Enfrentamento do sofrimento psíquico de estudantes no contexto universitário: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v10i3.5718Palavras-chave:
Angústia psicológica, Estudantes, Adaptação psicológicaResumo
Objetivo: analisar estratégias propostas para o enfrentamento do sofrimento psíquico em estudantes universitários no contexto educacional. Método: revisão integrativa a partir de artigos originais publicados entre 2015 a 2020, nos idiomas inglês, espanhol ou português, nas bases de dados: Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Medical Literature Analysis and Retrievel System Online, Bases de Dados da Enfermagem, Index de Psicologia, SCOPUS-Elsevier, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature. Resultados: foram considerados 26 artigos, com publicação maior em 2020 (50%) e 2019 (23,1%); do continente asiático (46,1%) seguido do continente americano (26,9%); referindo-se a estudantes de diferentes áreas de formação, com abordagem quantitativa e transversal. A sistematização de estratégias mostrou: Estratégia de Detecção do Sofrimento Psíquico; Estratégia de Monitoramento e Avaliação do Sofrimento Psíquico; e Estratégia de Prevenção do Sofrimento Psíquico. Houve destaque na apresentação de vários instrumentos com boa qualidade psicométrica e níveis de confiabilidade, tanto para atendimento quanto para investigações. Conclusão: verificou-se na produção levantada estratégias exitosas de detecção, monitoramento e avaliação do sofrimento psíquico em estudantes, aplicáveis em unidades de saúde em instituições escolares, apontando diretrizes para possíveis intervenções de cuidado, promoção da saúde mental e qualidade de vida.
Referências
Gomes C, Araújo CL, Comonian JO. Sofrimento psíquico na universidade: uma análise dos sentidos configurados por acadêmicos. Rev Psicol Divers Saude [Internet]. 2018 [citado em 12 abr 2020]; 7(2):255-66. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/psicologia/article/view/1909/1830
Cerchiari EAN, Caetano D, Faccenda O. Utilização do serviço de saúde mental em uma universidade pública. Psicol Ciênc Prof. [Internet]. 2005 [citado em 8 jul 2020]; 25(2):252-65. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/T9hPBSm9XbWKxKBfTsdRjGv/?format=pdf&lang=pt
Botti N, Monteiro A, Benjamim M, Queiroz L. Depressão, uso de drogas, ideação e tentativa de suicídio entre estudantes de enfermagem. Rev Enferm UFPE on line [Internet]. 2016 [citado em 11 jun 2020]; 10(7):2611-6. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/11321
Fernandes MA, Vieira FER, Silva JS, Avelino FVSD, Santos JDM. Prevalence of anxious and depressive symptoms in college students of a public institution. Rev Bras Enferm. [Internet]. 2018 [citado em 14 jun 2022]; 71(Suppl5):2169-75. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/JwkL4F3S5DQGkmvx5ZP7cYQ/?format=pdf&lang=en
Schneider JF, Tonini NS, Maraschin MS, Durman S, Dias TA, Tomazzoni MI. Indicadores do sofrimento psíquico na zona urbana do município de Cascavel, estado do Paraná. Acta Sci, Health Sci. [Internet]. 2008 [citado em 14 jun 2022]; 25(1):27-33. Disponível em: https://ur.booksc.me/book/82422929/121c25
Osse CMC, Costa II. Saúde mental e qualidade de vida na moradia estudantil da Universidade de Brasília. Estud Psicol. [Internet]. 2011 [citado em 14 jun 2022]; 28(1):115-22. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/jXj8kc8WmhVHGsY3J3Y9Stn/?format=pdf&lang=pt
Brasil. Ministério da Saúde. Saúde mental. Brasília: Ministério da Saúde; 2013.
