Desempenho funcional no transtorno do espectro autista: interação social, sensorial e consciência corporal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v11i4.6836

Palavras-chave:

Transtorno do espectro autista, Aprendizagem, Adaptação psicológica, Cognição

Resumo

Objetivo: verificar as relações existentes na integração sensorial, social e consciência corporal no desempenho funcional do indivíduo com transtorno do espectro autista. Método: revisão sistemática, com o uso dos descritores: “autism spectrum disorder”, “learning” e “adaptation, psychological” e a busca se deu na: PubMed/MEDLINE, LILACS, Web off Science, Scopus. Foi utilizado o (PRISMA-2020), a escala Cochrane Handbook e a escala Downs e Black para verificação de viés. Resultados: considerou-se 16 artigos, e emergiram duas temáticas: Consciência corporal e o equilíbrio na aprendizagem motora da criança TEA; Aspectos da interação sensoriais e a importância da participação da família e interação social para atividade funcional e qualidade de vida do paciente TEA. Os estímulos sensoriais apresentam inter-relações com as estratégias de autorregulação sensorial para facilitar a emissão de respostas adaptativas. As terapêuticas com suporte familiar devem intervir de forma inovadora, oportuna e individualizada, cujas deficiências devem ser identificadas conforme surjam. Já a qualidade de vida apresenta impacto de relações com a comunicação social, percepção e participação dos familiares. Conclusão: este estudo sugere a inserção de atividades motoras associadas às técnicas de imitações recíprocas que propicie as relações entre os registros das informações sensoriais estabelecendo demandas ambientais com a participação da família.

Referências

Lamb JA, Moore J, Monaco AP. Autism: recent molecular genetic advances. Hum Mol Genet. [Internet]. 2015 [citado em 26 nov 2022]; 9(6):861-8. Disponível em: https://academic.oup.com/hmg/article-pdf/9/6/861/9815168/090861.pdf

Yeargin-Allsopp M. Prevalence of autism in a US metropolitan area. JAMA [Internet]. 2003 [citado em 22 nov 2022]; 289(1):49-55. Disponível em: https://jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/195703

Zablotsky B, Anderson C, Law P. The association between child autism symptomatology, maternal quality of life, and risk for depression. J Autism Dev Disord. [Internet]. 2013 [citado em 21 nov 2022]; 43(8):1946-55. Disponível em: https://link.springer.com/content/pdf/10.1007/s10803-012-1745-z.pdf

Misquiatti ARN, Brito MC, Ferreira FTS, Junior FBA. Sobrecarga familiar e crianças com transtornos do espectro do autismo: perspectiva dos cuidadores. Rev CEFAC. [Internet]. 2015 [citado em 22 nov 2022]; 17(1):192-200. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rcefac/a/3pfYytcbXMZxHhHFNFpwWHP/?format=pdf&lang=pt

Chaim MPMBC, Neto S, Pereira AYF, Costa VESM. Fenomenologia da qualidade de vida de mães de crianças autistas. Rev Abordagem Gestál. [Internet]. 2020 [citado em 23 nov 2022]; 26(2):122-34. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rag/v26n2/v26n2a02.pdf

Roberts MY, Curtis PR, Stone BJ, Hampton LH. Association of parent training with child language development – a systematic review and meta-analysis. JAMA Pediatr. [Internet]. 2019 [citado em 22 nov 2022]; 173(7):671-80. Disponível em: https://jamanetwork.com/journals/jamapediatrics/fullarticle/2733860

Hage SVR, Sawasaki LY, Hyter Y, Fernandes FDM. Social communication and pragmatic skills of children with Autism Spectrum Disorder and Developmental Language Disorder. CoDAS [Internet]. 2022 [citado em 21 nov 2022]; 34(2):e20210075. Disponível em: https://www.scielo.br/j/codas/a/rWq3gnJhL8nZtZt6w9S48Gm/?format=pdf&lang=en

Cortesão L. O arco-íris na sala de aula? Processos de organização de turmas: reflexões críticas [Internet]. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional; 1998 [citado em 21 nov 2022]. 24 p. (Coleção Cadernos de Organização e Gestão Curricular). Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/7350/2/14312.pdf

Hamilton L. Disability as a social construction: investigating how autism is represented in the mainstream média. Prism: Casting New Light on Learning, Theory & Practice [Internet]. 2019 [citado em 8 nov 2022]; 2(2):20-38. Disponível em: https://openjournals.ljmu.ac.uk/prism/article/view/281/255

