Desenho infantil como instrumento de avaliação de aprendizado de uma atividade educativa em saúde sobre hanseníase
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v11i2.6861Palavras-chave:
Desenho, Criança, Hanseníase, AprendizagemResumo
Objetivo: avaliar os efeitos em momentos antes e depois de uma atividade educativa em saúde sobre hanseníase para alunos do ensino fundamental. Método: estudo de campo realizado em 2022, tendo como público-alvo os alunos com idade entre 8 a 10 anos. A atividade foi dividida em três etapas. Na primeira etapa solicitou-se que alunos desenhassem o que eles acreditavam o que fosse o significado da palavra hanseníase, sem uma explicação prévia, na segunda etapa foi realizada a atividade educativa e na terceira foi solicitada novamente que os alunos desenhassem sobre a hanseníase. Resultados: participaram 46 crianças sendo 19 (41,31%) do 3º ano, 20 (43,47%) do 4º ano e 7 (15,22%) do 5º ano do ensino fundamental, totalizando em 92 folhas de desenhos, sendo 46 antes e 46 depois. Mancha na pele, transmissão e a palavra “hanseníase” foram as interpretações mais frequentes, no momento posterior. Ao se comparar os conceitos principais ministrados, observou-se uma evolução em relação ao momento anterior. Conclusão: o impacto desta pesquisa nos mostra que é importante que toda educação em saúde tenha uma validação do seu aprendizado gerado e o desenho infantil mostrou-se uma forma eficaz de avaliação.
Referências
Souza EFM, Siqueira CCS, Monteiro EAS, Poça JJG, Costa JPR, Ferreira TCR. Prevalência de incapacidades em pacientes portadores de hanseníase atendidos no centro de saúde escola do marco e universidade do estado do Pará. Revista CPAQV – Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida [Internet]. 2020 [citado em 16 jun 2023]; (2):1-12. Disponível em: https://www.cpaqv.org/revista/CPAQV/ojs-2.3.7/index.php?journal=CPAQV&page=article&op=download&path%5B%5D=472&path%5B%5D=pdf
Maia MA, Silva BA, Silva R. Extensão universitária: Hanseníase na escola, em busca de um diagnóstico precoce. Revista Brasileira de Extensão Universitária [Internet]. 2020 [citado em 5 abr 2023];11(1):25-32. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10778/7355
Cortela DD, Ferreira SM, Virmond MC, Mieras L, Steinmann P, Ignotti E, et al. Aceitabilidade da quimioprofilaxia em área endêmica para a hanseníase: projeto PEP-Hans Brasil. Cad Saude Pública [Internet]. 2020 [citado em 16 jun 2023]; 36(3):e00068719. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/j4mPg7rn7sgxZnpyrqCQsyz/?format=pdf&lang=pt
Ministério da Saúde (Brasil). Boletim epidemiológico Hanseníase 2022 [Internet]. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2022 [citado em 18 jul 2022]. 54 p. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins/epidemiologicos/especiais/2022/boletim-epidemiologico-de-hanseniase-_-25-01-2022.pdf
Uzun MLC. As principais contribuições das Teorias da Aprendizagem para à aplicação das Metodologias Ativas. Revista Thema [Internet]. 2021 [citado em 4 abr 2023]; 19(1):153-163. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1466/1766
Zuge BL, Engers PB, Corrêa SLP, Fernandes T, Souza MB, Copetti J. Promoção da saúde na educação infantil e anos iniciais: possibilidades e desafios da Base Nacional Comum Curricular. Research, Society and Development [Internet]. 2020 [citado em 4 abr 2023]; 9(9):e387996634. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/6634/6549
World Health Organization. Health Promotion. The 1st International Conference on Health Promotion, Ottawa, 1986. Ottawa Charter for Health Promotion [Internet]. Geneva: WHO, 1986 [citado em 4 abr 2023]. Disponível em: https://www.who.int/teams/health-promotion/enhanced-wellbeing/first-global-conference
Copetti J, Soares R, Folmer V, organizadores. Educação e saúde no contexto escolar: compartilhando vivências, explorando possibilidades [Internet]. 2. ed. Uruguaiana, RS: Universidade Federal do Pampa; 2018 [citado em 04 abr 2023]. 183 p. Disponível em: https://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/3336/1/E-book%20ESCE%202ed.pdf
Santos AS, Paschoal VDA. Educação em saúde e enfermagem. Barueri, SP: Manole; 2017 (Série Enfermagem).
Lima APCT, Camargo EAA. A criança fala: o desenho como fonte de escuta e produção artística sobre as brincadeiras preferidas no cotidiano da educação infantil. Olhar Profr. [Internet]. 2021 [citado em 4 abr 2023]; 24:1-22 Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/17637/209209215384
Grubits S, Oliveira ED. Rabiscos e emoções: nova perspectiva sobre o desenvolvimento do desenho. Aval Psicol. [Internet]. 2020 [citado em 5 abr 2023]; 19(2):213-221. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/avp/v19n2/13.pdf
Silva AF, Aguiar JO, Belmiro CA. Imagens e desenhos infantis nos processos de construção de sentidos em uma sequência de ensino sobre ciclo da água. Ens, Pesqui Educ Ciênc. [Internet]. 2015 [citado em 5 abr 2023]. 17(3):607-632. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/KmMffcvTQg3FpL7Z9K3bxXQ/?format=pdf&lang=pt
Herrmann TM, Torri MC, Goldberg L. Chuva, como te queremos!: representações sociais da água através dos desenhos de crianças pertencentes a uma região rural semiárida do México. Ciênc Educ (Bauru) [Internet]. 2016 [citado em 5 abr 2023]. 22(3):651-669. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/fr84rGx5KQSfDTSnvqr6GLr/?format=pdf&lang=pt
Marconi MA, Lakatos EM. Metodologia Científica. 8. ed. Barueri, SP: Atlas; 2022.
