. Observou-se semelhanças e diferenças entre os perfis, compreendendo aspectos relacionados ao corpo e mídia e tecendo reflexões sobre saúde. Tais aspectos demonstraram que, apesar do aumento de perfis evidenciando modelos de corpos identificáveis para a maioria das mulheres, o bombardeamento de imagens reforça padrões de beleza magros, que assim definidos aprisionam e adoecem o público feminino, extremamente afetado por baixa autoestima e percepção corporal distorcida, fatores esses que predispõem transtornos alimentares. São urgentes ações educativas em saúde, que considerem a mídia e corpo como fatores relacionáveis, bem como possíveis causadores e mantenedores de transtornos alimentares.
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