A música como instrumento pedagógico no alfabetismo em saúde bucal de crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v11i1.6683

Palavras-chave:

Odontopediatria, Educação em Saúde Bucal, Música, Alfabetização

Resumo

Objetivo: analisar a música como recurso pedagógico para o alfabetismo em saúde bucal de escolares da educação infantil. Método: estudo piloto, realizado junho de 2019, com crianças, entre 7 e 8 anos de idade, matriculadas em uma escola privada na cidade de Campina Grande, PB. Compôs-se uma música com 10 palavras do Rapid Estimate of Adult Literacy in Dentistry, com aplicação posterior do instrumento no momento e 15 dias após, com aplicação também do registro de biofilme dentário, através de exame clínico intraoral. Resultados: participaram sete crianças em quatro momentos, e observou-se boa higiene oral nas duas avaliações clínicas, porém, identificou-se melhor resultado na leitura das 10 palavras após a intervenção com a música, com diferença estatisticamente significativa (p=0,001). Conclusão: a música pode constituir-se um recurso importante no letramento funcional em saúde bucal de crianças em fase escolar e, possivelmente, mobilizar e conduzir operações mentais para uma atuação positiva em relação à saúde bucal.

Biografia do Autor

Thayná do Nascimento Tavares, Cirurgiã-dentista. Campina Grande/PB

Cirurgiã-dentista pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Campina Grande/PB

Érick Tássio Barbosa Neves, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em parceria com a Universidade de Maryland - College Park (EUA)

Cirurgião-dentista. Doutor em Clínicas Odontológicas pela (UEPB) em parceria com a Universidade de Maryland - College Park (EUA). Campina Grande/PB

Ramon Targino Firmino, Centro Universitário Facisa (UNIFACISA) e da UEPB

Cirurgião-dentista. Pós-Doutor em Epidemiologia. Professor do Centro Universitário Facisa (UNIFACISA) e da UEPB. Campina Grande/PB

Joanilda Paolla Raimundo e Silva, Programa de Pós Graduação em Odontologia da UEPB

Cirurgiã-dentista. Mestre em Clínicas Odontológicas pela UEPB. Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Odontologia da UEPB. Campina Grande/PB

Letícia Targino Campos, Programa de Pós Graduação em Odontologia da UEPB

Cirurgiã-dentista.  Mestre em Clínicas Odontológicas pela UEPB. Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Odontologia da UEPB. Campina Grande/PB

Ana Flávia Granville-Garcia, Curso de Graduação e do Programa de Pós-graduação em Odontologia da UEPB

Cirurgiã-dentista. Doutora em Odontopediatria. Pós-Doutora pela Universidade Federal de Minas Gerais.  Professora da Graduação e do Programa de Pós-graduação da UEPB. Campina Grande/PB

Edja Maria Melo de Brito Costa, Curso de Graduação e do Programa de Pós-graduação em Odontologia da UEPB

Cirurgiã-dentista. Doutora em Odontologia. Professora da Graduação e do Programa de Pós-graduação da UEPB. Campina Grande/PB

Referências

Vectore C, Tormin MC, Silva ACD, Silva IGD, Piccolo PAD, Pavanin TV. Linguagem musical em instituições infantis: avaliação de duas propostas para formação docente. Psicol Esc Educ.[Internet]. 2019 [citado em 22 mar 2023]; 23:e189263. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-35392019019263

Nogueira MA. A música e o desenvolvimento da criança. Revista UFG [Internet]. 2017 [citado em 22 mar 2023]; 6(2):22-25. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/48654

Martins AMEBL, Almeida ERD, Oliveira CDC, Oliveira RCN, Pelino JEP, Santos ASF, et al. Alfabetização em saúde bucal: uma revisão da literatura. Rev Assoc Paul Cir Dent. [Internet] 2015[citado em 22 mar 2023]; 69(4):328-34. Disponível em: http://revodonto.bvsalud.org/pdf/apcd/v69n4/a02v69n4.pdf

Silva LMG. A expressão musical para crianças de pré-escola. São Paulo: FDE; 1992. 96 p. (Série Idéias; n. 10).

Snyder M, Chlan L. Music therapy. Annual Review of Nursing Research 1999: Focus on Complementary Health and Pain Management. 1999; 17: 3-25.

