Estado nutricional de escolares de uma escola pública estadual
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v1i1.604Resumo
Este estudo teve como objetivo avaliar o estado nutricional de escolares de uma escola pública estadual, em Uberaba, Minas Gerais, comparando os resultados obtidos em relação ao gênero e à faixa etária. Trata-se de um estudo transversal, em que foram avaliadas crianças entre seis e dez anos de idade. O diagnóstico do estado nutricional foi calculado com base nos índices estatura/idade, peso/idade, índice de massa corporal/idade e classificado por gênero e idade, de acordo com a World Health Organization (WHO, 2007). Foram analisados 458 alunos, sendo 253 (55,2%) meninos e 205 (44,8%) meninas. Nas prevalências de sobrepeso e obesidade por gênero e faixa etária, foram observadas diferenças significativas apenas para os meninos na faixa etária de oito anos de idade, seguida da faixa de nove anos. Nas meninas, o maior percentual de obesidade foi observado na faixa dos oito anos de idade. Somente nos meninos foram observadas diferenças significativas por faixa etária quando comparadas às prevalências de sobrepeso e obesidade. Descritores: Estado nutricional; Criança; Obesidade; Antropometria, Saúde escolar.Downloads
Edição
Seção
Artigos originais
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Como Citar
Estado nutricional de escolares de uma escola pública estadual. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, [S. l.], v. 1, n. 1, 2013. DOI: 10.18554/refacs.v1i1.604. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs/article/view/604. Acesso em: 19 maio. 2025.