Uso de internet e participação social: realidade de estudantes antes e durante a pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v11i1.6549

Palavras-chave:

Dependência de tecnologia, Internet, Participação social, Ensino médio

Resumo

Objetivo: identificar o uso de internet e a participação social de estudantes do ensino médio antes e durante a pandemia de COVID-19. Método: estudo quantitativo, de caráter exploratório descritivo, realizado em 2021, numa escola de ensino médio de um município no estado de Sergipe. Os dados foram coletados através de questionário remoto e utilizado o Teste de Dependência de Internet e o Questionário de Participação Social. Resultados: participaram 49 estudantes de nível médio e, no período anterior à pandemia, 73,46% já apresentavam dependência leve de internet, com aumento no nível de dependência para moderada durante a pandemia, de 24,5% a 34,7%. A maioria teve nível médio de participação social, com esperada diminuição na pandemia. Conclusão: as estratégias para a continuidade das atividades cotidianas durante a pandemia podem ter favorecido o aumento do uso da internet e sua dependência, assim como afetado na participação social.

Biografia do Autor

Erika Hiratuka-Soares, Curso de graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Terapeuta Ocupacional. Mestre em Educação Especial. Professora Adjunta do curso de graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Lagarto/SE

Marta Regina Valadares, Terapeuta Ocupacional

Terapeuta Ocupacional pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Lagarto/SE

Andrezza Marques Duque, Curso de graduação em Terapia Ocupacional da UFS

Terapeuta Ocupacional. Doutora em Ciências da Saúde. Professora Adjunta do curso de graduação em Terapia Ocupacional da UFS, Lagarto/SE

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Publicado

2023-04-13

Como Citar

Hiratuka-Soares, E., Regina Valadares, M., & Marques Duque, A. (2023). Uso de internet e participação social: realidade de estudantes antes e durante a pandemia. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 11(1), e6549. https://doi.org/10.18554/refacs.v11i1.6549

Edição

Seção

Artigos originais