Jogos e acidente vascular cerebral: perspectivas da terapia ocupacional no campo da reabilitação neuropsicológica
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v10i2.6137Palavras-chave:
Acidente Vascular Cerebral, Cognição, Jogos RecreativosResumo
Objetivo: avaliar a eficácia dos jogos lúdicos pedagógicos como recurso de reabilitação neuropsicológica em pessoas acometidas por acidente vascular cerebral. Método: pesquisa clínica de caráter pré experimental de caso único, durante a qual um grupo é exposto a um tratamento seguido de uma medida de resultado, realizado entre março de 2017 a agosto de 2018 no Centro Especializado em Reabilitação, vinculado à Universidade Estado do Pará. Utilizou-se o Montreal Cognitive Assessment para identificação de alterações cognitivas e o Direct Assessment Fuctional Scale para detecção de alterações funcionais. Os participantes foram divididos em 3 grupos e, cada grupo recebeu intervenções de Terapia Ocupacional duas vezes por semana, com duração de 1h cada atendimento, totalizando 10 sessões grupais. Utilizou-se os seguintes jogos: Jogo da mesada, Kaleidos, Super Lince, Bingo das letras, Hora certa, e Uno. Resultados: houve a participação de oito homens e seis mulheres, num total de 14. A idade foi de 49.5 anos (+ 8.7). Destes seis foram inclusos no Grupo 1, cinco no Grupo 2 e três no Grupo 3. A avaliação realizada com o MoCA mostrou que os domínios cognitivos que apresentaram maiores alterações foram: memória, função viso-espacial e executiva, linguagem e atenção. Verificou-se aumento estatisticamente significativo dos escores totais do Direct Assessment Fuctional Scale (79.4+17.5 na avaliação para 84.9+12.9 na reavaliação). Conclusão: observou-se eficácia dos jogos como recurso na reabilitação de pacientes com sequelas de acidente vascular cerebral.
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