Berenguer C, Roselló B, Colomer C, Baixauli I, Miranda A. Children with autism and attention deficit hyperactivity disorder. Relationships between symptoms and executive function, theory of mind, and behavioral problems. Res Dev Disabil. [Internet]. 2018 [citado em 12 nov 2022]; 83:260-9. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0891422218302154/pdfft?md5=a90f0f3f4467f5979cd39a000a836f6b&pid=1-s2.0-S0891422218302154-main.pdf

Page MJ, Moher D, Bossuyt PM, Boutron I, Hoffmann TC, Mulrow CD, et al. PRISMA 2020 explanation and elaboration: updated guidance and exemplars for reporting systematic reviews. BMJ [Internet]. 2021 [citado em 8 nov 2022]; 372:n160. Disponível em: http://www.bmj.com/lookup/pmidlookup?view=long&pmid=33781993

Santos RV, Macedo E, Mafra JF. Autismo na escola: da construção social estigmatizante ao reconhecimento como condição humana. Rev Bras Estud Pedagóg. [Internet]. 2022 [citado em 21 nov 2022]; 103(264):466-85. Disponível em: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/5108/4151

Santos CMCS, Pimenta CAMNM. A estratégia PICO para a construção da pergunta de pesquisa e busca de evidências. Rev Latinoam Enferm. [Internet]. 2007 [citado em 12 nov 2022]; 15(3):1-4. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlae/a/CfKNnz8mvSqVjZ37Z77pFsy/?format=pdf&lang=pt

Murad MH, Asi N, Alsawas M, Alahdab F. New evidence pyramid. Evid Based Med. [Internet]. 2021 [citado em 15 nov 2022]; 21(4):125-7. Disponível em: https://ebm.bmj.com/content/ebmed/21/4/125.full.pdf

Higgins JPT, Thomas J, Chandler J, Cumpston M, Li T, Page MJ, Welch VA, editores. Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions. 2. ed. Chichester, UK: John Wiley & Sons; 2019.

Downs SH, Black N. The feasibility of creating a checklist for the asses- sment of the methodological quality both of randomised and non-randomised studies of health care interventions. J Epidemiol Community Health (1979) [Internet]. 1998 [citado em 11 nov 2022]; 52(6):377-84. DOI: https://doi.org/10.1136/jech.52.6.377

American Psychiatric Association, Nascimento MIC, et al., tradutores. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. Porto Alegre, RS: Artmed; 2014.

Richa S, Khoury R, Rouhayem J, Chammay R, Kazour F, Khalil RB, et al. Estimating the prevalence of autism spectrum disorder in Lebanon. Encéphale [Internet]. 2020 [citado em 8 nov 2022]; 46(6):414-9. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0013700620301597?via%3Dihub

Wilson M, Whelan T, Milne L, Hamilton D, Jacobs D, Pilkington P. A thematic analysis of influences on parents' autism intervention decisions. Res Dev Disabil. [Internet]. 2021 [citado em 8 nov 2022]; 117:104035. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0891422221001840/pdfft?md5=4b078468732a6c3b28d79651397f4e12&pid=1-s2.0-S0891422221001840-main.pdf

Crowell JA, Keluskar J, Gorecki A. Comportamento parental e o desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista. Compr Psychiatry [Internet]. 2019 [citado em 16 nov 2022]; 90:21-9. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0010440X18301925/pdfft?md5=feab5db47a2fd14f4f3b1728d83dad78&pid=1-s2.0-S0010440X18301925-main.pdf

Nowell SW, Watson LR, Boyd B, Klinger LG. Efficacy study of a social communication and self-regulation intervention for school-age children with autism spectrum disorder: a randomized controlled trial. Lang Speech Hear Serv Sch. [Internet]. 2019 [citado em 25 nov 2022]; 50(3):416-33. Disponível em: https://pubs.asha.org/doi/epdf/10.1044/2019_LSHSS-18-0093

Freitas DFCL. The use of mental states in an adult diagnosed with autism spectrum disorder on socio-comunicative and dialogical processes. Integr Psychol Behav Sci. [Internet]. 2021 [citado em 25 nov 2022]; 55(3):682-98. Disponível em: https://link.springer.com/content/pdf/10.1007/s12124-020-09518-3.pdf

Stack K, Symonds JE, Kinsella W. As perspectivas de alunos com Transtorno do Espectro Autista sobre a transição do ensino fundamental para o ensino médio: uma revisão sistemática da literatura. Res Autism Spectr Disord. [Internet]. 2021 [citado em 17 nov 2022]; 84:101782. Disponível: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S175094672100057X/pdfft?md5=ad5936ac7b6129048406b9e13bc181dc&pid=1-s2.0-S175094672100057X-main.pdf

