Construção de histórias em quadrinhos baseado em narrativas de adolescentes de comunidade quilombola sobre gravidez
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v10i3.5743Palavras-chave:
Gravidez na adolescência, Materiais educativos e de divulgação, Grupo com ancestrais do continente africano, Enfermagem pediátrica.Resumo
Objetivo: descrever a metodologia da produção de histórias em quadrinhos sobre gravidez não planejada, tendo como base as vivências e experiências de adolescentes residentes em comunidade quilombola. Método: estudo qualitativo, participante, realizado em 2018 e desenvolvido em duas etapas: revisão para reunir e sistematizar o conhecimento científico, contribuindo para o aprofundamento do conhecimento do tema investigado no material educativo, e a produção das histórias em quadrinhos e das demais estruturas do almanaque tendo como base imagens e narrativas de um banco de dados. Resultados: foram produzidas duas histórias em quadrinhos que compõe o almanaque: “Lendas e histórias de gravidez na adolescência em uma comunidade quilombola”, que também abordou demandas científicas com curiosidades, passatempo e o item - Você Sabia. Os materiais empíricos, fornecidos pelos participantes do estudo, foram fonte de inspiração para a construção de um material educativo dialógico, interativo e culturalmente centrado na vida. Conclusão: a utilização das múltiplas estratégias focadas na produção científica e no público alvo permitiu maior rigor e ampliação do escopo. As estratégias de aproximação com o saber da população, a busca da produção atualizada na organização de materiais educativos e informativos adequados, como táticas de igual magnitude e importância na elaboração do material educativo, se mostrou importante.
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