Diversidade, equidade e inclusão nas organizações hospitalares e o papel do gestor: revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v12i2.7467

Palavras-chave:

Diversidade, equidade, inclusão, Hospitais, Pessoal de saúde, Gestor de saúde, Liderança

Resumo

Objetivo: investigar as práticas de diversidade, equidade e inclusão implementadas para os trabalhadores nas organizações hospitalares, com foco no papel do gestor. Método: trata-se de uma revisão de escopo, utilizando cinco bases de dados: Base de Dados da Enfermagem; Cumulative Index to Nursing and Allied; Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, PubMed e SCOPUS, sem restrição de idioma, no período de 2019 a fevereiro de 2024. Resultados: considerou-se 13 estudos, todos internacionais, dos quais oito artigos são oriundos dos Estados Unidos (61,53%). A partir dos estudos, três categorias foram construídas: Estratégias de Liderança e Gestão Inclusiva; Capacitação e Treinamento; e Políticas e Estruturas Organizacionais. Verificou-se uma tendência crescente nas organizações e gestores para a diversidade, equidade e inclusão dos trabalhadores hospitalares, como parte das suas práticas administrativas. Conclusão: a incorporação de estratégias educacionais até a criação de políticas sólidas possibilitam a consciência sobre o tema, com vistas a ambientes de trabalho mais justos, inclusivos, produtivos e harmônicos, que consequentemente reflete na qualidade da assistência prestada aos usuários.

Biografia do Autor

Carolina Cassiano, Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP)

Doutoranda em Ciências pelo Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da Escola de Enfermagem de São Paulo/Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EE/EERP-USP). Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) (2021). Mestrado em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da UFTM (2022). Especialização em Gestão e Auditoria em Serviços de Saúde, Supervisão Pedagógica e Neurociência aplicada à aprendizagem. Atuou como Representante Discente do Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da EE/EERP-USP (2023-2024). Integrante do Grupo de Pesquisa: "Laboratório de Pesquisas em Gestão de Pessoas e Competências Profissionais" EERP-USP. Parecerista ad hoc da Revista Contexto e Saúde e Revista Baiana de Enfermagem. Linhas de pesquisa com intersecção entre educação, trabalho e saúde: a) Saúde do Trabalhador; b) Saúde Mental; c) Estudantes Universitários e de Pós-Graduação; e) Educação e Formação Profissional; f) Recursos Digitais Educativos.

Priscila Andreja Oliveira, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM)

Graduada em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas (2011). Pós Graduada em Enfermagem do Trabalho pela AVM Faculdade Integrada (2014). Mestra em Ciências - Tecnologia e Inovação em Enfermagem - pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP. Atuou na Atenção Primária como Enfermeira Coordenadora do Programa Saúde da Família e do Programa de Controle da Tuberculose e Erradicação da Hanseníase nos municípios de Bambuí-MG (2012) e Luz-MG (2014). No âmbito hospitalar, possui experiência em Clínica Médica, Neurologia e Ortopedia/Traumatologia. Atualmente ocupa o cargo de Enfermeira Assistencial no Hospital de Clínicas da UFTM na Unidade de Clínica Cirúrgica pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e atua como preceptora do Curso de Graduação em Enfermagem da UFTM e do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da UFTM nas áreas de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso. Membro da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) Gestão 2023 do Hospital de Clínicas da UFTM. Pesquisadora na área de Enfermagem com ênfase em Segurança do Paciente e Promoção da Saúde do Adulto e do Idoso.

Sonia Maria Kalckmann de Macedo, Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da EERP-USP

Doutoranda em Ciências pelo Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Bacharela em Enfermagem (2015) pela Faculdade Evangélica do Paraná (FAPAR), Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Urgência e Emergência Gestão e Auditoria em Saúde. Cursando MBA em Gestão, Inovação e Serviços de Saúde. Experiência profissional na área corporativa relacionada ao Ensino, Pesquisa e Inovação Atendimento Pré-Hospitalar Docência de enfermagem de curso técnico, graduação e pós-graduação. Linhas de Pesquisa: Desenvolvimento de Pessoas, Ensino e Pesquisa; Cuidado em Saúde com Qualidade e Segurança; e Ampliação da Visibilidade da Profissão.

Iasmin Gabrielli da Silva, Universidade Paulista (UNIP)

Enfermeira pela Universidade Paulista (UNIP) (2023). Realizou Iniciação Científica na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), Instituto de Física (IFISC), Laboratório de Nanomedicina Gnano (2020-2023). 

Silvia Helena Henriques, Curso de Graduação em Enfermagem da EERP-USP

Graduada em Enfermagem (1993) pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Mestra em Enfermagem (2002) e Doutora (2006) pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da EERP-USP. Professora Associada pelo Departamento de Enfermagem Geral e Especializada, da EERP-USP, em 24 de outubro de 2017. Atualmente é Presidente do Programa de Pós-Graduação Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da Escola de Enfermagem de São Paulo e da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EE/EERP-USP). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP (FMRP-USP), Membro da Comissão do Observatório de Recursos Humanos da EERP-USP. Líder de Grupo de pesquisa Laboratório de Pesquisas em Gestão de Pessoas e Competências Profissionais; Membro do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Trabalho (NUESAT) e do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Hospital e Enfermagem, vinculados ao Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Membro da Rede de Enfermagem em Saúde Ocupacional - Red ENSO - Brasil. Parecerista Ad hoc de periódicos internacionais como: Journal of Nursing Management e International Journal of Nursing Practice. Tem experiência profissional na área de Enfermagem (Assistência, Gerenciamento e Docência). Sua produção científica está relacionada às linhas de pesquisas: (a) Gestão e Gerenciamento de Serviços de Saúde e Enfermagem; (b) Competências Profissionais; (c) Saúde do Trabalhador.

Laura Andrian Leal, Centro Universitário Municipal de Franca

Pós-Doutoranda pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Doutora (2022) e Mestra (2017) em Ciências (EERP-USP). Graduada em Bacharelado em Enfermagem pela  EERP-USP (2015). Especialista em Urgência e Emergência e Terapia Intensiva pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), Auditoria em Saúde (Instituto Passo 1), MBA em Gestão em Saúde (USP) e em Gestão Pública pela Federal de São Paulo (UNIFESP). Desenvolveu atividades laborais como Enfermeira Assistencial e como Enfermeira Gestora do Grupo São Francisco. Atuou como Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) nas disciplinas de Gerenciamento em Enfermagem; Processos de Cuidar e Saúde do Adulto. Atualmente é docente do Centro Universitário Municipal de Franca - Uni-Facef, atuando nas disciplinas da rede de hospitalar de urgência, gestão e clínica. Desenvolve pesquisas na área de Gestão de Pessoas em Enfermagem, Competências ´Profissionais e produções científicas relacionadas à Dinâmica da Organização dos Serviços de Saúde e de Enfermagem. Membro do Grupo de Pesquisa "Centro de Estudos e Pesquisas sobre Hospital e Enfermagem" e do "Laboratório de Pesquisas em Gestão de pessoas e competências profissionais" da USP e Gestão, Formação, Saúde e Trabalho (GFST) da  UFSCar.

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Publicado

2024-06-22

Como Citar

Cassiano, C., Oliveira, P. A., Macedo, S. M. K. de, Silva, I. G. da, Henriques, S. H., & Leal, L. A. (2024). Diversidade, equidade e inclusão nas organizações hospitalares e o papel do gestor: revisão de escopo. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 12(2), e7467. https://doi.org/10.18554/refacs.v12i2.7467