Necessidades educacionais e desafios profissionais de terapeutas ocupacionais que atuam em cuidados paliativos oncológicos
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v10i2.6138Palavras-chave:
Terapia ocupacional, Cuidados paliativos, Capacitação profissional, Assistência hospitalar, OncologiaResumo
Objetivo: conhecer as necessidades educacionais e os desafios percebidos pelos terapeutas ocupacionais que atuam em cuidados paliativos em oncologia. Método: estudo quanti-qualitativo realizado em 2018, através de questionário sociodemográfico e entrevista semiestruturada online, com interpretação por estatística descritiva e análise de conteúdo temática. Resultados: participaram 18 profissionais das regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Verificou-se predominância sexo feminino (94,4%); metade tinha formação entre os anos 2010 a 2015; em universidades da Região Sudeste do país (55,5%); com um a três anos de experiência laboral (55,5%), seguido de três anos (22,2%); sentindo-se “pouco preparado” para trabalhar nos cuidados paliativos (78,8%); e, a busca de supervisão técnica ocorreu em 38,8%. Emergiram três categorias: Formação em cuidados paliativos oncológicos durante trajetória profissional; Desafios durante atuação em cuidados paliativos oncológicos no cenário hospitalar; e Desenvolvimento da categoria profissional nos cuidados paliativos. Conclusão: observou-se aumento de conteúdos sobre cuidados paliativos na formação, ainda que não garantiram uma sensação integral de preparação, bem como, a necessidade de se abordar tópicos relativos à atuação precoce com pacientes paliativos, uso de avaliações sistematizadas, tipos de intervenções e raciocínio clínico, aspectos relacionados à morte e ao morrer, diretivas antecipadas e sobre o desafio profissional na formação continuada e na graduação no contexto brasileiro, visando favorecer a preparação técnica e o sentimento de competência.
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