Desenho infantil como instrumento de avaliação de aprendizado de uma atividade educativa em saúde sobre hanseníase

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v11i2.6861

Palavras-chave:

Desenho, Criança, Hanseníase, Aprendizagem

Resumo

Objetivo: avaliar os efeitos em momentos antes e depois de uma atividade educativa em saúde sobre hanseníase para alunos do ensino fundamental. Método: estudo de campo realizado em 2022, tendo como público-alvo os alunos com idade entre 8 a 10 anos. A atividade foi dividida em três etapas. Na primeira etapa solicitou-se que alunos desenhassem o que eles acreditavam o que fosse o significado da palavra hanseníase, sem uma explicação prévia, na segunda etapa foi realizada a atividade educativa e na terceira foi solicitada novamente que os alunos desenhassem sobre a hanseníase. Resultados: participaram 46 crianças sendo 19 (41,31%) do 3º ano, 20 (43,47%) do 4º ano e 7 (15,22%) do 5º ano do ensino fundamental, totalizando em 92 folhas de desenhos, sendo 46 antes e 46 depois. Mancha na pele, transmissão e a palavra “hanseníase” foram as interpretações mais frequentes, no momento posterior. Ao se comparar os conceitos principais ministrados, observou-se uma evolução em relação ao momento anterior. Conclusão: o impacto desta pesquisa nos mostra que é importante que toda educação em saúde tenha uma validação do seu aprendizado gerado e o desenho infantil mostrou-se uma forma eficaz de avaliação.

Biografia do Autor

Dafne Raquel Silva, Faculdade de Medicina de São Jose do Rio Preto - FAMERP

Enfermeira. Pó-graduação em Atenção Básica com ênfase em saúde da Família pela Faculdade de Medicina de São Jose do Rio Preto (FAMERP), São Jose do Rio Preto/SP

Vânia Del Arco Paschoal, Faculdade de Medicina de São Jose do Rio Preto - FAMERP

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde. Professora  Adjunto IV de Ensino da Faculdade de Medicina de São Jose do Rio Preto (FAMERP). São José do Rio Preto/SP

Susilene Maria Tonelli Nardi, Instituto Adolfo Lutz

Terapeuta Ocupacional. Doutora em Ciências da Saúde. Pesquisadora Cientifica VI, Instituto Adolfo Lutz. São José do Rio Preto/SP

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Publicado

2023-10-26

Como Citar

Silva, D. R., Paschoal, V. D. A. ., & Nardi, S. M. T. . (2023). Desenho infantil como instrumento de avaliação de aprendizado de uma atividade educativa em saúde sobre hanseníase. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 11(2), e6861. https://doi.org/10.18554/refacs.v11i2.6861

Edição

Seção

Artigos originais