Gandotra A, Kotyuk E, Szekely A, Kasos K, Csirmaz L, Cserjesi R. Habilidades fundamentais do movimento em crianças com transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática. Res Autism Spectr Disord. [Internet]. 2020 [citado em 24 nov 2022]; 78:101632. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1750946720301227/pdfft?md5=f383f464a7cf92b6520c9972837b64ad&pid=1-s2.0-S1750946720301227-main.pdf

Ishizuka Y, Yamamoto J. O efeito da intervenção de imitação contingente em crianças com transtorno do espectro do autismo e deficiências intelectuais concomitantes. Res Autism Spectr Disord. [Internet]. 2021 [citado em 9 nov 2022]; 85:101783. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1750946721000581/pdfft?md5=27805911ce7a946037048116a50b607f&pid=1-s2.0-S1750946721000581-main.pdf

Taverna EC, Huedo-Medina TB, Fein DA, Eigsti I. The interaction of fine motor, gesture, and structural language skills: The case of autism spectrum disorder. Res Autism Spectr Disord. [Internet]. 2021 [citado em 10 nov 2022]; 86:101824. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8294070/pdf/nihms-1718464.pdf

Hilton CL, Zhang Y, Whilte MR, Klohr CL, Constantino J. Motor impairment in sibling pairs concordant and discordant for autism spectrum disorders. Autism [Internet]. 2012 [citado em 8 nov 2022]; 16(4):430-41. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4222044/pdf/nihms638017.pdf

Wijker C, Leontjevas R, Spek A, Enders-Slegers MJ. Effects of dog assisted therapy for adults with autism spectrum disorder: an exploratory randomized controlled trial. J Autism Dev Disord. [Internet]. 2020 [citado em 10 nov 2022]; 50(6):2153-63. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/pmid/30900194/

Ruble L, Birdwhistell J, Toland MD, McGrew JH. Analysis of parent, teacher, and consultant speech exchanges and educational outcomes of students with autism during COMPASS consultation. J Educ Psychol Consult. [Internet]. 2011 [citado em 8 nov 2022]; 21(4):259-83. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3359089/pdf/nihms339284.pdf

Accardo AL, Finnegan EG, Gulkus SP, Papay CK. Teaching reading comprehension to learners with autism spectrumdisorder: predictors of teacher self-efficacy and outcome expectancy. Psychology in the Schools [Internet]. 2017 [citado em 20 nov 2022]; 54(3):309-23. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/pits.21994

Cappe E, Poirier N, Engelberg A, Boujut E. Comparison of teachers in France and in Quebec working with autistic students: self-efficacy, stress, social support, coping, and burnout. Teach Teach Educ. [Internet]. 2021 [citado em 27 nov 2022]; 98:103244. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0742051X20314359/pdfft?md5=ccc1518d00aff21719c737c29d12e91c&pid=1-s2.0-S0742051X20314359-main.pdf

Van Der Steen R, Bakker-Huvenaars MJ, Greven CU Herpers P, Wiegers E, Jansen A, Buitelaar JK. Saliva oxytocin, cortisol, and testosterone levels in adolescent boys with autism spectrum disorder, oppositional defiant disorder/conduct disorder and typically developing individuals. Eur Neuropsychopharmacol. [Internet]. 2020 [citado em 08 nov 2022]; 30:87-101. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0924977X18302803/pdfft?md5=67b578c31baf3bc5628cacd81c9c989c&pid=1-s2.0-S0924977X18302803-main.pdf

Rudelli N, Straccia C, Petitpierre G. Pais de crianças com transtorno do espectro autista: suas percepções do papel paterno um preditor de satisfação, autoeficácia e sobrecarga no cuidado. Res Autism Spectr Disord. [Internet]. 2021 [citado em 25 nov 2022]; 83:101744. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1750946721000192/pdfft?md5=b131ef029b2aa55122edb89bbdf8a259&pid=1-s2.0-S1750946721000192-main.pdf

Dunn W, Cox J, Foster l, Mische-lawson L, Jannifer T. Impact of a contextual intervention on child participation and parent competence among children with autism spectrum disorders: a pretest–posttest repeated-measures design. Am J Occup Ther. [Internet]. 2012 [citado em 15 nov 2022]; 66(5):520-8. Disponível em: https://research.aota.org/ajot/article-lookup/doi/10.5014/ajot.2012.004119

Bradshaw J, McCracken C, Pileggi M, Brane N, Delehanty A, Day T, et al. Early social communication development in infants with autism spectrum disorder. Child Dev. [Internet]. 2021 [citado em 25 nov 2022]; 92(6):2224-34. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8935345/pdf/nihms-1741849.pdf

Souza RF, Nunes DRP. Transtornos do processamento sensorial no autismo: algumas considerações. Rev Educ Espec. [Internet]. 2019 [citado em 24 nov 2022]; 32(e22):1-17. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/30374/pdf

Luria AR. Fundamentos de neuropsicologia. São Paulo: Edusp; 1981.

