Educação permanente em saúde no Sistema Único de Saúde: percepções dos profissionais de saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v10i4.6148

Palavras-chave:

Capacitação em Serviço, Educação continuada, Serviços públicos de saúde

Resumo

Objetivo: avaliar a percepção dos profissionais de saúde em relação à prática da Educação Permanente em Saúde. Método: estudo descritivo, transversal, de abordagem qualitativa, realizada em 2019 numa cidade do interior do Paraná. Aplicaram-se questionários abertos, antes e após uma capacitação sobre Educação Permanente em Saúde, e as respostas foram analisadas pela técnica categorial de Bardin. Resultados: participaram 28 profissionais, com predominância do sexo feminino (89%) e com 30 a 39 anos (50%). Verificou-se como fatores facilitadores da Educação Permanente em Saúde: entendimento sobre conceito e prática (antes); importância para prática no serviço e melhoria no atendimento ao usuário (após), e como barreiras: compreensão incipiente do conceito e prática (antes) e dificuldades de implementação (após). Conclusão: os fatores relatados evidenciam a necessidade dos profissionais de saúde se capacitarem, sendo importante o apoio da gestão para que a Educação Permanente em Saúde possa ser inserida na rotina de trabalho do município, com melhorias no processo de trabalho, consolidação da interprofissionalidade e qualidade na atenção aos usuários.

Biografia do Autor

Pricila Felisbino, Prefeitura Municipal de Novo Itacolomi

Enfermeira da Prefeitura Municipal de Novo Itacolomi, Paraná. Especialista em Saúde Pública.

Mistue Fujimaki, Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Cirurgiã-dentista. Doutora em Odontologia. Professora Associada no Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá, Maringá/PR

Nancy Sayuri Uchida, Departamento de Nutrição da Universidade Estadual do Centro-Oeste

Nutricionista. Doutora em Ciências da Saúde. Professora Adjunta no Departamento de Nutrição da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava/PR.

Maura Sassahara Higasi, Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil da Universidade Estadual de Londrina

Cirurgiã-dentista. Doutora em Odontologia Integrada. Professora Assistente no Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil da Universidade Estadual de Londrina, Londrina/PR.

Tânia Harumi Uchida, Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil da Universidade Estadual de Londrina

Cirurgiã-dentista. Doutora em Odontologia Integrada. Professora Adjunta no Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil da Universidade Estadual de Londrina, Londrina/PR

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

Felisbino, P., Fujimaki, M. ., Uchida, N. S., Higasi, M. S., & Uchida, T. H. (2022). Educação permanente em saúde no Sistema Único de Saúde: percepções dos profissionais de saúde. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 10(4), 801–811. https://doi.org/10.18554/refacs.v10i4.6148

Edição

Seção

Artigos originais