Desempenho funcional no transtorno do espectro autista: interação social, sensorial e consciência corporal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v11i4.6836

Palavras-chave:

Transtorno do espectro autista, Aprendizagem, Adaptação psicológica, Cognição

Resumo

Objetivo: verificar as relações existentes na integração sensorial, social e consciência corporal no desempenho funcional do indivíduo com transtorno do espectro autista. Método: revisão sistemática, com o uso dos descritores: “autism spectrum disorder”, “learning” e “adaptation, psychological” e a busca se deu na: PubMed/MEDLINE, LILACS, Web off Science, Scopus. Foi utilizado o (PRISMA-2020), a escala Cochrane Handbook e a escala Downs e Black para verificação de viés. Resultados: considerou-se 16 artigos, e emergiram duas temáticas: Consciência corporal e o equilíbrio na aprendizagem motora da criança TEA; Aspectos da interação sensoriais e a importância da participação da família e interação social para atividade funcional e qualidade de vida do paciente TEA. Os estímulos sensoriais apresentam inter-relações com as estratégias de autorregulação sensorial para facilitar a emissão de respostas adaptativas. As terapêuticas com suporte familiar devem intervir de forma inovadora, oportuna e individualizada, cujas deficiências devem ser identificadas conforme surjam. Já a qualidade de vida apresenta impacto de relações com a comunicação social, percepção e participação dos familiares. Conclusão: este estudo sugere a inserção de atividades motoras associadas às técnicas de imitações recíprocas que propicie as relações entre os registros das informações sensoriais estabelecendo demandas ambientais com a participação da família.

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Publicado

2024-03-07

Como Citar

Bitencourt, C. R., Fleig, R. ., & Nascimento, I. B. do. (2024). Desempenho funcional no transtorno do espectro autista: interação social, sensorial e consciência corporal. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 11(4), e6836. https://doi.org/10.18554/refacs.v11i4.6836