Casemiro JP, Fonseca ABC, Secco FVM. Promover saúde na escola: reflexões a partir de uma revisão sobre saúde escolar na América Latina. Ciênc Saúde Colet. [Internet]. 2014 [citado em 22 mar 2023]; 19(3):829-40. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232014193.00442013

He J, Yuan B, Zhou S, Peng S, Xu Y, Cai H. Socio-demographic factors, dental status, oral health knowledge and attitude, and health-related behaviors in dental visits among 12-year-old Shenzhen adolescents: a multilevel analysis. BMC Oral Health. [Internet]. 2022[citado em 22 mar 2023]; 22(1): 102. DOI: https://doi.org/10.1186/s12903-022-02110-8

Oliveira MF, Zanchett S, Berndt RLE, Moraes MVM. Motivação no controle do biofilme dental e o aprendizado em relação à saúde bucal em escolares. Publicatio UEPG . Ciências Biológicas e da Saúde = Publicatio UEPG. Biological and Health Sciences. [Internet]. 2012 [citado em 22 mar 2023]; 18(2):115-120. DOI: https://doi.org/10.5212/publicatio%20uepg.v18i2.2957

Berkman ND, Sheridan SL, Donahue KE, Halpern JD, Crotty K. Low health literacy and health outcomes: an updated systematic review. Ann Inter Med. [Internet]. 2011[citado em 22 mar 2023]; 115(2): 97-107. DOI: 10.7326/0003-4819-155-2-201107190-00005

Disponível em: https://doi.org/10.7326/0003-4819-155-2-201107190-00005

Zanin L, Meneghim M, Assaf A, Cortellazzi K, Pereira A. Evaluation of an educational program for children with high risk of caries. J Clin Pediatr Dent. [Internet]. 2007 [citado em 22 mar 2023]; 31(4): 246-50. DOI: https://doi.org/10.17796/jcpd.31.4.e521842t26200h27

Braccialli LMP, Ravazz RMQ. Dança: influência no desenvolvimento da criança com paralisia cerebral. Temas Desenv. [Internet]. 1998 [citado em 22 mar 2023]; 7(38):22-5. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-255364

Lima LCM, Neves ETB, Dutra LC, Firmino RT, Araújo LJS, Paiva SM, et al. Psychometric properties of BREALD-30 for assessing adolescents’ oral health literacy. Rev Saúde Pública. [Internet]. 2019 [citado em 22 mar 2023]; 53:53. DOI: https://doi.org/10.11606/S1518-8787.2019053000999

Ribeiro AA, Portela M, Souza IP. Relação entre biofilme, atividade de cárie e gengivite em crianças HIV+. Pesqui Odontol Bras. [Internet]. 2002 [citado em 22 mar 2023]; 16(2):144-50. DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-74912002000200009

Stringhini S, Carmeli C, Jokela M, Avendaño M, Muennig P, Guida F, et al. Socioeconomic status and the 25?×?25 risk factors as determinants of premature mortality: a multicohort study and meta-analysis of 1•7 million men and women. Lancet. [Internet]. 2017[citado em 22 mar 2023]; 389(10075):1229-37. DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(16)32380-7

Sawyer SM, Afifi RA, Bearinger LH, Blakemore SJ; Dick B, Ezeh AC, et al. Adolescence: a foundation for future health. Lancet. [Internet]. 2012 [citado em 22 mar 2023]; 379(2896):1630-40. DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(12)60072-5

Herr R, Diehl K, Schneider S, Osenbruegge N, Memmer N, Sachse S, et al. Which meso-level characteristics of early childhood education and care centers are associated with health, health behavior, and well-being of young children? Findings of a scoping review. Int J Environ Res Public Health [Internet]. 2021 [citado em 22 mar 2023]; 18(9):4973. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph18094973

Bánfai-Csonka H, Betlehem J, Deutsch K, Derzsi-Horváth M, Bánfai B, Fináncz J, et al. Health literacy in early childhood: a systematic review of empirical studies. Children (Basel). [Internet]. 2022 [citado em 22 mar 2023]; 9(8):1131. DOI: https://doi.org/10.3390/children9081131

Koelsch S. Towards a neural basis of music-evoked emotions. Trends Cogn Sci. [Internet]. 2010 [citado em 22 mar 2023]; 14(3):131-7. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tics.2010.01.002