Ministério da Saúde (Brasil). Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Guia prático sobre a hanseníase [Internet]. Brasília, DF: Ministério da Saúde; 2017 [citado em 4 abr 2023]. 68 p. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/svsa/hanseniase/guia-pratico-de-hanseniase.pdf/@@download/file
ThaisaaTO. Hanseníase para crianças. Mickey e sua turma em: aprendendo sobre Hanseníase [Internet]. Youtube. 2010 [citado em 4 abr 2023]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9CLkFFwWrnY
Organização Mundial da Saúde. Diretrizes para o diagnóstico, tratamento e prevenção da hanseníase [Internet]. Nova Deli: OMS, Escritório Regional do Sudeste Asiático; 2019 [citado em 4 abr 2023]. 110 p. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/274127/9789290227076-por.pdf
Trindade MAB, Castiglione MC, Lancman S, Rosa TEC, organizadores. Ensino e pesquisa na atenção à hanseníase no estado de São Paulo [Internet]. São Paulo: Instituto de Saúde; 2022 [citado em4 abr 2023]. 360 p. (Temas em saúde coletiva; n. 31). Disponível em: https://www.saude.sp.gov.br/resources/instituto-de-saude/homepage/pdfs/ensino_e_pesquisa_naatencao_a_hanseniase_no_estado_de_sp.pdf
Lessa ZL. Fundação paulista contra a hanseníase: álbum seriado/2004. São Paulo: FPCH; 2004. 37 p.
Piovesan J, Ottonelli JC, Bordin BJ, Piovesan L. Licenciatura em computação. Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem [Internet]. Santa Maria, RS: Universidade Federal de Santa Maria, Núcleo de Tecnologia Educacional; 2018 [citado em 4 abr 2023]. 161 p. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/18336/Curso_Lic-Comp_Psicologia-Desenvolvimento-Aprendizagem.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Moura JC, Porto MD, Cunha HF. O uso de desenhos para verificar a aprendizagem de estudantes sobre o cerrado. Experiências em Ensino de Ciências [Internet]. 2018 [citado em 5 abr 2023]; 13(3):86-95. Disponível em: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/182/161
Rodrigues JO, Severo TEA. Existe espaço para a curiosidade infantil na educação científica? [Internet]. In: III CONEDU - Congresso Nacional de Educação; 2016. Natal, RN: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016 [citado em 5 abr 2023]. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2016/TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID9189_13082016201614.pdf
Sant Ana WP, Sant Ana RP. O valor histórico do desenho e sua importância para o desenvolvimento da criança. Mediação (Pires do Rio) [Internet]. 2019 [citado em 5 abr 2023]; 14(1):70-82. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/mediacao/article/view/7523/6846
Ministério da Saúde (Brasil). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde na escola [Internet]. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2009 [citado em18 ago 2023]. 96 p. (Série B. Textos Básicos de Saúde) (Cadernos de Atenção Básica; n. 24). Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cadernos_atencao_basica_24.pdf
Nascimento TS, Costa MAW, Santana JMD, Amorim AMS. Educação em saúde com adolescentes escolares: uma ferramenta estratégica do profissional de saúde no enfrentamento da hanseníase. Revista Artigos.Com [Internet]. 2021 [citado em 16 jun 2023]; 28:e7330. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/artigos/article/view/7330/4607
Miranda GR, Oliveira GGL, Gonçalves MC. Educação permanente em saúde: dispositivo para a qualificação da Estratégia Saúde da Família. Belém: Universidade Federal do Pará, 2008. [citado em 23 de jun 2023]; 18p. Disponível em: https://scholar.google.com/scholar?cluster=787877184780523314&hl=en&oi=sholarr
Silva RP, Távora RCO, Silva JA, Rêgo MSF, et al. Avaliação das estratégias de educação em saúde com adolescentes. Rev APS [Internet]. 2020 [citado em 31 ago 2023]; 22(2):385-404. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/16344/20787
Tony ACC, Carbogim FC, Motta DS, Santos KB, Dias AA, Paiva ACPC. Teaching Basic Life Support to schoolchildren: quasi-experimental study. Rev LatinoAm Enferm. [Internet]. 2020 [citado em 5 abr 2023]; 28:e3340. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlae/a/FKQd7s9sRcdmrJHwD8QpRjp/?format=pdf
Pereira JP, Mesquita DD, Garbuio DC. Educação em saúde: efetividade de uma capacitação para equipe do ensino infantil sobre a obstrução de vias aéreas por corpo estranho. Revista Brasileira Multidisciplinar [Internet]. 2020 [citado em 31 ago 2023]; 23(2 Supl):17-25. Disponível em: https://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/828/607
Andrade AN Gonçalves CB. Os desenhos infantis nas pesquisas com crianças [Internet]. In: V CONEDU - Congresso Nacional de Educação, 2018. Campina Grande, PB: Realize Editora; 2018 [citado em 10 nov 2022]. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/48466
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.