Soares CB, Hoga LAK, Peduzzi M, Sangaleti C, Yonekura T, Silva DRAD. Integrative review: concepts and methods used in nursing. Rev Esc Enferm USP. [Internet]. 2014 [citado em 12 jun 2020]; 48(2):329-39. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/reeusp/article/view/84097/86949
Oliveira Araújo WC. Recuperação da informação em saúde: construção, modelos e estratégias. ConCI [Internet]. 2020 [citado 20 de junho de 2022];3(2):100-34. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/conci/article/view/13447
Rahman NIA, Ismail SB, Ali RM, Alattraqchi AG, Dali WPEW, Umar BU, et al. Stress among first batch of MBBS students of Faculty of Medicine and Health Sciences, University Sultan Zainal Abidin, Malaysia: when final professional examination is knocking at the door. International Medical Journal [Internet]. 2015 [citado em 14 jun 2022]; 22(4):254-9. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/281265139_Stress_among_First_Batch_of_MBBS_Students_of_Faculty_of_Medicine_and_Health_Sciences_Universiti_Sultan_Zainal_Abidin_Malaysia_When_Final_Professional_Examination_is_Knocking_at_the_Door
Kim JE, Zane N. Help-seeking intentions among Asian American and White American students in psychological distress: application of the health belief model. Cultur Divers Ethnic Minor Psychol. [Internet]. 2015 [citado em 14 jun 2022]; 22(3):311-21. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4688246/pdf/nihms696390.pdf
Youssef FF. Medical student stress, burnout and depression in Trinidad and Tobago. Acad Psychiatry [Internet]. 2016 [citado em 14 jun 2022]; 40(1):69-75. DOI: 10.1007/s40596-015-0468-9
Nguyen-Feng VN, Greer CS, Frazier P. Using online interventions to deliver college student mental health resources: evidence from randomized clinical trials. Psychol Serv. [Internet]. 2017 [citado em 14 jun 2022]; 14(4):481-9. DOI: 10.1037/ser0000154
Biolcati R, Agostini F, Mancini G. Analytical psychodrama with college students suffering from mental health problems: preliminary outcomes. Res Psychother. [Internet]. 2017 [citado em 14 jun 2022]; 20(3):272. DOI: 10.4081/ripppo.2017.272
Galante J, Dufour G, Vainre M, Wagner AP, Stochl J, Benton A, et al. A mindfulness-based intervention to increase resilience to stress in university students (the Mindful Student Study): a pragmatic randomised controlled trial. Lancet Public Health [Internet]. 2018 [citado em 14 jun 2022]; 3(2):e72-81. DOI: 10.1016/S2468-2667(17)30231-1
Krishnappa K, Singh N, Jain PK, Sharma A, Mehra J, Nayak KS. Medical school and stress: a cross-sectional study of stress among medical students in Uttar Pradesh University of medical sciences in district Etawah. Indian Journal of Community Health [Internet]. 2018 [citado em 14 jun 2022]; 30(3):239-46. Disponível em: https://www.iapsmupuk.org/journal/index.php/IJCH/article/view/845?articlesBySameAuthorPage=2
Ma S, Ruensuk M, Kim C. Design interventions for promoting the mental health of young academics. In: Proceedings of the 22nd International Conference on Engineering Design (ICED19) [Internet]; 2019; Delft, The Netherlands: Ulsan National Institute of Science and Technology; 2019 [citado em 14 jun 2022]. DOI: 10.1017/dsi.2019.95
Dalky HF, Gharaibeh A. Depression, anxiety, and stress among college students in Jordan and their need for mental health services. Nurs Forum. [Internet]. 2019 [citado em 14 jun 2022]; 54(2):205-12. DOI: https://doi.org/10.1111/nuf.12316
Kebede MA, Anbessie B, Ayano G. Prevalence and predictors of depression and anxiety among medical students in Addis Ababa, Ethiopia. Int J Ment Health Syst. [Internet]. 2019 [citado em 14 jun 2022]; 13:30. DOI: 10.1186/s13033-019-0287-6
Küchler AM, Albus P, Ebert DD, Baumeister H. Effectiveness of an internet-based intervention for procrastination in college students (StudiCare Procrastination): study protocol of a randomized controlled trial. Internet Interv. [Internet]. 2019 [citado em 14 jun 2022]; 17:100245. DOI: 10.1016/j.invent.2019.100245
Malajovich Muñoz N, Vilanova A, Tenembaum D, Bastos Velasco L. O manejo da urgência subjetiva na universidade: construindo estratégias de cuidado à saúde mental dos estudantes. Interacao Psicol. [Internet]. 2019 [citado em 17 abr 2020]; 23(2):177-83. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/psicologia/article/view/58547/39214
Motta ICM, Soares RCM, Belmonte TSA. Uma investigação sobre disfunções familiares em estudantes de medicina. Rev Bras Educ Méd. [Internet]. 2019 [citado em 14 jun 2022]; 43(1Supl1):47-56. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/338560636_Uma_Investigacao_sobre_Disfuncoes_Familiares_em_Estudantes_de_Medicina/fulltext/5e1d2bf2a6fdcc28377124b0/Uma-Investigacao-sobre-Disfuncoes-Familiares-em-Estudantes-de-Medicina.pdf
