Enfrentamento do sofrimento psíquico de estudantes no contexto universitário: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v10i3.5718

Palavras-chave:

Angústia psicológica, Estudantes, Adaptação psicológica

Resumo

Objetivo: analisar estratégias propostas para o enfrentamento do sofrimento psíquico em estudantes universitários no contexto educacional. Método: revisão integrativa a partir de artigos originais publicados entre 2015 a 2020, nos idiomas inglês, espanhol ou português, nas bases de dados: Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Medical Literature Analysis and Retrievel System Online, Bases de Dados da Enfermagem, Index de Psicologia, SCOPUS-Elsevier, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature. Resultados: foram considerados 26 artigos, com publicação maior em 2020 (50%) e 2019 (23,1%); do continente asiático (46,1%) seguido do continente americano (26,9%); referindo-se a estudantes de diferentes áreas de formação, com abordagem quantitativa e transversal. A sistematização de estratégias mostrou: Estratégia de Detecção do Sofrimento Psíquico; Estratégia de Monitoramento e Avaliação do Sofrimento Psíquico; e Estratégia de Prevenção do Sofrimento Psíquico. Houve destaque na apresentação de vários instrumentos com boa qualidade psicométrica e níveis de confiabilidade, tanto para atendimento quanto para investigações. Conclusão: verificou-se na produção levantada estratégias exitosas de detecção, monitoramento e avaliação do sofrimento psíquico em estudantes, aplicáveis em unidades de saúde em instituições escolares, apontando diretrizes para possíveis intervenções de cuidado, promoção da saúde mental e qualidade de vida.

Biografia do Autor

Tatiane Carolina Martins Machado Rodrigues, UFSCar

Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA (2005). Mestrado Profissional em Enfermagem (2021). Especialização em: Educação em Saúde (2011), Obstetrícia (2010), Gestão da Clínica nas Redes de atenção à Saúde (2010) e Informática em Saúde (2008). Atualmente é enfermeira do ambulatório da Universidade Federal de São Carlos - Campus Lagoa do Sino. Tem experiência na área de saúde publica, com ênfase em saúde da mulher e educação em saúde.

Guilherme Correa Barbosa, UNESP

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Aprimorado em Enfermagem Psiquiátrica pela Faculdade de Medicina de Marília (2008). Mestre em Enfermagem Psiquiátrica pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-EERP/USP (2011). Doutor em Enfermagem Psiquiátrica pela Escola de Enfermagem de São Paulo- EE/USP (2013). Atualmente é Professor Assistente Doutor do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), leciona a Disciplina de Enfermagem Psiquiátrica e a Disciplina Interação Universidade Serviço Comunidade II (IUSC II) dos cursos de enfermagem e medicina. Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Acadêmico da Faculdade de Medicina de Botucatu. Professor no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Profissional da Faculdade de Medicina de Botucatu. Coordenador da Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Botucatu. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde Mental.

Vera Lúcia Pamplona Tonete, UNESP

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1985), mestrado em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor associado do Departamento de Enfermagem e coordenadora do Programa de Pós-graduação em enfermagem - Cursos Mestrado Profissional e Doutorado Profissional da Faculdade de Medicina de Botucatu e Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, serviços de saúde, saúde da criança e do adolescente, saúde da família e criança e formação profissional.

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Publicado

2022-09-30

Como Citar

Rodrigues, T. C. M. M., Barbosa, G. C., & Tonete, V. L. P. (2022). Enfrentamento do sofrimento psíquico de estudantes no contexto universitário: uma revisão integrativa. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 10(3), 590–607. https://doi.org/10.18554/refacs.v10i3.5718

Edição

Seção

Revisão