Brinquedo terapêutico na assistência de enfermagem em terapia inalatória com crianças: experiência das mães

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v11i2.6218

Palavras-chave:

Administração por inalação, Criança, Cuidados de enfermagem, Jogos e brinquedos, Pré-escolar

Resumo

Objetivo: descrever as experiências de mães acerca do uso do brinquedo terapêutico em seus filhos durante a assistência de enfermagem na terapia inalatória. Método: estudo descritivo, exploratório e de análise qualitativa, desenvolvido em uma unidade de pronto-atendimento. Participaram mães que acompanhavam seus filhos durante a terapia inalatória. A coleta de dados ocorreu entre os meses de outubro de 2018 e março de 2019, por meio de entrevista semiestruturada. A interpretação dos dados se deu através de Análise Temática de Conteúdo. Resultados: participaram 23 mães, com faixa etária entre 22 e 44 anos, 54% viviam em união estável com o pai da criança, 40% possuíam ensino médio completo, 55% do lar e 60% tinham renda familiar de um salário mínimo. Foram elaboradas duas categorias temáticas: “O brinquedo como alívio das tensões provocadas pelo procedimento” e “O brinquedo como estratégia para a melhoria da assistência”. Conclusão: o uso do brinquedo terapêutico na perspectiva das mães colaborou no tratamento dos filhos, uma vez que ficaram mais calmos e seguros ao realizar a terapia inalatória.

Biografia do Autor

Divanice Contim, Curso de Graduação em Enfermagem e Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Atenção à Saúde (PPGAS) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Enfermeira. Professora Adjunta do curso de Graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde (PPGAS) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Uberaba/MG

Isabella Luiz Resende, PPGAS da UFTM

Enfermeira. Mestranda no PPGAS da UFTM, Uberaba/MG

Maria Paula Custódio Silva, PPGAS da UFTM

Enfermeira. Doutoranda no PPGAS da UFTM. Uberaba/MG

Raquel Pan, Curso de Graduação em Enfermagem e PPGAS da UFTM

Enfermeira. Professora Adjunta do curso de Graduação em Enfermagem e do PPGAS da UFTM. Uberaba/MG

Jesislei Bonolo do Amaral Rocha, Curso de Graduação em Enfermagem e Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública da UFTM

Enfermeira. Professora Adjunta do curso de Graduação em Enfermagem e do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública da UFTM. Uberaba/MG

Mariana Torreglosa Ruiz, Curso de Graduação em Enfermagem e PPGAS da UFTM

Enfermeira. Professora Adjunta do curso de Graduação em Enfermagem e do PPGAS da UFTM. Uberaba/MG

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Publicado

2023-07-14

Como Citar

Contim, D. ., Resende, I. L., Custódio Silva, M. P., Pan, R., Bonolo do Amaral Rocha, J., & Torreglosa Ruiz, M. (2023). Brinquedo terapêutico na assistência de enfermagem em terapia inalatória com crianças: experiência das mães. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 11(2), e6218. https://doi.org/10.18554/refacs.v11i2.6218

Edição

Seção

Artigos originais