Mendes SS, Martino MMF. Stress factors of nursing students in their final year. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2020 [citado em 14 jun 2022]; 54:e03593. DOI: 10.1590/s1980-220x2018053903593
Chen SP, Chang WP, Stuart H. Self-reflection and screening mental health on Canadian campuses: validation of the mental health continuum model. BMC Psychology [Internet]. 2020 [citado em 14 jun 2022]; 8:76. DOI: 10.1186/s40359-020-00446-w
Lee KJ, Lee SM. The role of self-compassion in the academic stress model. Curr Psychol. [Internet]. 2020 [citado em 15 maio 2020]; 41:3195-204. DOI: 10.1007/s12144-020-00843-9
Siddiqui NA, Fatima S, Taj FB, Shahid A, Moosa ZA. Depression among undergraduate medical and engineering students: a comparative study. Pak J Med Sci. [Internet]. 2020 [citado em 14 jun 2022]; 36(5):1096-9. DOI: 10.12669/pjms.36.5.1858
Centeno RPR. Effect of mindfulness on empathy and self-compassion: an adapted MBCT Program on Filipino College Students. Behav Sci (Basel) [Internet]. 2020 [citado em 15 jun 2022]; 10(3):61. DOI: 10.3390/bs10030061
Harrington KD, Eres R, Lim MH. The web-based uprise program for mental health in australian university students: protocol for a pilot randomized controlled trial. JMIR Res Protoc. [Internet]. 2020 [citado em 15 jun 2022]; 9(12):e21307. DOI: 10.2196/21307
Awadalla S, Davies EB, Glazebrook C. A longitudinal cohort study to explore the relationship between depression, anxiety and academic performance among Emirati university students. BMC Psychiatry [Internet]. 2020 [citado em 15 jun 2022]; 20(1):448. DOI: 10.1186/s12888-020-02854-z
Negash A, Khan MA, Medhin G, Wondimagegn D, Araya M. Mental distress, perceived need, and barriers to receive professional mental health care among university students in Ethiopia. BMC Psychiatry [Internet]. 2020 [citado em 15 jun 2022]; 20(1):187. DOI: 10.1186/s12888-020-02602-3
Qi X, Tong J, Chen S, He Z, Zhu X. Comparing the psychological effects of meditation and breathing-focused yoga practice in undergraduate students. Front Psychol. [Internet]. 2020 [citado em 15 jun 2022]; 11:560152. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2020.560152/full
Lee KP, Yeung N, Wong C, Yip B, Luk LHF, Wong S. Prevalence of medical students' burnout and its associated demographics and lifestyle factors in Hong Kong. PLoS One [Internet]. 2020 [citado em 15 jun 2022]; 15(7):e0235154. DOI: 10.1371/journal.pone.0235154
Voss A, Bogdanski M, Langohr B, Albrecht R, Sandbothe M. Mindfulness-based student training leads to a reduction in physiological evaluated stress. Front Psychol. [Internet]. 2020 [citado em 15 jun 2022]; 11:645. DOI: 10.3389/fpsyg.2020.00645
Rezaei B, Falahati J, Beheshtizadeh R. Stress, stressors and related factors in clinical learning of midwifery students in Iran: a cross sectional study. BMC Med Educ. [Internet]. 2020 [citado em 15 jun 2022]; 20(1):78. DOI: 10.1186/s12909-020-1970-7
Puspitasari IM, Garnisa IT, Sinuraya RK, Witriani W. Perceptions, knowledge, and attitude toward mental health disorders and their treatment among students in an Indonesian University. Psychol Res Behav Manag. [Internet]. 2020 [citado em 15 jun 2022]; 13:845-54. DOI: 10.2147/PRBM.S274337
Galante J, Dufour G, Benton A, Howarth E, Vainre M, Croudace TJ, et al. Protocol for the Mindful Student Study: a randomised controlled trial of the provision of a mindfulness intervention to support university students' well-being and resilience to stress. BMJ Open [Internet]. 2016 [citado em 15 jun 2022]; 6(11):e012300. DOI: 10.1136/bmjopen-2016-012300
Freire MA, Figueiredo VLM, Gomide A, Jansen K, Silva RA, Magalhães PVS, et al. Escala Hamilton: estudo das características psicométricas em uma amostra do sul do Brasil. J Bras Psiquiatr. [Internet]. 2014 [citado em 12 abr 2020]; 63(4):281-9. DOI: 10.1590/0047-2085000000036
Gouveia VV, Lima TJS, Gouveia RSV, Freires LA, Barbosa LHGM. Questionário de Saúde Geral (QSG-12): o efeito de itens negativos em sua estrutura fatorial. Cad Saude Pública [Internet]. 2012 [citado em 12 jun 2020]; 28(2):375-84. DOI: 10.1590/S0102-311X2012000200016
Faro A. Análise fatorial confirmatória e normatização da Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS). Psicol Teor Pesqui. [Internet]. 2015 jul/set[citado em 8 jul 2020]; 31(3):349-53. DOI: 10.1590/0102-37722015032072349353
Carlotto MS, Camara SG. Análise fatorial do Maslach Burnout Inventory (MBI) em uma amostra de professores de instituições. Psicol Estud. [Internet]. 2004 [citado em 08 jul 2020]; 9(3):499-505. DOI: 10.1590/S1413-73722004000300018
Kessler RC, Andrews G, Colpe LJ, Hiripi E, Mroczek DK, Normand SL, et al. Short screening scales to monitor population prevalences and trends in non-specific psychological distress. Psychol Med. [Internet]. 2002 [citado em 15 jun 2022]; 32(6):959-76. DOI: 10.1017/s0033291702006074
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.