Uso de internet e participação social: realidade de estudantes antes e durante a pandemia
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v11i1.6549Palavras-chave:
Dependência de tecnologia, Internet, Participação social, Ensino médioResumo
Objetivo: identificar o uso de internet e a participação social de estudantes do ensino médio antes e durante a pandemia de COVID-19. Método: estudo quantitativo, de caráter exploratório descritivo, realizado em 2021, numa escola de ensino médio de um município no estado de Sergipe. Os dados foram coletados através de questionário remoto e utilizado o Teste de Dependência de Internet e o Questionário de Participação Social. Resultados: participaram 49 estudantes de nível médio e, no período anterior à pandemia, 73,46% já apresentavam dependência leve de internet, com aumento no nível de dependência para moderada durante a pandemia, de 24,5% a 34,7%. A maioria teve nível médio de participação social, com esperada diminuição na pandemia. Conclusão: as estratégias para a continuidade das atividades cotidianas durante a pandemia podem ter favorecido o aumento do uso da internet e sua dependência, assim como afetado na participação social.
Referências
Tumeleiro LF, Costa AB, Halmenschlager GD, Garlet M, Schmitt J. Dependência de internet: um estudo com jovens do último ano do ensino médio. Gerais (Univ. Fed. Juiz Fora) [Internet]. 2018 [citado em 30 jan 2021]; 11(2):279-93. DOI: http://dx.doi.org/10.36298/gerais2019110207
Ferreira C, Ferreira H, Vieira MJ, Costeira M, Branco L, Dias Â, et al. Epidemiologia do uso de internet numa população adolescente e sua relação com hábitos de sono. Acta Med Port. [Internet]. 2017 [citado em 30 jan 2021]; 30(7-8):524-33. DOI: https://doi.org/10.20344/amp.8205
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Acesso à internet e posse de telefone móvel para uso pessoal: 2016 [Internet]. Rio de Janeiro: IBGE; 2017 [citado em 30 jan 2021]. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101543.pdf
Young, KS, Abreu CN. Introdução: a evolução da dependência de internet. Dependência de Internet em crianças e adolescentes: fatores de risco, avaliação e tratamento. Porto Alegre: Artmed; 2018. p. 1-4.
Rich M, Tsappis M, Kavanaugh JR. Uso problemático de mídias interativas entre crianças e adolescentes: dependência, compulsão ou síndrome? In: Young, KS, Abreu, CN. Dependência de internet em crianças e adolescentes: fatores de risco, avaliação e tratamento. Porto Alegre: Artmed; 2018. p.7-31.
Pluhar E, Kavanaugh JR, Levinson JA, Rich M. Problematic interactive media use in teens: comorbidities, assessment, and treatment. Psychol Res Behav Manag. [Internet]. 2019 [citado em 30 jan 2021]; 12:447–55. DOI: http://doi.org/10.2147/PRBM.S208968
Greenfield D. As propriedades de dependência do uso de internet. In: Young KS, Abreu CN. Dependência de internet: manual e guia de avaliação e tratamento. Porto Alegre: Artmed; 2011. p. 169-90.
Brand M, Young KS, Laier C. Prefrontal control and Internet addiction: a theoretical model and review of neuropsychological and neuroimaging findings. Front Hum Neurosci. [Internet]. 2014 [citado em 30 jan 2021]; 8:1-13. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fnhum.2014.00375/pdf
Han DH, Bolo N, Daniels MA, Arenella L, Lyoo IK, Renshaw PF. Brain activity and desire for Internet video game play. Compr Psychiatry [Internet]. 2011 [citado em 20 mar 2020]; 52(1):88-95. DOI: https://doi.org/10.1016/j.comppsych.2010.04.004
Machimbarrena JM, González-Cabrera J, Ortega-Barón J, Beranuy-Fargues M, Álvarez-Bardón A, Tejero B. Profiles of problematic internet use and its impact on adolescents’ health-related quality of life. Int J Environ Res Public Health [Internet]. 2019 [citado em 22 set 2022]; 16(20):2-17. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph16203877
Zhou R, Fong PSW, Tan P. Internet use and its impact on engagement in leisure activities in China. PLOS ONE [Internet]. 2014 [citado em 30 jan 2021]; 9(2):e89598. DOI: https://doi:10.1371/journal.pone.0089598
Sharahi BY, Ahmadi A, Goodarzi T, Beigi FH, Joukar J. A Survey of the amount of internet usage among high school students of khafr county and its impacts on students. Procedia Soc Behav Sci. [Internet]. 2014 [citado em 30 jan 2021]; 114:610-6. DOI: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2013.12.755
Feng Y, MA Y, Zhong Q. The relationship between adolescents’ stress and internet addiction: a mediated-moderation model. Front Psychol. [Internet]. 2019 [citado em 30 jan 2021]; 10:2248. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.02248
Servidio R, Gentileb A, Bocab S. The Mediational role of coping strategies in the relationship between self-esteem and risk of internet addiction. Eur J Psychol. [Internet]. 2018 [citado em 30 jan 2021]; 14(1):176-87. DOI: https://doi.org/10.23668/psycharchives.1284
Lin C, Lin S, Wu C. The effects of parental monitoring and leisure boredom on adolescents’ internet addction. Adolescence [Internet]. 2009 [citado em 30 jan 2021]; 44(176): 993-1004. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Chien_Hsin_Lin2/publication/43531762_The_effects_of_parental_monitoring_and_leisure_boredom_on_adolescents'_Internet_addiction/links/557524b208ae7521586a9af1/The-effects-of-parental-monitoring-and-leisure-boredom-on-adolescents-Internet-addiction.pdf
Lloyd C, Deane FP. Social participation. In: Brown C. Occupational therapy in mental health: a vision for participation. Philadelphia: F.A. Davis Company; 2019. p. 881-95.
