A música como instrumento pedagógico no alfabetismo em saúde bucal de crianças
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v11i1.6683Palavras-chave:
Odontopediatria, Educação em Saúde Bucal, Música, AlfabetizaçãoResumo
Objetivo: analisar a música como recurso pedagógico para o alfabetismo em saúde bucal de escolares da educação infantil. Método: estudo piloto, realizado junho de 2019, com crianças, entre 7 e 8 anos de idade, matriculadas em uma escola privada na cidade de Campina Grande, PB. Compôs-se uma música com 10 palavras do Rapid Estimate of Adult Literacy in Dentistry, com aplicação posterior do instrumento no momento e 15 dias após, com aplicação também do registro de biofilme dentário, através de exame clínico intraoral. Resultados: participaram sete crianças em quatro momentos, e observou-se boa higiene oral nas duas avaliações clínicas, porém, identificou-se melhor resultado na leitura das 10 palavras após a intervenção com a música, com diferença estatisticamente significativa (p=0,001). Conclusão: a música pode constituir-se um recurso importante no letramento funcional em saúde bucal de crianças em fase escolar e, possivelmente, mobilizar e conduzir operações mentais para uma atuação positiva em relação à saúde bucal.
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