Särkämö T, Tervaniemi M, Soinila S, Autti T, Silvennoinen HM, Laine M, et al. Cognitive deficits associated with acquired amusia after stroke: a neuropsychological follow-up study. Neuropsychologia. [Internet]. 2009 [citado em 22 mar 2023]; 47(12):2642-51. DOI: https://doi.org/10.1016/j.neuropsychologia.2009.05.015

Jones MR. Time, our lost dimension: toward a new theory of perception, attention, and memory. Psychol Rev. [Internet]. 1976 [citado em 22 mar 2023]; 83(5):323-55. DOI: https://doi.org/10.1037/0033-295X.83.5.323

Correia MA. A função didático-pedagógica da linguagem musical: uma possibilidade na educação. Educar Rev. [Internet]. 2010 [citado em 22 mar 2023]; (36):127-45. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602010000100010

Soares MA, Rubio JAS. A utilização da música no processo de alfabetização. Revista Eletrônica Saberes da Educação [Internet]. 2012 [citado em 22 mar 2023]; 3(1):1-14. Disponível em:

http://docs.uninove.br/arte/fac/publicacoes/pdf/v3-n1-2012/Maura.pdf

Loureiro AMA. Ensino da música na escola fundamental: dilemas e perspectivas. Educação [Internet]. 2003 [citado em 22 mar 2023]; 28(1):101-12. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/4329

Putkinen V, Saarikivi K, Chan TMV, Tervaniemi M. Faster maturation of selective attention in musically trained children and adolescents: converging behavioral and event-related potential evidence. Eur J Neurosci. [Internet]. 2021 [citado em 22 mar 2023]; 54: 4246-57. DOI: https://doi.org/0.1111/ejn.15262

Sager F, Sperb TM, Roazzi A, Martins FM. Avaliação da interação de crianças em pátios de escolas infantis: uma abordagem da psicologia ambiental. Psicol Reflex Crit. [Internet]. 2003[citado em 22 mar 2023]; 16(1):203-15. DOI:

https://doi.org/10.1590/S0102-79722003000100021

Fernandes IB, Ramos-Jorge J, Coelho VS, Pinto ACS, Pordeus IA, Paiva SM, et al. Association between different stages of dental caries in preschoolers and familial socioeconomic factors. Braz Oral Res. [Internet]. 2022 [citado em 22 mar 2023]; 36:e018. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-3107bor-2022.vol36.0018

Wang K, Lee GHM, Liu P, Gao X, Wong SYS, Wong MCM. Health belief model for empowering parental toothbrushing and sugar intake control in reducing early childhood caries among young children-study protocol for a cluster randomized controlled trial. Trials [Internet]. 2022[citado em 22 mar 2023]; 23(1):298. DOI: https://doi.org/10.1186/s13063-022-06208-w

Ganesh M, Shah S, Parikh D, Choudhary P, Bhaskar V. The effectiveness of a musical toothbrush for dental plaque removal: a comparative study. J Indian Soc Pedod Prev Dent. [Internet]. 2012[citado em 22 mar 2023]; 30(2):139-45. DOI:

https://doi.org/10.4103/0970-4388.99988

Fadel HT, Alamray SF, Alsayed SS, Zolaly GY, Alsisi LH, Bahammam AS. Parents education level and children's BMI explain caries distribution among kindergarten students: a cross-sectional study. East Mediterr Health J. [Internet]. 2022[citado em 22 mar 2023]; 28(3):190-6. DOI:

https://doi.org/10.26719/emhj.21.074

Moltrasio J, Dominguez FB, Detlefsen V, Rubinstein WY. Música y emocionalidad: efectos de la música sobre el estado de ánimo y la memoria verbal [Music and emotionality: effects of music on mood and verbal memory]. Vertex Rev Argent Psiquiatr. [Internet]. 2021[citado em 22 mar 2023]; 32(154):14-20. DOI:

https://doi.org/10.53680/vertex.v32i154.111

Publicado

2023-04-30

Como Citar

do Nascimento Tavares, T., Barbosa Neves, Érick T. ., Targino Firmino, R., Raimundo e Silva, J. P., Campos, L. T., Granville-Garcia, A. F. ., & Melo de Brito Costa, E. M. . (2023). A música como instrumento pedagógico no alfabetismo em saúde bucal de crianças. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 11(1), e6683. https://doi.org/10.18554/refacs.v11i1.6683

Edição

Seção

Artigos originais