Occupational therapy practice framework: domain and process Am J Occup Ther. [Internet]. 3rd. ed. 2014 [citado em 30 jan 2021]; 68(SUPPL 1):s1-s48. DOI: https://doi.org/10.5014/ajot.2014.682006
Sun Y, Li Y, Bao Y, Meng S, Sun Y, Schumann G, et al. Brief report: increased addictive internet and substance use behavior during the COVID?19 pandemic in China. Am J Addict. [Internet]. 2020 [citado em 2 out 2020]; 29(4):268-70. DOI: https://doi.org/10.1111/ajad.13066
Petrella S, Morais R, Silveira P. Dependência da internet e interação nos media sociais durante a pandemia. Rev Ciênc Hum. [Internet]. 2022 [citado em 28 fev 2022]; 15(1):e31. DOI:10.32813/2179-1120.2022.v15.n1.a913
Carvalho AGL, Souza ACP. Como a pandemia da Covid-19 vem afetando o cotidiano das comunidades universitárias do nordeste brasileiro?. Mundo Amazón. [Internet]. 2021 [citado em 20 fev 2022]; 129(1):43-64. DOI: https://doi.org/10.15446/ma.v12n1.88489
Conti MA, Jardim AP, Hearst N, Cordás TA, Tavares H, Abreu CND. Avaliação da equivalência semântica e consistência interna de uma versão em português do Internet. Addiction Test (IAT). Rev Psiquiatr Clín (Santiago de Chile) [Internet]. 2012 [citado em 30 jan 2021]; 39(3):106-10. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-60832012000300007
Silva VC. Validade e confiabilidade da versão brasileira do teste de dependência de internet (TDI) [Internet]. [dissertação]. Canoas, RS: Centro Universitário La Salle; 2016 [citado em 30 jan 2021]. 58 p. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/692
Bispo A, Vieira T, Euflauzino I, Lopes N, Silva H. Uma análise da dependência de internet em alunos da educação profissional baseada no Internet Addiction Test (IAT). In: III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências [Internet]. Campina Grande, PB: Realize Editora; 2018 [citado em 30 jul 2021]. 11 p. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/43400
Gómez-Galán J, Martínez-López JÁ, Lázaro-Pérez C, Sarasola Sánchez-Serrano JL. Social networks consumption and addiction in college students during the COVID-19 pandemic: educational approach to responsible use. Sustainability [Internet]. 2020 [citado em 30 jul 2021]; 12(18):1-17. DOI: https://doi.org/10.3390/su12187737
Zanonato ER, Costa AB, Risson AP. Fatores psicossociais relacionados à dependência de internet: estudo quanti-qualitativo com estudantes do ensino médio. Braz J Dev. [Internet]. 2021 [citado em 30 jul 2021]; 7(1):5776-97. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n1-393
Assis RA. Dependência de Internet: um estudo das propriedades psicométricas da versão adaptada ao português brasileiro do Internet Addiction Test (IAT) [Internet]. [dissertação]. Recife: Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco; 2014 [citado em 30 jul 2021]. 89 p. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29048/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Raissa%20Almo%c3%aado%20de%20Assis.pdf
Cruz DMC, Bragatto RL. Nomofobia: o telefone celular, o uso do tempo e o desengajamento ocupacional. Revisbrato. [Internet]. 2021 [citado em 30 jul 2021]; 5(2):143-52. DOI: 10.47222/2526-3544.rbto34953
Gorza MS, Becher G. Dependência virtual: um olhar fenômeno-estrutural sobre a compulsão digital. Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea [Internet]. 2020 [citado em 30 jul 2021]; 9(1):73-93. DOI: https://doi.org/10.37067/rpfc.v9i1.1067
Deslandes SF, Coutinho T. O uso intensivo da internet por crianças e adolescentes no contexto da COVID-19 e os riscos para violências autoinflingidas. Ciênc Saúde Colet. [Internet]. 2020 [citado em 30 jul 2021]; 25(Supl 1):2479-86. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232020256.1.11472020
Orben A, Tomova L, Blakemore S. The effects of social deprivation on adolescent development and mental health. Lancet Child Adolesc Health [Internet]. 2020 [citado em 30 jul 2021]; 4(8):634-40. DOI: https://doi.org/10.1016/S2352-4642(20)30186-3
Terroso LB, Argimon IIL. Dependência de internet e habilidades sociais em adolescentes. Estud Pesqui Psicol. [Internet]. 2016 [citado em 30 jul 2021]; 16(1):200-19. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/epp/v16n1/v16n1a12.pdf
Sousa L, Silva NB, Ferreira LS, Costa EF. Dependência de Internet e o desempenho ocupacional de estudantes. Revisbrato [Internet]. 2018 [citado em 30 jul 2021]; 2(4):793-815. DOI: 10.47222/2526-3544.rbto18473
Branquinho C, Santos AC, Matos MG. A COVID-19 e a voz dos adolescentes e jovens em confinamento social. Psicol Saúde Doenças [Internet]. 2020 [citado em 30 jul 2021]; 21(3):624-32. DOI: http://dx.doi.org/10.15309/20psd210307
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.