Brinquedo terapêutico na assistência de enfermagem em terapia inalatória com crianças: experiência das mães
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v11i2.6218Palavras-chave:
Administração por inalação, Criança, Cuidados de enfermagem, Jogos e brinquedos, Pré-escolarResumo
Objetivo: descrever as experiências de mães acerca do uso do brinquedo terapêutico em seus filhos durante a assistência de enfermagem na terapia inalatória. Método: estudo descritivo, exploratório e de análise qualitativa, desenvolvido em uma unidade de pronto-atendimento. Participaram mães que acompanhavam seus filhos durante a terapia inalatória. A coleta de dados ocorreu entre os meses de outubro de 2018 e março de 2019, por meio de entrevista semiestruturada. A interpretação dos dados se deu através de Análise Temática de Conteúdo. Resultados: participaram 23 mães, com faixa etária entre 22 e 44 anos, 54% viviam em união estável com o pai da criança, 40% possuíam ensino médio completo, 55% do lar e 60% tinham renda familiar de um salário mínimo. Foram elaboradas duas categorias temáticas: “O brinquedo como alívio das tensões provocadas pelo procedimento” e “O brinquedo como estratégia para a melhoria da assistência”. Conclusão: o uso do brinquedo terapêutico na perspectiva das mães colaborou no tratamento dos filhos, uma vez que ficaram mais calmos e seguros ao realizar a terapia inalatória.
Referências
Barroso MC, Santos RS, Santos AE, Nunes MD, Lucas EA. Percepção das crianças acerca da punção venosa por meio do brinquedo terapêutico. Acta Paul Enferm. [Internet]. 2020 [citado em 15 out 2021]; 33:e-APE20180296. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ape/a/YkWGF8SkcBkF73467PQYcZq/?lang=pt
Caleffi CCF, Rocha PK, Anders JC, Souza AIJ, Burciaga VB, Serapião LS. Contribuição do brinquedo terapêutico estruturado em um modelo de cuidado de enfermagem para crianças hospitalizadas. Rev Gaúch Enferm. [Internet]. 2016 [citado em 20 out 2020]; 37(2):e58131. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/RyLCvmvPjsQ43GrWyTHmb3m/?format=pdf&lang=pt
Silva SGT, Santos MA, Floriano CMF, Damião EBC, Campos FV, Rossato LM. Influência do brinquedo terapêutico na ansiedade de crianças escolares hospitalizadas: ensaio clínico. Rev Bras Enferm. [Internet]. 2017 [citado em 20 out 2020]; 70(6):1244-9. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/zJ5dLrNF4S9jPRk7WF6StnK/?format=pdf&lang=pt
Conselho Federal de Enfermagem. Resolução COFEN no 546/2017. Compete à Equipe de Enfermagem que atua na área pediátrica, a utilização da técnica do brinquedo/brinquedo terapêutico, na assistência à criança e família hospitalizadas [Internet]. Brasília, DF: COFEN; 2017 [citado em 14 nov 2020]. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-05462017_52036.html
Uchimura LYT, Viana ALD, Silva HP, Ibañez N. Unidades de Pronto Atendimento (UPAs): características da gestão às redes de atenção no Paraná. Saúde Debate [Internet]. 2015 [citado em 14 nov 2020]; 39(107):972-83. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/jMs7mpjr7Yk4jbBvN9yfjsS/?format=pdf&lang=pt
Peixoto BV, Piazzetta E, Rischini FA, Guimarães MNC, Cuzio M, Lodo PB, et al. A difícil realidade do pronto atendimento infantojuvenil mostrando a situação de saúde de uma cidade. Rev Paul Pediatr. [Internet]. 2013 [citado em 11 dez 2020]; 31(2):231-6. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rpp/a/4zM4tC3jbv7GzbVd6FKRv9y/?format=pdf&lang=pt
Berté C, Ogradowski KRP, Zagonel IPS, Tonin L, Favero L, Almeida Junior RL. Brinquedo terapêutico no contexto da emergência pediátrica. Rev Baiana Enferm. [Internet]. 2017 [citado em 11 dez 2020]; 31(3):e20378. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/20378/15101
Migita R, Del Beccaro MD, Cotter D, Woodward GA. Emergency department overcrowding: developing emergency department capacity through process improvement. Clin Pediatr Emerg Med. [Internet]. 2011 [citado em 11 dez 2020]; 12:141-50. DOI: 10.1016/J.CPEM.2011.04.001
Schivinski CIS, Manna BC, Belém FJM, Castilho T. Brinquedos terapêuticos de sopro: a sobreposição de estímulos ventilatórios altera a mecânica respiratória de escolares saudáveis? Rev Paul Pediatr. [Internet]. 2020 [citado em 15 out 2021]; 38:e2018259. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rpp/a/v6JbyGtwTn7dgzPCXRqQcCx/?format=pdf&lang=pt
Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed. São Paulo: Hucitec; 2014.
