Competências interprofissionais em saúde: percepção de egressos da área de odontologia de uma residência multiprofissional
DOI:
https://doi.org/10.18554/refacs.v11i3.7026Palavras-chave:
Odontologia, Internato não médico, Educação interprofissionalResumo
Objetivo: analisar a percepção sobre o desenvolvimento das competências interprofissionais de egressos em odontologia num programa de residência multiprofissional. Método: pesquisa qualitativa com estudo transversal, descritivo e exploratório em que foram realizadas entrevistas semiestruturadas online com residentes egressos da área de odontologia no período de junho a agosto de 2022. As entrevistas foram gravadas e transcritas e os dados foram analisados por meio da Técnica de análise de conteúdo temática utilizando o referencial teórico da Educação Interprofissional. Resultados: a percepção dos egressos apontou para o desenvolvimento de competências colaborativas durante a residência, divididas em cinco categorias: Comunicação Interprofissional; Cuidado Centrado no Usuário/Família/Comunidade; Clareza de Papéis; Funcionamento de Equipe e Resolução de Conflitos; Liderança Colaborativa, e para sua aplicação desse aprendizado por parte dos egressos em sua prática profissional. Conclusão: Os egressos perceberam o desenvolvimento de competências interprofissionais para o trabalho em equipe durante a residência, com destaque para a comunicação interprofissional e o cuidado centrado no usuário, sua família e comunidade e o reconhecimento da importância dos demais profissionais da saúde para o efetivo trabalho em equipe.
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