Blume J, Wittke K, Naigles L, Mastergeorge AM. Language growth in young children with autism: interactions between language production and social communication. J Autism Dev Disord [Internet]. 2021 [citado em 21 nov 2022]; 51(2):644-65. Disponível em: https://link.springer.com/content/pdf/10.1007/s10803-020-04576-3.pdf

Corbetta D, Snapp-Childs W. Seeing and touching: the role of sensory?motor experience on the development of infant reaching. Infant Behav Dev. [Internet]. 2009 [citado em 21 nov 2022]; 32 (1):44-58. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0163638308000854/pdfft?md5=2a1c04437e1cf596f8e2879dc12421e3&pid=1-s2.0-S0163638308000854-main.pdf

Organização Mundial da Saúde. Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde [Internet]. 2013 [citado em 2022 nov 08]; 106p, Como usar a CIF: um manual prático para o uso da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). Disponível em: https://www.fsp.usp.br/cbcd/wp-content/uploads/2015/11/Manual-Pra%CC%81tico-da-CIF.pdf

Ingersoll B. Brief report: pilot randomized controlled trial of reciprocal imitation training for teaching elicited and spontaneous imitation to children with autism. J Autism Dev Disord. [Internet]. 2010 [citado em 10 nov 2022]; 40(9):1154-60. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3686149/pdf/nihms468520.pdf

Krüger GR, Garcias LM, Hax GP, Marques AC. O efeito de um programa de atividades rítmicas na interação social e na coordenação motora em crianças com transtorno do espectro autista. Rev Bras Ativ Fís Saúde [Internet]. 2019 [citado em 23 nov 2022]; 23:e0046. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/12414/10925

Balestro JI, Fernandes FDM. Percepção de cuidadores de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo quanto ao perfil comunicativo de seus filhos após um programa de orientação fonoaudiológica. CoDAS [Internet]. 2019 [citado em 10 nov 2022]; 31(1):e20170222. Disponível em: https://www.scielo.br/j/codas/a/wVYLN46cvL9tKh9tKYpcSdL/?format=pdf&lang=pt

Macdonald M, Esposito P, Ulrich D. The physical activity patterns of children with autism. BMC Res Notes [Internet]. 2011 [citado em 15 nov 2022]; 4(422):1-5. Disponível em: https://bmcresnotes.biomedcentral.com/counter/pdf/10.1186/1756-0500-4-422.pdf

Pedrosa C, Caçola P, Carvalhal MIMM. Fatores preditores do perfil sensorial de lactentes dos 4 aos 18 meses de idade. Rev Paul Pediatr (Ed Port, Online) [Internet]. 2015 [citado em 20 nov 2022]; 33(2):160-6. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0103058215000325/pdfft?md5=2e38ec09f5085694cebf74db01fd3796&pid=1-s2.0-S0103058215000325-main.pdf

Cunha BF, Macêdo FN, Lopes, AR, Louzada MJQ, Marçal CN. As repercussões emocionais em pais com filhos do Transtorno do Espectro Autista. Revista Eletrônica Acervo Saúde [Internet]. 2022 [citado em 25 nov 2022]; 15(11):e11129. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/11129/6682

Zhao M, Chen S. The effects of structured physical activity program on social interaction and communication for children with autism. Biomed Res Int. [Internet]. 2018 [citado em 20 nov 2022]; 1825046. Disponível em: https://downloads.hindawi.com/journals/bmri/2018/1825046.pdf?_gl=1*1ejj988*_ga*MTk3MDQzODAwNy4xNzA5NjU5NDg4*_ga_NF5QFMJT5V*MTcwOTY1OTQ5MC4xLjEuMTcwOTY1OTY3MC40NS4wLjA.&_ga=2.146620849.424093924.1709659488-1970438007.1709659488

Publicado

2024-03-07

Como Citar

Bitencourt, C. R., Fleig, R. ., & Nascimento, I. B. do. (2024). Desempenho funcional no transtorno do espectro autista: interação social, sensorial e consciência corporal. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 11(4), e6836. https://doi.org/10.18554/refacs.v11i4.6836

Edição

Seção

Revisão