Comportamento sedentário em crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista: Uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/refacs.v12i1.7529

Palavras-chave:

TEA, Transtorno do Espectro Autista, Comportamento Sedentário

Resumo

Objetivo: identificar e comparar as evidências encontradas na literatura sobre comportamento sedentário e prática de atividade física relacionadas às crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista e com desenvolvimento típico. Método: Trata-se de uma revisão integrativa com busca sistemática que teve como pergunta norteadora: “Crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista são mais sedentárias do que as crianças e adolescentes com desenvolvimento típico?”. As buscas foram realizadas nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde, Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem On-line, EMBASE e Cochrane Library. Resultados: Foram selecionados 10 artigos do idioma inglês. Notou-se que crianças e adolescentes com TEA passam um maior tempo em comportamento sedentário e crianças autistas mais novas são mais ativas fisicamente do que os adolescentes e crianças mais velhas. Conclusão: Crianças e adolescentes autistas geralmente são menos ativas fisicamente e passam mais tempo em atividades de tela se comparadas às crianças com desenvolvimento típico.

Biografia do Autor

Perla Silva Rodrigues, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Nutricionista. Mestra em Saúde e Sociedade pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró/RN, Brasil. ORCID: 0000-0002-1782-0596 Email: perlasilva@alu.uern.br

Maria Valéria Chaves de Lima, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza/CE, Brasil. ORCID: 0000-0002-9278-5612 Email: mariavaleria@alu.uern.br

Camila Fernandes Maia de Carvalho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Licenciada e Bacharel em Educação física. Mestra em Saúde e Sociedade pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró/RN, Brasil. ORCID: 0000-0002-4758-5785 Email: camiladecarvalho@alu.uern.br

Maria Nildenia de Oliveira Rocha, Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi)

Assistente Social pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI),                                             Aracati/CE, Brasil. ORCID: 0000-0002-6964-3042 Email: nildenia.rocha@hotmail.com

Adalberto Veronese da Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Licenciado e Bacharel em Educação física. Doutor em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró/RN, Brasil. ORCID: 0000-0001-6597-463X Email: adalbertoveronese@uern.br

Glêbia Alexa Cardoso , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Licenciada e Bacharel em Educação física. Doutora em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Docente do Programa de Pós-Graduação  em Saúde e Sociedade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró/RN, Brasil. ORCID: 0000-0003-4822-1673 Email: glebiacardoso@uern.br

Publicado

2024-06-08

Como Citar

Rodrigues, P. S., Lima, M. V. C. de, Carvalho, C. F. M. de, Rocha, M. N. de O., Costa, A. V. da ., & Cardoso , G. A. . (2024). Comportamento sedentário em crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista: Uma revisão integrativa. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, 12(1). https://doi.org/10.18554/refacs.v12i1.7529