Silva MPC, Belisário MS, Rocha NHG, Ruiz MT, Rocha JBA, Contim D. O uso do brinquedo terapêutico na administração por inalação em pré-escolares. Rev Enferm UERJ (Online) [Internet]. 2020 [citado em 19 abr 2022]; 28:e48443. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/48443/34378
Hennink MM, Kaiser BN, Marconi VC. Code saturation versus meaning saturation: how many interviews are enough? Qual Health Res. [Internet]. 2017 [citado em 15 out 2021]; 27(4):591-608. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/reader/10.1177/1049732316665344
Sabino AS, Esteves AVF, Oliveira APP, Silva MVG. O conhecimento dos pais quanto ao processo do cuidar por meio do brincar. Cogitare Enferm. [Internet]. 2018 [citado em 15 out 2021]; 23(2):e52849. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/download/52849/pdf
Aranha BF, Souza MA, Pedroso GER, Maia EBS, Melo LL. Utilizando o brinquedo terapêutico instrucional durante a admissão de crianças no hospital: percepção da família. Rev Gaúch Enferm. [Internet]. 2020 [citado em 19 abr 2022]; 41:e20180413. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/RYptbs99WLzJMsvcB6j4FKy/?format=pdf&lang=pt
Hsiu-jung C, Yu-chin H, Yi-Fang H, Yen-Yi C. Therapeutic play promoting children health management-preschool children aerosol therapy completion rates. IJRMBS: International Journal of Research in Medical and Basic Sciences [Internet]. 2014 [citado em 14 nov 2021]; 88(1). Disponível em: search213.950.791papersfromallfieldsofscience
Kapk?n G, Manav G, Muslu GK. Effect of therapeutic play methods on hospitalized children in Turkey: a systematic review. J Clin Pract Res. [Internet]. 2020 [citado em 19 abr 2022]; 42 (2):127-31. Disponível em: https://jag.journalagent.com/z4/download_fulltext.asp?pdir=cpr&plng=eng&un=EMJ-94940
Pontes JED, Tabet E, Folkmann MAS, Cunha MLR, Almeida FA. Brinquedo terapêutico: preparando a criança para a vacina. Einstein (São Paulo) [Internet]. 2015 [citado em 15 out 2021]; 13(2):238-42. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eins/a/vMwFYYhftC8hH5Bjr75cSkQ/?format=pdf&lang=pt
Fioreti FCCF, Manzo BF, Regino AEF. A ludoterapia e a criança hospitalizada na perspectiva dos pais. REME Rev Min Enferm. [Internet]. 2016 [citado em 15 out 2021]; 20:e974. Disponível em: http://www.revenf.bvs.br/pdf/reme/v20/1415-2762-reme-20160044.pdf
Li WH, Chan SS, Wong EM, Kwok MC, Lee IT. Effect of therapeutic play on pre- and post-operative anxiety and emotional responses in Hong Kong chinese children: a randomised controlled trial. Hong Kong Med J. [Internet]. 2014 [citado em 19 abr 2022]; 20(Suppl 7):36-9. Disponível em: https://www.hkmj.org/system/files/hkm1406sp7p36.pdf
Chee EJM, Prabhakaran L, Neo LP, Carpio GAC, Tan AJQ, Lee CCS, et al. Play and learn with patients-designing and evaluating a serious game to enhance nurses' inhaler teaching techniques: a randomized controlled trial. Games Health J. [Internet]. 2019 [citado em 14 nov 2021]; 8(3):187-94. Disponível em: https://www.liebertpub.com/doi/10.1089/g4h.2018.0073?url_ver=Z39.88-2003&rfr_id=ori%3Arid%3Acrossref.org&rfr_dat=cr_pub++0pubmed
Tilbrook A, Dwyer T, Reid-Searl K, Parson JA. A review of the literature: the use of interactive puppet simulation in nursing education and children's healthcare. Nurse Educ Pract. [Internet]. 2017 [citado em 14 nov 2021]; 22:73-9. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1471595316302578?via%3Dihub
Baltazar AP, Tonin L, Basegio LF, Makuch DM, Borges AR. Brinquedo terapêutico instrucional aplicado em crianças na utilização do cateter central de inserção periférica: percepção dos familiares. Rev Soc Bras Enferm Pediatras [Internet]. 2020 [citado em 19 abr 2022]; 20(2):87-96. Disponível em: https://journal.sobep.org.br/wp-content/uploads/articles_xml/2238-202X-sobep-20-02-0087/2238-202X-sobep-20-02-0087.x33797.pdf
Figueiredo CR, Lima CA, Prado PF, Leite MT. Brinquedo terapêutico no cuidado integral à criança hospitalizada: significados para o familiar acompanhante. Revista Unimontes Científica [Internet]. 2015 [citado em 12 nov 2021]; 17(2):3-13. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/article/view/1920/3299
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.